Carteira Semanal Top5+ Terra: 13 a 20 de maio

Tempo de leitura: 2 minutos

mão apontando para gráfico
mão apontando para gráfico

Veja o resumo com tudo de mais relevante no mercado que tem impacto direto na Carteira Recomendada Semanal.

O mercado de ações teve uma semana de volatilidade, encerrando os balanços corporativos do primeiro trimestre de 2022. Destaque para os indicadores de inflação nos EUA, Brasil, Alemanha entre outros, que voltaram a movimentar as apostas de elevação na taxa de juros para controle da inflação global.

Além disso, investidores seguem monitorando a guerra na Ucrânia e seus reflexos econômicos, principalmente no campo das commodities, com líderes das potências europeias avaliando fornecedores alternativos de gás.  Outro ponto em evidência são as notícias de avanço ao combate da Covid na China.

Cenário brasileiro

Destaque para a troca de comando do Ministério de Energia que foi bem recebida pelo mercado. Adolfo Sachsida, que substituiu Bento Albuquerque, é visto como alinhado com Paulo Guedes, favorável à atual política de preços e chega pedindo estudos sobre a privatização da Petrobras.

Na agenda, tivemos surpresas positivas nos indicadores de atividade como Vendas no Varejo e Volume de Serviços. O IPCA mostrou desaceleração em abril, resultado de um grande alívio nos preços administrados, em função da desaceleração dos preços de combustíveis e, principalmente, da queda dos preços de energia elétrica que se seguiu à decisão da ANEEL de mudar a bandeira tarifária para “verde”.

Cenário internacional

CPI e PPI, índices de inflação ao consumidor e produtor nos EUA, respectivamente, mostraram alta da inflação e reforçaram a expectativa dos investidores para uma política monetária contracionista do FED. Powell voltou a afirmar que não está “considerando ativamente” um aumento de 0,75pp da taxa de juros, ou seja, seguimos com 0,50pp. Enquanto na Europa os líderes do BCE reforçaram a visão de aumento de juros no terceiro trimestre de 2022.

Sem novidades na guerra na Ucrânia, com pouca evolução na aproximação entre Putin e Zelensky. Enquanto na China, as restrições para combate à Covid continuam, com algumas cidades como Xangai prometendo um relaxamento para próxima semana.

Carteira Semanal

Em 12 Meses, a Carteira Semanal apresenta uma valorização de 14,92% ante o Ibovespa com baixa de -11,71%.

informações carteira semanal

Confira mais algumas notícias importantes da semana:

  • Governo estuda fórmula para mitigar impacto da alta preço do Diesel. Sem plano para aumentar gasolina, no momento.
  • Ata do COPOM: Sem alterações no tom e mantendo a sinalização. O COPOM repete sua sinalização de mais um aumento de menor magnitude na reunião de junho.
  • Vendas no varejo ampliado subiram 0,7% m/m (+4,5% a/a) em março, bem acima da mediana das expectativas do mercado (+2,4% a/a).
  • O IBGE informou que em março o volume de serviços subiu 1,7% na margem e 11,4% na comparação com março de 2021. O resultado superou com folga a expectativa mediana do mercado (+0,8% m/m e 8,5% a/a).
  • Bolsonaro sugere “trocar mais pessoas” na Petrobras. Caminho para reduzir combustíveis via Cade é provavelmente longo.

 

Graduado em Estatística pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Régis Chinchila é Analista de Investimentos da Terra desde 2015, sendo responsável por diversas Carteiras Recomendadas (entre elas, a famosa Carteira Semanal de Ações). Atua no mercado financeiro desde 2001 com experiência profissional em consultorias financeiras e corretoras de valores. Possui certificação CNPI desde 2005 pela APIMEC/CVM.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados