CRI e CRA: saiba mais sobre a renda fixa sem Imposto de Renda

Tempo de leitura: 5 minutos

Imagem mostra recebíveis que dão lastro a CRI e CRA
Imagem mostra recebíveis que dão lastro a CRI e CRA

No mundo da renda fixa, existem alternativas que podem aumentar as possibilidades de ganho pelo fato de serem isentas de Imposto de Renda. Entre elas, estão CRI e CRA, os Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio, muito procurados por quem tem um perfil mais arrojado e que deseja diversificação no longo prazo.

Neste conteúdo, explicaremos o que são esses títulos, como funcionam e o que é preciso analisar na hora de investir. Portanto, se você está em busca de alternativas para diversificar o seu patrimônio, continue a leitura e entenda se CRIs e CRAs fazem sentido para sua estratégia de investimento.

O que são CRI e CRA?

CRI e CRA são títulos de renda fixa estratégicos para o desenvolvimento de dois segmentos muito importantes da economia: o mercado imobiliário e o agronegócio. Na prática, ambos os títulos funcionam da mesma maneira para o investidor. Porém, a diferença entre eles está no tipo de lastro do investimento, conforme veremos a seguir.

O que é um CRI?

O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é um título que se destina ao financiamento das transações do mercado imobiliário, assim como as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs). No entanto, diferentemente da LCI, o CRI não é emitido por uma instituição financeira, e sim por uma companhia securitizadora.

Por exemplo, imagine que você adquiriu um imóvel na planta e pagará a construtora em 20 anos. Assim como você, várias outras pessoas também fizeram esse financiamento, e em prazos igualmente longos. Ou seja, a construtora possui diversos créditos a receber no longo prazo, mas precisa de recursos para concluir a obra e iniciar outros empreendimentos.

Nesse caso, uma alternativa para que ela possa financiar os novos projetos é emitir CRIs, para vender os seus recebíveis a terceiros. Dessa forma, ela consegue antecipar o que receberia em 10, 20 ou 30 anos, e pode dar andamento às novas obras.

Para formalizar essa antecipação, a construtora precisa contratar uma companhia securitizadora, ou seja, uma empresa que converte os recebíveis em títulos para negociação. Essa securitizadora será responsável por colocar esses papéis à venda para investidores interessados e acompanhar todo o processo.

Basicamente, ao adquirir um CRI, é como se o investidor estivesse ajudando a financiar o imóvel que já foi vendido e que ainda está em construção. Em troca disso, receberá juros pelo prazo em que o dinheiro estiver investido, de acordo com a remuneração prevista pelo título.

O que é um CRA?

No Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), a lógica é a mesma do CRI. Porém, nesse caso, os recebíveis que dão lastro ao investimento vêm de operações ligadas ao setor do agronegócio. Os investimentos em maquinários, a industrialização de produtos agrícolas e o aumento da comercialização desses produtos são alguns exemplos de operações que podem dar lastro aos CRAs.

Como funcionam o CRI e CRA?

Como vimos, ambos são títulos de renda fixa que financiam os setores imobiliário e do agronegócio. Porém é necessário conhecermos outras características desses investimentos, como as que veremos a seguir.

Rentabilidade

Da mesma forma que outros títulos de renda fixa, os CRIs e CRAs oferecem três tipos de remuneração aos investidores:

  • – Prefixada: nesse formato, a taxa é determinada no momento da aplicação. Ou seja, ao adquirir os papéis o investidor já sabe quanto irá ganhar no vencimento.
  • Pós-fixada: aqui a rentabilidade é atrelada a algum indicador, como CDI ou Selic, por exemplo. O investidor não sabe antecipadamente quanto renderá a aplicação, pois o desempenho do índice escolhido é que determinará o rendimento final do investimento.
  • – Híbrida: essa remuneração tem uma parte prefixada e outra pós-fixada. Nesse sentido, a parcela prefixada assegura uma taxa de juros mínima (5% ao ano, por exemplo). Já a pós-fixada corresponde à variação da inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado).

Dependendo do momento da economia e dos objetivos do investimento, uma ou outra forma de remuneração poderá ser mais interessante. Por exemplo, quando há expectativa de alta nos juros, a pós-fixada pode trazer maiores ganhos, pois os rendimentos acompanharão a alta da Selic. Por outro lado, se a ideia é proteger o poder de compra no longo prazo, uma boa ideia é optar por ganhos atrelados a índices de inflação.

Liquidez

De forma geral, os CRIs e CRAs são considerados investimentos de baixa liquidez. Isso porque tanto o mercado imobiliário quanto o agronegócio trabalham com prazos longos para a execução de seus projetos. Dessa forma, esses títulos costumam ter vencimentos longos, entre 3 a 5 anos em média. No entanto, em determinados casos, esses prazos podem facilmente ultrapassar 10 anos.

Para que possa receber a remuneração acordada no momento da emissão do título, é preciso manter o investimento até o seu vencimento. Não que seja impossível resgatar os recursos antes do prazo, mas, para fazer isso, o investidor precisará recorrer ao mercado secundário de renda fixa. Ou seja, a solução seria tentar negociar o título diretamente com outros investidores, e não há garantia de que haja interessados, ou de que seja possível manter a remuneração original dos títulos.

Por isso, antes de investir em CRI e CRA, é preciso ter bem claro que ambos são títulos que devem compor a carteira de de médio e longo prazos.

Riscos

Pelo fato de financiarem projetos imobiliários e do agronegócio, os certificados de recebíveis lembram as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e do Agronegócio (LCAs). No entanto, em relação ao risco, existem importantes diferenças entre essas modalidades.

No caso da renda fixa bancária, o risco do investimento é o da instituição financeira que emitiu os títulos. Dessa forma, se o banco tiver problemas de liquidez, isso atinge também os papéis de sua emissão. Para atenuar esse risco, títulos como CDBs, LCIs e LCAs contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que ressarce até R$ 250 mil por CFP (limitado a R$ 1 milhão) caso a instituição venha a falir.

Já a renda fixa da categoria crédito privado, da qual fazem parte os CRIs e CRAs, não conta com a garantia do FGC. Nesse caso, o risco dos títulos não é o da securitizadora que os emitiu, mas sim de cada devedor das operações imobiliárias e do agronegócio. Em outras palavras, haverá problemas para o investidor se quem tomou o financiamento imobiliário ou fez um empréstimo para comprar uma máquina agrícola ficar inadimplente.

Tributação

Como vimos, uma das vantagens desses títulos é a isenção de Imposto de Renda (IR) e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre os rendimentos. Ou seja, não é preciso descontar nenhum valor dos rendimentos, pois ele já vem líquido para o investidor.

E vale a pena investir em CRIs e CRAs?

Para responder a essa pergunta, vamos relembrar as principais características dos CRIs e CRAs:

  • – Ambos são títulos de renda fixa, com lastro em operações do setor imobiliário (CRIs) e do agronegócio (CRAs).
  • – Diferentemente de outros títulos de renda fixa, quem os emite são securitizadoras e não instituições financeiras.
  • – Podem ser prefixados, pós-fixados ou híbridos, sendo que a melhor forma de remuneração dependerá do contexto econômico ou objetivo financeiro.
  • – Não contam com a proteção do FGC, o que os deixa mais expostos ao risco do que a renda fixa bancária. Por isso, é preciso analisar a qualidade dos recebíveis que dão lastro ao investimento.
  • – Ambos têm isenção de IR e IOF, o que torna seu rendimento mais atrativo do que algumas outras aplicações de renda fixa.
  • – O investidor poderá sacrificar a rentabilidade caso se desfaça desses títulos antes do vencimento. Por isso, são indicados somente para a estratégia de médio ou longo prazo da carteira.

Em suma, ambos os títulos podem ser boas opções para diversificar seus investimentos de médio e longo prazo. Nesse sentido, você só precisa analisar todos os pontos acima para decidir se são ou não adequadas ao seu perfil e suas expectativas.

Para conhecer outras alternativas de diversificação na renda fixa, clique nos links abaixo:

Aprimore seus investimentos em Renda Fixa com nosso eBook GRATUITO!

Quer desvendar o mundo da Renda Fixa e aprender a escolher os melhores títulos para seu portfólio? Temos a solução perfeita para você! Baixe nosso eBook completo e gratuito sobre Renda Fixa, e descubra TUDO o que precisa saber para potencializar seus ganhos com segurança e tranquilidade. Aproveite essa oportunidade única e preencha o formulário abaixo para receber o seu exemplar:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados