Em qual renda fixa investir após queda de juros?

Tempo de leitura: 2 minutos

Imagem mostra reais em alusão aos juros semestrais do Tesouro Direto
Imagem mostra reais em alusão aos juros semestrais do Tesouro Direto

Na quarta-feira, dia 2 de agosto, o Banco Central do Brasil deu início a um aguardado ciclo de redução da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia, ao reduzir a taxa em 0,5 ponto percentual, de 13,75% para 13,25%. Esta decisão marca o começo de uma tendência de queda que, segundo as expectativas do mercado, deve continuar ao longo dos próximos anos, acompanhada de uma inflação baixa e estável.

A Selic é um dos principais indicadores observados pelos investidores, pois influencia diretamente a rentabilidade dos investimentos, sobretudo os de renda fixa. Uma mudança na taxa de juros pode impactar a decisão de investir em títulos pré-fixados, pós-fixados ou atrelados à inflação, por exemplo, sendo, portanto, fundamental para a estratégia de investimentos e para a gestão do portfólio. Em qual renda fixa investir após a queda de juros? Tudo isso depende do que você espera para um futuro próximo.

Renda Fixa Pré-Fixada

Se há expectativa de que a Selic continue caindo, então esse é um bom momento para investir em títulos de renda fixa pré-fixados, antes das próximas reuniões do Copom. Ao travar uma taxa de juros agora, você pode garantir um rendimento maior do que poderia obter em títulos emitidos futuramente, quando a taxa de juros pode ser menor. No entanto, esteja ciente de que se as taxas de juros aumentarem inesperadamente, os títulos pré-fixados podem perder valor de mercado.

Renda Fixa Pós-Fixada

Em um cenário de queda da Selic, os investimentos pós-fixados tendem a ter uma rentabilidade menor, pois seu rendimento está atrelado à taxa básica de juros. Nesse caso, pode ser mais interessante buscar outras opções.

Renda Fixa Híbrida (IPCA + Taxa)

Se você acredita que a inflação possa acelerar, mesmo que o relatório Focus indique expectativas de inflação em queda, pode ser interessante considerar títulos atrelados à inflação. Esses títulos garantem um retorno real acima da inflação, protegendo seu poder de compra no caso de um aumento inesperado da inflação. No entanto, se a inflação continuar baixa, o rendimento desses títulos pode ser menor do que o de outras opções de renda fixa.

Lembre-se, cada tipo de investimento tem seus próprios riscos e benefícios, e a melhor escolha depende de sua situação financeira individual, seus objetivos de investimento e sua tolerância ao risco. A diversificação é uma parte importante da gestão de riscos, portanto, considere uma variedade de diferentes tipos de investimentos em sua carteira.

Consulte um dos nossos assessores de investimento para obter conselhos personalizados para a sua situação – entre em contato!

ACESSE NOSSA PLANILHA DE TÍTULOS DE RENDA FIXA


Convidamos você a baixar nosso exclusivo “Guia de Renda Fixa”, uma planilha completa que reúne todos os CDBs, LCIs, LCAs e LFs disponíveis no mercado, abrangendo uma variedade de estratégias de investimento, incluindo pré-fixado, pós-fixado e híbrido.

Essa ferramenta valiosa ajudará você a entender e comparar as diferentes opções de investimento em renda fixa, permitindo que faça escolhas mais informadas e alinhadas aos seus objetivos financeiros. Não perca esta oportunidade de aprimorar suas habilidades de investimento e expandir seu conhecimento em renda fixa. Baixe nosso “Guia de Renda Fixa” agora mesmo!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados