Planejamento Financeiro: o que as eleições de 2022 tem a ver com seus investimentos

Tempo de leitura: 4 minutos

Planejamento Financeiro: o que as eleições de 2022 tem a ver com seus investimentos

Aprenda como trabalhar seu dinheiro em anos eleitorais

O planejamento financeiro é um recurso capaz de ajudar tanto o investidor profissional quanto aquele que tem pouca experiência. Em ano de eleição, como é o caso de 2022, essa ferramenta se torna ainda mais necessária.
 

Isso porque o mercado financeiro costuma ser sensível às pautas trazidas pelos candidatos que, via de regra, apresentam as mais diferentes visões acerca da política-econômica que pretendem implementar no país. 

Desta forma, um presidenciável em potencial com tendência pró-mercado tem mais chances de fazer os ativos ganharem escala, enquanto outro presidenciável em potencial com tendência pró-estado fará com que os ativos demandem diversificação para fins de proteção. 

Isso porque o primeiro tem por viés a livre concorrência e o segundo traz no discurso o fortalecimento do Estado, com mais estatais, mais funcionalismo público e mais despesas governamentais. É a eterna briga entre o estado mínimo e o estado máximo. 

Planejamento Financeiro: cuidando dos investimentos

Neste ambiente de corrida eleitoral, a postura do mercado costuma ser observar e analisar. É importante se ater aos relatórios produzidos pelos bancos de investimentos, por meio deles o investidor compreenderá a visão da corretora e saberá o que ela recomenda. 

À medida que o pleito eleitoral vai avançando, o investidor precisará redistribuir seus ativos, e reajustar sua carteira com a finalidade de proteger e diversificar o patrimônio. 

Na prática, a título de exemplo, um candidato que pretenda intervir no agronegócio obriga o investidor a se desfazer de ativos ou diminuir o número de papéis de uma processadora de carnes. O Brasil tem grandes companhias nesse segmento, como Marfrig (MRFG3), JBS (JBSS3) e Minerva (BEEF3). 

Na outra ponta, ainda a título de exemplo, um candidato que tenha intenção de beneficiar um determinado setor, e declara publicamente, provoca uma corrida de investidores atrás daquele ativo. O atual presidente fez isso, indiretamente, ao anunciar previamente a liberação do porte de armas, bem como o interesse em alguns minérios distintos que existem no solo do país. 

O investidor na dianteira 

Por esta razão, o investidor deve sempre se colocar na dianteira, ou seja, precisa estar atento às notícias, aos relatórios e acompanhar os próprios candidatos. Afinal,  seu lucro no mercado de capitais depende disso. 

Isso vale também para outros setores da economia onde haja a alocação de capital, como poupança, renda fixa e investimento em outras moedas ou criptoativos, visto que ao longo da corrida eleitoral um dos candidatos possa se mostrar contrário às moedas digitais. 

Quando o investidor começa a compreender a dinâmica do mercado acontece o seguinte fenômeno: primeiro ele se movimenta para se proteger, mas depois de um tempo ele se movimenta para obter lucro. 

Na prática, significa dizer que ele já está suficientemente treinado para compreender a retórica dos elegíveis, conhecer de antemão seus interesses e preferências e, assim, antecipar movimentos comprando ou marcando posição em setores que serão beneficiados. 

planejamento_financeiro_blog_terrainvestimentosFuja da bola de cristal 

O investidor que utiliza o planejamento financeiro também consegue se proteger da famosa bola de cristal. Isso porque algumas corretoras ou casas de análises divulgam relatórios que estão para além do observar e analisar. 

Eles podem incorrer no erro de cravar acontecimentos futuros, mas se esquecem que o mercado funciona como um organismo vivo e se autorregula. Também porque o discurso político é uma retórica construída com a finalidade de agradar a um público específico. 

Assim, o mais seguro é sempre confiar nos números, gráficos e indicadores mais do que em sentimentos, projeções sem respaldo ou argumentos que podem mudar, a depender do ambiente. Nesse contexto, a diversificação é sempre a melhor solução. 

O mercado de capitais não é lugar para futurologia, mas um espaço onde se deve analisar seriamente cada componente de maneira a não sofrer prejuízos de qualquer grandeza, se possível.

Planejando na prática: o passo a passo 

>> Anote suas entradas e saídas (receitas x despesas); 

>> Corte o excedente (geralmente há supérfluos); 

>> Guarde dinheiro (se obrigue a criar uma reserva de emergência); 

>> Investe uma porcentagem (estude renda fixa e renda variável); 

>> Depois de investir uma porcentagem e deter um bom capital alocado, se obrigue a diversificar; 

>> Depois de alcançar a diversificação no mercado interno, é hora de investir em BDRs, que são títulos de empresas estrangeiras ao alcance do investidor brasileiro; 

>> Continue anotando as entradas e saídas (receitas x despesas); 

>> Continue cortando o excedente; 

>> Continue guardando dinheiro (reserva de emergência); 

>> Continue investindo 

Lembre-se que para chegar a um certo nível leva anos e, se parar ao atingir a primeira meta, você estará sempre se sabotando. 

Terra Investimentos 

A Terra é uma das principais casas de investimentos independentes do país e conta com uma equipe de assessores à sua disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre aplicações para os mais variados fins, desde renda fixa para reserva de emergência até renda variável para investimentos mais arrojados. 

Além disso, a Terra conta com um canal no YouTube onde analisa cenários e ajuda na educação financeira de seus espectadores. Também dispõe de um perfil no Telegram onde compartilha as principais notícias do momento diariamente. 

Vale muito a pena acompanhar, porque, na era da informação, conhecimento é um ativo precioso para quem quer investir com propriedade e fazer o dinheiro render. 

Abrindo sua conta gratuita na Terra Investimentos, você passa a ter acesso à inteligência de mercado dos nossos especialistas por meio de uma série de relatórios preparados pela equipe de Análise, inclusive conteúdos exclusivos para quem tem interesse em investir na Bolsa. 

Você só tem a ganhar ao abrir sua conta na Terra!  

Tem dúvidas e precisa de ajuda? 

É só enviar seus dados no formulário a seguir e um especialista de nossa equipe entrará em contato com você para esclarecer todas as suas dúvidas!



#VamosJuntos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados