Sabe aquele dinheiro que reforça o caixa de tempos em tempos, que tanto pode servir para complementar o orçamento quanto para reinvestir? Se você está em busca de alternativas para obter uma renda passiva, pode conseguir isso com a carteira de dividendos da Terra Investimentos.
A legislação brasileira determina que as companhias destinem uma parte do lucro do exercício aos investidores. Uma das formas de se fazer isso é por meio da distribuição de dividendos – um tipo de provento, assim como os juros sobre capital próprio (JCP), bonificações e direito de subscrição.
Mas nem todas as empresas distribuem dividendos da mesma forma ou com a mesma periodicidade. Tudo vai depender dos resultados da companhia que, por sua vez, sofrem influência de variáveis como setor de atuação, necessidade de reinvestimento, consolidação no mercado, e assim por diante.
E como saber quais as melhores ações para receber dividendos?
Primeiramente, é preciso entender por que algumas empresas distribuem mais dividendos e de maneira mais frequente do que outras.
Normalmente, as que pagam dividendos com mais regularidade atuam em setores mais consolidados da economia, pois elas já não precisam fazer investimentos tão elevados ou frequentes na operação. Os exemplos mais comuns são infraestrutura, siderurgia, metalurgia, petróleo, energia elétrica, bancos e seguradoras.
De forma geral, as melhores pagadoras de dividendos são as blue chips da bolsa – empresas que já alcançaram a maturidade e estão consolidadas no mercado. Por sua vez, as small caps (embora muitas tenham grande potencial de valorização) ainda tem um longo caminho a percorrer em comparação às gigantes do pregão.
Para identificar quais são as empresas que mais pagam dividendos, existem indicadores e critérios que você pode avaliar, como os seguintes:
Dividend yield e payout
Os indicadores dividend yield (DY) e payout são expressos em percentual, e ajudam a entender como a empresa distribui os seus resultados, considerando aspectos distintos.
O dividend yield mostra a relação entre os dividendos pagos por uma ação e o seu preço atual na bolsa, a partir da fórmula:
Dividend yield (DY) = (dividendos pagos em 12 meses / preço do título) x 100
Por sua vez, o payout considera no cálculo o lucro líquido anual:
Payout = (dividendos totais / lucro líquido do exercício) x 100
Por exemplo, em determinado ano o payout de uma empresa foi de 15%. Isso significa que, no período, ela distribuiu 15% de seu lucro aos acionistas.
Ações ordinárias x ações preferenciais
Os tipos de ações também determinam a forma de recebimento de dividendos.
As ações preferenciais (PN) são as mais indicadas para quem busca renda passiva com investimentos, pois elas garantem a preferência no recebimento de proventos em relação às ações ordinárias (ON). Além disso, a lei determina que as ações PN paguem dividendos, no mínimo, 10% acima dos pagos pelas ON.
O ticker das ações PN leva o dígito 4 depois das quatro letras que representam a empresa. Por exemplo, a BBAS4 é a ação preferencial do Banco do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
Como investir em ações: confira o guia completo
MRP: o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos da bolsa
Como saber se uma ação está cara ou barata?
Indicadores financeiros: conheça alguns dos mais importantes
Calendário de dividendos
É importante acompanhar as datas de pagamentos de proventos das empresas, pois nem todas costumam distribuir dividendos com a mesma frequência e ao mesmo tempo. Essa informação consta no site das companhias, na área de Relações com Investidores (RI), assim como várias outras relevantes para o mercado – como os resultados das temporadas de balanços, por exemplo.
Projetos de investimento
Outro fator que pode impactar a distribuição de dividendos é a realização de algum investimento relevante.
Pode ser que, em determinado exercício, a companhia distribua menos proventos por ter realizado alguma obra de expansão ou investimento em novos produtos, por exemplo. Por isso, é importante acompanhar as notícias, para entender a disponibilidade de caixa da empresa.
Como funciona a carteira de dividendos da Terra Investimentos?
Para montar uma boa carteira de dividendos, é importante observar todas as variáveis que vimos anteriormente. Porém, nem todas as pessoas têm tempo ou conhecimento suficiente para avaliar indicadores financeiros e acompanhar adequadamente o mercado.
É justamente para facilitar a vida do investidor que a Terra disponibiliza seis tipos de carteiras recomendadas. Entre elas, está a carteira de dividendos, uma seleção das cinco melhores ações para quem deseja receber proventos e também busca valorização ao longo do tempo.
Essa uma das formas mais práticas de investir, pois você conta com a expertise e a recomendação de especialistas que acompanham constantemente o mercado. Ou seja, você não precisa se preocupar em descobrir sozinho quais são as melhores ações para receber dividendos. Nossos analistas fazem projeções e identificam os investimentos mais promissores do mês para você.
Divulgada sempre no 1º dia útil do mês, ela é composta por ações de empresas que têm boa geração de caixa, governança corporativa consistente elevado dividend yield.
Como investir nas carteiras recomendadas da Terra?
É muito simples!
Após abrir sua conta gratuitamente na Terra Investimentos e transferir recursos da sua conta corrente no banco para sua conta na Terra, você pode investir na carteira dividendos (ou qualquer outra) em um clique.
Ao se tornar cliente, você recebe mensalmente as carteiras recomendadas e relatórios preparados pela nossa equipe de analistas com as melhores oportunidades diretamente em seu e-mail.
Além de ter acesso a este conteúdo de valor, você também contará com a proximidade da assessoria para lhe orientar em toda sua jornada no mundo dos investimentos.