Como investir para o longo prazo com a Carteira de Dividendos

Tempo de leitura: 5 minutos

Como investir para o longo prazo com a Carteira de Dividendos

Já pensou em investir em ações de empresas que pagam dividendos regularmente ao acionista? Conheça a Carteira de Dividendos da Terra!

Entre as diversas estratégias de investimento, uma das mais procuradas é a de recebimento de dividendos, ou seja, o pagamento em dinheiro na conta do investidor.

Também chamados de “proventos”, os dividendos são uma fonte de renda extra, podendo ser utilizados como complemento do salário ou como valor para reinvestimento.

Mas afinal, o que são dividendos?

  • Ao comprar ações, você se torna acionista da empresa e passa a receber uma parte dos lucros, os dividendos.
  • A distribuição dos dividendos pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.
  • No Brasil, normalmente as empresas distribuem um mínimo de 25% dos lucros aos acionistas na forma de dividendos proporcionais à participação societária de cada um. De toda forma, a Lei das S.As (artigo 202 da Lei 6.404/76) determina que o estatuto social da empresa é soberano para definir o percentual, indicando a porcentagem de lucro a ser destinada ao dividendo obrigatório.
  • As empresas também costumam remunerar seus acionistas com os chamados “juros sobre o capital próprio”.
  • Desta forma, além do rendimento da própria carteira, o investidor ganha com a distribuição de dividendos decorrentes do resultado da empresa.
  • Ao reaplicar os lucros obtidos, o investidor não precisa se descapitalizar, podendo criar um ciclo de investimentos e de crescimento constante.

Carteira Recomendada de Dividendos da Terra

Entre nossas diversas carteiras, a Terra Investimentos disponibiliza a Carteira de Dividendos, uma seleção das 5 ações melhores ações para quem busca valorização no longo prazo, mas deseja receber dividendos mensais e/ou trimestrais ao longo da jornada do investimento.

É uma das formas mais práticas de investir, pois você conta com a expertise e a recomendação dos especialistas que acompanham o mercado 24 horas, 7 dias por semana.

Isto significa que você não precisa se preocupar em descobrir sozinho quais são as ações pagadoras de dividendos mais indicadas. Nossos analistas fazem projeções e identificam os investimentos mais promissores do mês para você.

Divulgada sempre no 1º dia útil do mês, ela é composta por ações de empresas que têm boa geração de caixa, elevada governança corporativa e alta taxa de pagamento sobre o lucro líquido (o chamado “dividend yield”).

“A Carteira de Dividendos é indicada para perfis arrojados do tipo ‘buy and hold’ (“compra e segura”), isto é, pessoas que preferem “carregar” o investimento para o longo prazo, como por exemplo quem investe pensando na aposentadoria”, explica Heloïse Sanchez.Analistas de Investimentos
Régis Chinchila, analista de investimentos da Terra, complementa: “esta carteira reúne ações de empresas com sólido balanço financeiro (por exemplo, grandes bancos), perspectiva de lucro acima da média do mercado (no longo prazo), além de histórico de ‘boa pagadora de dividendos’ a seus acionistas.”

Como investir na Carteira Recomendada de Dividendos da Terra?

É simples!

Após abrir sua conta gratuitamente na Terra Investimentos e transferir recursos da sua conta corrente no banco para sua conta na Terra, você pode investir na Carteira Recomendada de Dividendos em um clique.

Mas atenção: por serem investimentos em renda variável, esta Carteira é indicada apenas para quem tem perfil arrojado.

Se você não conhece seu perfil de investidor (o chamado “suitability”), não se preocupe! Ao fazer seu cadastro, você responde um questionário online rápido e logo conhece seu perfil e os tipos de investimentos que pode fazer.

Como atualizar a Carteira de Dividendos quando ela é alterada?

Basta escolher a forma que você mais gosta. Para cada tipo de investidor, há uma Terra pra você!

  • Assessor de investimentos
    Para quem prefere contar com um especialista na hora de fazer a compra e a venda dos ativos, basta solicitar a atualização da Carteira Recomendada através da Mesa de Operações – seja por telefone, e-mail, whatsapp ou chat. Em poucos minutos, o assessor executa a ordem e o investidor não precisa se preocupar com nada mais.Vale destacar que a Carteira Recomendada é uma sugestão de alocação e, neste caso, o investidor tem liberdade de escolha: é ele quem decide se deseja vender, comprar ou manter os ativos.
  • Plataformas de investimentos
    Esta é a opção para quem prefere fazer tudo sozinho e opera via autoatendimento. Neste caso, o próprio investidor entra no Home Broker ou em outra plataforma de negociação, fazendo a compra e venda dos ativos.
  • Automatização das Carteiras – em breve!
    A Terra Investimentos acaba de lançar esta novidade para quem deseja investir nas Carteiras Recomendadas de forma ainda mais fácil. A solução automatiza a gestão da Carteira Recomendada e o investidor não precisa se preocupar com nada, literalmente!Por enquanto, já é possível investir de forma automatizada na Carteira Semanal de Ações e na Carteira Mensal de Ações. Em breve, todas as demais Carteiras Recomendadas (inclusive a de Dividendos) poderão ser contratadas desta forma também.Neste caso, a compra e a venda das ações acontece automaticamente no exato momento em que nosso time de Análise identifica as oportunidades. A grande vantagem é o tempo: no mercado financeiro, cada milissegundo faz a diferença para seu bolso.

    Além de operar com muito mais assertividade no quesito “tempo”, neste caso, o investidor elimina o fator “emocional” dos investimentos, algo que pode eventualmente prejudicá-lo.

    Outra grande vantagem da automatização das Carteiras Recomendadas é a facilidade: você não precisará mais entrar em contato com a Mesa de Operações para fechar o investimento.

    E sabe o melhor? Toda esta praticidade é 100% gratuita!

shutterstock_1479116129

Quer receber a Carteira de Dividendos em seu e-mail?

É simples!

Basta abrir sua conta na Terra em poucos instantes e sem nenhum custo, é 100% gratuito!

Ao tornar-se cliente, você recebe mensalmente a Carteira Recomendada de Dividendos + relatório preparado pela nossa equipe de Análise com as melhores oportunidades diretamente em seu e-mail.

Além de ter acesso a este conteúdo de valor, você também contará com a proximidade da assessoria para te orientar em toda sua jornada no mundo dos investimentos.

Tem dúvidas e precisa de ajuda? 

É só enviar seus dados no formulário a seguir e um especialista de nossa equipe entrará em contato com você para esclarecer todas as suas dúvidas!



#VamosJuntos

Aleksandra Zakartchouk_FotoAleksandra Zakartchouk é Especialista de Comunicação e Conteúdo da Terra Investimentos desde 2018. É apaixonada por storytelling e pelo ofício de escrever e criar experiências. Já trabalhou na Bolsa e em outras empresas do mercado de capitais, tendo ampla experiência em iniciativas de educação financeira. Produz conteúdo para ajudar as pessoas a ingressarem no mundo dos investimentos para que, através dele, conquistem seus objetivos!


Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados