“Eventos de cauda”: o que a Vaca Louca deixa de lição ao produtor rural?

Tempo de leitura: 4 minutos

A notícia do caso de Vaca Louca no Brasil – em um caso isolado no estado do Pará -, trouxe novamente um temor sobre as perspectivas de preço da arroba do boi gordo. Esse tipo de “evento de cauda” tem tirado o sono de muitos produtores ao redor do globo e principalmente no Brasil (grande produtor e exportador de commodities) nos últimos anos, adicionando volatilidade aos preços e incertezas.

São casos como a pandemia do Covid, a guerra na Ucrânia e o foco de Gripe Aviária na América do Sul que chamaram a atenção nos últimos anos e deixaram o mercado imprevisível a respeito da movimentação de seus preços. A Vaca Louca é mais uma dessas notícias que assustam repentinamente o mercado e mudam qualquer tipo de previsibilidade de preços e demandas.

E não é a última. As coisas podem até se acalmar, o mercado pode voltar ao normal e deixar um ar de “normalidade” – até que se ocorra a próxima incerteza, em um ciclo eterno de eventos que trazem incertezas para o produtor. A boa notícia é que dá para diminuir fortemente o impacto disso para você.

O que são “eventos de cauda”?

Entender o que são “eventos de cauda” e quais seus impactos é uma condição para prescrevermos. São eventos com baixíssima probabilidade de acontecerem, e, portanto, como não estão sendo previstos ou considerados pela maioria acabam sendo “desconsiderados” na formação de preço dos produtos e mercadorias.

Entretanto quando um evento desses acontece acabam gerando fortes impactos (muitas vezes negativos) e muita volatilidade, justamente por não terem sido previstos pelo mercado na formação de preço. Pior ainda, o impacto real desses eventos geralmente é completamente desconhecido assim que eles acontecem, e leva um tempo para o mercado precificar corretamente.

O caso da Vaca Louca no Pará, por exemplo, trouxe muita volatilidade e incertezas. Os preços no mercado reagiram abruptamente de forma negativa assim que o caso foi noticiado, muito por não saber que era apenas um caso isolado no Pará. Participantes do mercado recebem essa informação de maneira diferente, e acabam agindo de maneira diferente por conta disso.

Imagine o sentimento de um pecuarista que se programou para vender o seu plantel já em peso de abate nesse período e que acaba sendo pego com a “surpresa” do preço “afundar” tendo ainda a incerteza de escala por parte do frigorífico? Casos como esses são comuns nesse tipo de evento e podem gerar sérios prejuízos ao produtor, que precisa honrar com seus compromissos financeiros com custos, reposição, etc.

Ou seja: ser pego desprevenido em um “evento de cauda” pode trazer grandes perdas financeiras para o produtor rural. Felizmente, há uma forma de diminuir os possíveis impactos que um evento desses causa. E nós estamos aqui para te ajudar.

Como evitar problemas dos Evento de Cauda?

O que pouca gente sabe e utiliza são as ferramentas no mercado financeiro para se proteger desse tipo de evento, que estão disponíveis. Você pode fazer o seu “hedge”, a sua “proteção”, para garantir que notícias inesperadas como essas tenham o menor impacto possível, utilizando o mercado futuro da B3 e as opções sobre derivativos.

Essas ferramentas são uma espécie de “seguro” que garantem ao produtor o preço de venda da sua produção em quantidades e prazos pré-estabelecidos. Utilizando-as da maneira correta, o produtor garante a margem no seu ciclo produtivo e não se vê pego de surpresa com eventos de cauda sem uma proteção, garantindo ganhos. Mesmo nos piores eventos, o produtor vai ter seus preços respeitados e garantidos.

A tranquilidade e garantia de margem operacional são essenciais para o produtor se planejar, produzir e ampliar cada vez mais o seu negócio. O hedge é uma ferramenta essencial para profissionalizar ainda mais a gestão da sua produção, garantir que os resultados sejam constantes e evitar as possibilidades de prejuízo – mesmo que o pior evento de causa venha a ocorrer.

Mas como você pode realizar o seu hedge da melhor maneira possível? Afinal, embora seja uma possibilidade para todos os produtores rurais, não é exatamente fácil fazer esse tipo de operação sozinho. Existe uma série de cálculos a serem efeitos, para conseguir realizar a sua proteção da maneira mais efetiva possível.

Para isso, conte conosco da Terra Investimentos, uma das maiores e mais reconhecidas corretoras do Brasil no mercado Agro. Temos uma equipe dedicada para te ajudar com a melhor solução possível, buscando de maneira bastante eficiente. Contamos com especialistas nas principais mercadorias produzidas no território nacional e grande experiência para te ajudar a realizar seu hedge com sucesso na B3.

Com a nossa mesa de operações agro, a mais renomada do mercado, você pode proteger a sua proteção de uma forma que o pior evento de cauda possível não vai conseguir acabar com as suas margens. Tudo isso de maneira ágil e com bastante proximidade com o nosso cliente, para que ele possa se esforçar apenas em produzir, minimizando as dores de cabeça.

Afinal, não se engane, esses eventos de causa sempre ocorrem e vão continuar a acontecer. Você tem duas opções: ou você vai arriscar ter um prejuízo desnecessário quando o mercado reagir com pânico, como ele sempre reage ou você vai ficar tranquilo por ter preparado melhor para o próximo evento e garantido o seu lucro. O que você prefere?

Eu sei que eu prefiro o caminho da tranquilidade, garantindo meus lucros e meus ganhos. Abra sua conta e saiba mais clicando aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados