Sabia que é possível investir em imóveis de forma fácil e sem precisar de muito dinheiro? Entenda neste post as vantagens do Fundo de Investimento Imobiliário, também conhecido como FII.

Os FIIs são carteiras com ativos do setor imobiliário, ou seja, você investe em empreendimentos como escritórios corporativos, hotéis, hospitais, shopping centers, entre outros imóveis comerciais e residenciais, urbanos e rurais, construídos ou em construção.

Com a queda da taxa de juros, muitos investidores tendem a buscar rentabilidade mais expressiva na renda variável. Neste sentido, os Fundos de Investimento Imobiliário representam uma alternativa muito interessante. 

Vamos conhecer mais sobre os FIIs a seguir!

Investimentos em prédios comerciais

10 vantagens de investir nos FIIs

  1. Facilidade: você pode investir no mercado imobiliário sem ter que comprar um imóvel.

  2. Acessível: não é preciso investir altas quantias, pois é possível adquirir cotas de forma fracionada, favorecendo a entrada de pequenos investidores. Tais cotas podem ser compradas ou vendidas na Bolsa de Valores com transparência, agilidade e pelo melhor preço no momento.

  3. Sem stress: você obtém os benefícios de um imóvel fixo, mas sem preocupações com escritura, Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), registro, comissão de imobiliária, manutenção do imóvel, inquilino, renovação de contratos, entre outras despesas e impostos.

  4. Liquidez: caso deseje resgatar o investimento, você pode vender suas cotas (a liquidação acontece em D+2), diferentemente de um imóvel, o qual não pode ser comprado ou vendido de um dia para outro.

  5. Isenção de IR: os FIIs contam com benefício fiscal. Não há IR sobre o rendimento do fundo para cotistas pessoas físicas na maior parte dos casos.

  6. Renda Extra: além da valorização das cotas, a maioria dos FIIs distribui as receitas geradas periodicamente, ou seja, o investidor recebe uma espécie de “aluguel”, sendo interessante para quem deseja incrementar a receita mensal ou viver de renda.

  7. Aposentadoria: é uma alternativa interessante para quem deseja viver de renda ou planejar a aposentadoria.

  8. Diversificação: é possível compor uma carteira com cotas de vários tipos de empreendimentos (por exemplo, shopping centers, hotéis, residências, etc).

  9. Gestão Especializada: todos os assuntos administrativos do imóvel são gerenciados pelos profissionais responsáveis pelo fundo.

  10. Proteção ao Investidor: os FIIs oferecem segurança jurídica ao investidor. Criados nos anos 90 pela Lei Federal 8.668, estes fundos são regulamentados e fiscalizados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Isto significa que as gestoras de FIIs somente podem atuar com a autorização da CVM.

Investimento em shopping center

Como o FII funciona

  1. O FII é um investimento coletivo em ativos do mercado imobiliário.
  2. O fundo é criado e administrado por uma instituição financeira.
  3. O administrador capta recursos junto aos investidores com a venda de cotas.
  4. Cada investidor se torna um tipo de “condômino”, sendo remunerado de forma proporcional à fração que detém.
  5. Os recursos são aplicados na aquisição de imóveis ou em investimentos no mercado financeiro e de capitais.
  6. Com a aquisição dos imóveis, o fundo obtém renda com sua locação, venda ou arrendamento.
  7. Caso aplique em títulos e valores mobiliários, a renda virá dos rendimentos distribuídos por esses ativos ou pelo ganho de capital na hora da venda.
  8. Os rendimentos do FII são distribuídos periodicamente aos seus cotistas.

Como investir em FIIs?

Conforme falamos, os FIIs são negociados na Bolsa de Valores de forma similar à compra de ações.

Para fazer o investimento, você deve abrir sua conta em uma corretora de valores e acessar a plataforma de negociação online (chamada "home broker") para comprar as cotas do fundo desejado.

Riscos dos FIIs

Como todo investimento, os FIIs também apresentam riscos e estão sujeitos a riscos de mercado.

Em outras palavras, isto significa riscos de natureza política, econômica e financeira (incluindo variações nas taxas de juros, desvalorização cambial, mudanças legislativas, etc), riscos imobiliários (taxa de ocupação dos imóveis, desvalorização, regulamentação do setor, atrasos na realização de obras, etc), risco de liquidez, entre outros.  

Invista com quem entende

Por fim, vamos a uma orientação importante. Contar com uma assessoria especializada fará a diferença para esclarecer suas dúvidas e entender as vantagens e desvantagens de cada tipo de investimento.

Desta forma, pesando todos os prós e contras com a ajuda de um profissional especializado, você poderá tomar as melhores decisões para seu dinheiro render mais.

Agora que você já sabe o que são os FIIs, abra sua conta sem custo na Terra Investimentos para receber mensalmente a Carteira Recomendada de FIIs e o relatório com as melhores oportunidades diretamente em seu e-mail.

Vamos juntos! 

Saiba Mais

>> Veja o e-book "Guia CVM do investidor: Fundos de Investimento Imobiliário"

>> Conheça o site Clube FII 

Comentários

Posts Relacionados

Terra Investimentos

Sobre a Terra Investimentos

Com duas décadas de história, a Terra Investimentos conquistou a liderança no mercado agro e expandiu sua atuação no mercado financeiro e de capitais.

Atuamos na intermediação, negociação, originação e distribuição de produtos de renda fixa, renda variável, títulos públicos e privados, fundos de investimentos, derivativos, serviços fiduciários, assessoria de investimento, câmbio, seguros e previdência, HFT (High Frequency Trading), entre outros voltados a pessoas físicas e clientes institucionais.