Como funciona o mercado de ações e Carteiras Recomendadas

Tempo de leitura: 4 minutos

como-investir-carteira-de-acoes-terra-investimentos copiar

O mercado financeiro brasileiro é um dos maiores e mais importantes do mundo. Com a queda da taxa de juros e o desempenho da Bolsa em destaque, cresce o interesse da pessoa física pelas ações. E junto com ele surgem também dúvidas de como começar a investir e como funciona o mercado de ações.

Se este é seu caso, vamos mostrar uma forma simples de dar os primeiros passos em renda variável através das Carteiras Recomendadas, uma seleção de ações feita por especialistas, os chamados analistas de mercado”.

Quando você se torna cliente de uma corretora e segue as recomendações dos “analistas da casa”, fica mais fácil diversificar e compor sua carteira de investimentos. Fazendo isto, você não precisa se preocupar em ter que descobrir sozinho os melhores ativos para investir, pois você segue as orientações de profissionais capacitados e focados nisto.

Cada corretora tem sua metodologia para calcular as ações com maior potencial de valorização, por isto é muito importante contar com uma corretora que você confia e se identifica.

Mas antes de entrarmos em detalhes sobre as carteiras, vale apenas lembrar de algumas questões básicas importantes para quem deseja começar a investir em ações.

No Brasil, empresas de variados setores têm suas ações negociadas na Bolsa (B3 – Brasil, Bolsa, Balcão). Isto permite ao investidor escolher setores da economia que terão bom desempenho e evitar os que enfrentam cenário desfavorável.

A dinâmica do mercado funciona basicamente assim:
  • Quando a empresa apresenta bom resultado, os lucros são distribuídos entre os acionistas.
  • Quando os lucros superam as expectativas, a cotação da ação também se valoriza e o investidor pode ter ganhos maiores.
  • Entretanto, caso aconteça o contrário, o investidor pode ter lucros menores ou perdas.
  • Em outras palavras: se a empresa for bem-sucedida, o sócio será bem-sucedido na proporção de sua participação.
  • Em caso de insucesso, a participação obedecerá a mesma proporção pré-determinada.

Esta animação ajudará você a entender melhor como funciona o mercado de ações:

Carteiras Semanal e Mensal da Terra Investimentos

Na Terra Investimentos, é possível investir em ações por meio das Carteiras Recomendadas, sendo as mais conhecidas a Carteira Semanal e a Carteira Mensal. Ambas têm como objetivo superar a rentabilidade do benchmark Ibovespa, mas a Semanal tem foco no curto prazo e a segunda, no médio prazo.

A seleção dos ativos não é uma escolha aleatória ou baseada em achismo. Existem critérios técnicos para compor nossa Carteira:

  • Conceito Fundamentalista: avalia se a empresa é sólida e promissora por meio de análise do balanço, indicadores de desempenho, potencial futuro, nível de endividamento, entre outras informações. A ideia é mensurar se o ativo tem fundamento para atingir a cotação.

  • Conceito Gráfico: avalia o timing, ou seja, identifica se é uma boa hora para comprar a ação.
Através destas análises, os especialistas identificam diferenciais e definem preço-alvo para os investidores, mostrando a oportunidade inicial e o potencial de geração de valor das ações. Quando a ação atinge o objetivo, é hora de vendê-la, assim busca-se trocar um ativo por outro.
 

Para compreender melhor estes critérios, é importante ver o relatório exclusivo para clientes, no qual o analista de mercado avalia cada ativo em termos de fundamentos, riscos, driver e análise técnica.

Principais dúvidas sobre como funciona o mercado de ações

As recomendações das Carteiras são de compra ou venda de ações?
São recomendações de compra.

Preciso vender os ativos quando a Carteira nova é divulgada?
Na Terra Investimentos, a ideia não é sempre ficar trocando os ativos. Embora a recomendação seja para o período semanal ou mensal, isto não quer dizer que as ações devem ser vendidas ao final do período. O investidor deve manter as ações até o preço-alvo definido por nossos analistas ser atingido ou até quando surgir alguma outra oportunidade melhor para troca estratégica. Também vale destacar que as Carteiras trazem recomendações, mas é o investidor quem decide se deseja vender ou manter os ativos.

Quando a ação cai devo vendê-la?
É importante lembrar que ações se enquadram na categoria “renda variável”, portanto é natural acontecer variações para cima ou para baixo, de acordo com os movimentos do mercado. Uma eventual desvalorização momentânea da ação nem sempre significa que a empresa deixou de ser um bom investimento. Neste caso, às vezes o preço pode cair antes de entregar o resultado, então a recomendação é manter o ativo e esperar ele atingir o preço-alvo.

Por fim, não esqueça de focar em sua estratégia – seja por fundamento, seja por análise gráfica ou ambos. Muitas vezes, é preciso aguardar o mercado melhorar para vender um ativo.  Afinal, vender na baixa (qualquer coisa) é mau negócio.

Quais são os critérios para mudar a composição das Carteiras da Terra Investimentos?

A mudança nas carteiras acontece em duas circunstâncias:

  • Quando o ativo atinge o preço-alvo (bate o valor considerado ideal pelo analista) – neste caso, a recomendação é que o investidor venda a ação na alta.
  • Se o fundamento da empresa mudar – neste caso, a recomendação é vender a ação e comprar a nova indicação do analista.

Qual a melhor forma de acompanhar as Carteiras da Terra Investimentos?

Para acompanhar de perto, vale abrir a conta na Terra Investimentos sem nenhum custo. O cliente sempre recebe com exclusividade relatórios que explicam de forma clara os critérios de escolha das ações que compõe as Carteiras. Além disto, o cliente também é avisado em primeiríssima mão quando há mudanças nas recomendações de um ativo por outra oportunidade.

É fácil abrir uma conta na Terra Investimentos?

Sim. Para receber em primeira mão nossas Carteiras Recomendadas e relatórios, é só abrir sua conta em poucos minutos e sem nenhum custo. Baixe o app Terra Investimentos ou clique aqui para fazer seu cadastro em poucos instantes.

Quer saber mais sobre as carteiras Semanal e Mensal?


Confira a palestra que a Terra Investimentos realizou na Bolsa de Valores (B3) durante a Semana Mundial do Investidor 2019.


Tem dúvidas e precisa de ajuda?

É só enviar seus dados no formulário a seguir e um especialista de nossa equipe entrará em contato com você para esclarecer todas as suas dúvidas! 



 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados