Confira recomendações e análises vigentes a partir de 21/05/2021

O Ibovespa na semana mostrou instabilidade, refletindo cautela por parte dos investidores com incertezas no ambiente político com a CPI da Covid, reformas tributária e administrativa, além dos desafios importantes no lado social e econômico, aguardando por mais vacinas e pela recuperação da economia brasileira.

O cenário nacional foi marcado pela CPI da Covid com depoimentos de Ernesto Araújo e Pazuello. Além disso, Bolsonaro fez críticas à CPI, além de defender e incentivar o uso de Cloroquina em sua live semanal, que contou também com apoio ao ministro Ricardo Salles, que segue sendo investigado por contrabando de madeiras nobres extraídas ilegalmente no Brasil.

Quanto às vacinas, a China informou que enviará IFA para a produção de 16,6 milhões de doses de vacinas, enquanto espera-se a chegada de 629 mil doses da Pfizer.

No cenário internacional, bolsas começaram a semana em baixa, aguardando pela divulgação das minutas do Fomc, que poderia trazer novidades sobre os estímulos da política monetária dos Estados Unidos. Os investidores estrangeiros continuam monitorando os sinais de recuperação das economias desenvolvidas e efeitos inflacionários sobre os preços das commodities agrícolas e metálicas.

Carteira Semanal

No acumulado dos últimos 12 meses, a Carteira Semanal Top 5 Terra apresenta valorização de 81,39% ante o Ibovespa com alta de 50,89%.

Para a próxima semana, nossa carteira segue sem alterações. Lembramos que as alterações somente são feitas quando a ação atinge preço alvo ou quando surgem outras oportunidades mais estratégicas.

Post_recomendação_Semanal_21_05.pngNotícias importantes da semana

  • Proporção de brasileiros que afirma ficar em casa ou sair apenas quando inevitável é de 30%, ante 72% há um ano.

  • Comissão do Ministério da Saúde contraindicou o uso da cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina no tratamento de pacientes hospitalizados com Covid-19.

  • Novos insumos da China (IFA) chegarão no dia 26 para a retomada da produção da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca.

  • CPI da Covid: Ernesto Araújo informou que entende que nenhuma das suas declarações foram “antichinesas” e sua pasta agia conforme coordenação do Ministério da saúde.

  • Com falta de doses, o número de brasileiros com a segunda dose atrasada triplicou em um mês e já chega a 5 milhões.

  • IBGE fala sobre necessidade urgente da recomposição do Orçamento de 2021 para realização da pesquisa do Censo de 2022.

  • MP da Eletrobrás foi aprovada. Senado terá que aprovar até dia 22 de junho para não perder o prazo. União irá emitir ações para reduzir sua participação de 61% para 45%.

  • Bolsonaro enviou ao Congresso dois projetos de lei para remanejar R$ 1,679 bilhão em recursos e recompor verbas que acabaram sendo sacrificadas nos cortes do Orçamento de 2021.

  • Ricardo Salles, Eduardo Fortunato Bim (presidente do Ibama) e a cúpula do órgão ambiental são investigados por suspeita de favorecimento do contrabando de produtos florestais no país desde 2012.

  • Chegaram ontem à noite mais 629 mil doses da Pfizer, totalizando 2,8 milhões de doses.

  • Em São Paulo, Dória anunciou imunização entre 55 e 59 anos a partir do dia 1/7, enquanto horário de restrição ficará menor a partir de 1/6.

  • Ponto principal da CPI são as cartas da Pfizer desde agosto sem resposta (Pazuello informou que respondeu todos os contatos).

  • Foi enviada MP ao Congresso para aumentar de 10% para 12,5% o limite de tolerância de peso permitido por eixo de caminhões acima de 50 toneladas. Para veículos abaixo disso, a margem seria extinta. Operadoras privadas de rodovias temem que isso irá degradar mais e mais rápido as vias.

Quer receber a Carteira em seu e-mail?

Para receber a carteira semanal e outras carteiras recomendadas em primeira mão, abra sua conta na Terra Investimentos sem nenhum custo. Para saber como funciona a Carteira Semanal, aqui neste link tem mais informações. Se tiver alguma dúvida, é só escrever nos comentários. Conte conosco!

#VamosJuntos

Disclaimer

  • Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.
  • A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos.
  • O investimento em ações não é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).


Graduado em Estatística pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Régis Chinchila é Analista de Investimentos da Terra desde 2015, sendo responsável por diversas Carteiras Recomendadas (entre elas, a famosa Carteira Semanal de Ações). Atua no mercado financeiro desde 2001 com experiência profissional em consultorias financeiras e corretoras de valores. Possui certificação CNPI desde 2005 pela APIMEC/CVM.

Comentários

Posts Relacionados

Terra Investimentos

Sobre a Terra Investimentos

Com duas décadas de história, a Terra Investimentos conquistou a liderança no mercado agro e expandiu sua atuação no mercado financeiro e de capitais.

Atuamos na intermediação, negociação, originação e distribuição de produtos de renda fixa, renda variável, títulos públicos e privados, fundos de investimentos, derivativos, serviços fiduciários, assessoria de investimento, câmbio, seguros e previdência, HFT (High Frequency Trading), entre outros voltados a pessoas físicas e clientes institucionais.