Carteira semanal da Terra goleia Ibovespa: 7 a 2!

Tempo de leitura: 3 minutos

bola-de-futebol

O Ibovespa teve forte alta de 2,65% na semana passada, sendo goleado pela carteira da Terra, que subiu 6,97% no mesmo período. Tivemos um forte desempenho de duas ações, que com mais de 10% de ganhos cada – mas todas as cinco bateram o Ibovespa.

Os investidores ficaram otimistas com mercado interno e tensões geopolíticas diminuírem no pacífico após estresse momentâneo. O Copom decidiu por aumentar a taxa básica de juros brasileira, mas os comentários “dovish” após definição tracionaram o mercado em alta expressiva na semana, promovendo recuperação parcial de grandes empresas dos setores cíclicos. Mantendo o foco no noticiário local, mercado absorve impacto de viagem de Presidente da Câmara dos EUA a Taiwan que desagradou a China, desde 1997 uma autoridade de alto escalão não visitava a ilha que é considerada parte do território chinês por Pequim.

ENTRE NOS NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP!

Cenário Brasileiro

Todas as atenções do mercado se voltaram para a decisão do Copom, que definiu por aumento em 50 pontos-base na taxa básica de juros, levando-a para 13,75% ao ano. O mercado já esperava que esse fosse o último incremento no ano, mas comunicado do Comitê indicando apenas um próximo “ajuste residual” e foco em um horizonte maior, animou o mercado sobre o fim do ciclo de alta, tornando o cenário pró-crescimento e favorecendo ativos de risco como a bolsa de valores.

Cenário Internacional

A decisão tomada por Nancy Pelosi, Presidente da Câmara dos EUA, de viajar a Taiwan para apoiá-los como democracia gerou reações enfurecidas do governo de Pequim, que não reconhece o país como independente e sim um estado rebelde integrante da nação. A expectativa de uma resposta militar por parte da China gerou um impacto danoso nos índices globais, apenas contido após a representante americana embarcar a caminho dos EUA.

Na Carteira Semanal Top 5 realizamos duas alterações, saindo BR Foods (BRFS3) e Cosan (CSAN3) após bom desempenho e iniciando a recomendação de compra em Tim (TIMS3) e Assaí (ASAI3).

Em 12 Meses, a Carteira apresenta uma valorização de +12,12% ante o Ibovespa com baixa de – 13,06%.

Confira o que foi Manchete na semana

Internacional

– Por meio do Twitter, Governador de Nova York, anuncia que está declarando estado de emergência após 1383 casos confirmados.

– No centro da política internacional, mercados asiáticos sofrem com receio de investidores sobre possível conflito no continente. Principais baixas são vistas nos índices de Xangai, Shenzhen e Hong Kong, todos recuando mais de 2%.

– Índices americanos zeram perdas e passam a subir após comitiva americana, com Presidente da Câmara Nancy Pelosi, chegar em Taiwan.

– China classifica viagem de Pelosi a Taiwan como provocação política e diz que “princípio de uma China só” foi quebrado por parte dos EUA.

– Dados do Payroll da economia americana surpreendem e EUA criam 528 mil empregos em julho, mais que o dobro do projetado (250 mil).

Nacional

– Projeção de inflação pelo Focus cai pela quinta semana consecutiva e vai a 7,15%, PIB sobe a 1,97% e Selic se mantém em 13,75%.

– Presidente Bolsonaro diz que uma nova PEC seria necessária para manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600. Mas assegura que trânsito deve ser tranquilo devido arrecadação recorde.

– Para o ano que vem, Bolsonaro promete mais desonerações e diz que governo “arrecadou demais”. Além disso, afirmou que uma revisão para tabela do IR está programada.

– COPOM decide por aumentar taxa Selic em 0,50%, levando-a para 13,75% ao ano. BC foca em inflação de 2024 e não deixa claro se este é o fim do ciclo de alta.

– Bolsonaro sanciona lei que possibilita empréstimo consignado a partir do Auxílio Brasil.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados