Planejamento Financeiro Familiar: aprenda a cuidar de quem você ama

Tempo de leitura: 4 minutos

Planejamento Financeiro Familiar: aprenda a cuidar de quem você ama

Ajudar os familiares a cuidar melhor do dinheiro e dos investimentos transforma vidas. Inspire-se!

O planejamento financeiro familiar é uma das melhores formas de cuidar de quem se ama: pais, esposa(o), filhos e familiares de forma geral.

Mas ele depende quase que exclusivamente de sua relação com o dinheiro, pois quando há uma sinergia nessa área da vida, o amor em forma de afeto se estende também para os cuidados materiais.

De maneira geral, o brasileiro não foi bem instruído desde a infância para lidar com dinheiro e acaba aprendendo na própria pele ao vivenciar dificuldades na vida adulta.

Há, ainda, na formação cultural da população um sentimento de distanciamento e tabu em relação ao dinheiro. Isto se deve, em grande parte, a crenças erradas ditadas por religiões ao longo dos séculos. Um exemplo disto aconteceu no período do Descobrimento, quando a colonização ensinava sobre os malefícios relacionados ao recurso financeiro por meio de seus missionários.

Isso felizmente já mudou muito, mas faz parte do contexto histórico do país e passou a fazer parte do DNA do brasileiro. E, assim, ver o dinheiro como “inimigo” acabou minando o conhecimento, a aquisição e a utilização do recurso como um bem que pode e deve ser útil na vida.

Planejamento Financeiro Familiar: ensinando os filhos a lidar com dinheiro

Como até o momento a educação financeira não chegou nas escolas de maneira massiva, cabe aos pais ensinarem os filhos a lidar com dinheiro.

Um dos recursos mais tradicionais é a mesada. Um bom começo é apresentar o preço do videogame que ele deseja e ajudar a calcular quanto ele precisa economizar, por mês, para adquirir aquele bem.

Com esse “roteiro” singelo, a criança vai se deparar com custo, prazo e planejamento. Ela vai entender a dinâmica do mercado, em sua base mais superficial: desejo e consumo. O exemplo pode ser transportado para outro item, como uma boneca, por exemplo.

Os pais podem estimular, ainda, que a criança tenha desejos (objetivos) atrelados à performance (metas) escolar como, por exemplo: passar direto antecipa férias na casa dos avós; manter a média das notas acima de 8 pode render o tênis mais descolado, com o filho pagando uma parte e o pai complementando o restante como um “prêmio” pelo desempenho.

Cuidando dos idosos da família

Já o cuidado com os idosos da família abrange outra dinâmica em relação aos filhos. Eles já passaram por boa parte da vida e tiveram seus aprendizados econômico-financeiros. O que cabe agora é checar se eles conseguiram formar um capital para a velhice.

Em caso negativo, o familiar responsável pode sugerir que parte dos recursos da aposentadoria sejam direcionados a alguma aplicação, como fundos e investimentos em  renda fixa ou até mesmo renda variável, dependendo do perfil de risco da pessoa. 

Esse movimento se dá, inclusive, com a anuência do idoso, de maneira que ele possa visualizar a oferta, pensar sobre ela e decidir o que mais lhe agrada naquele contexto.

Um outro exemplo: com o auxílio de um familiar tutor, que pode ser o filho(a) ou nora (genro), o idoso que tenha um montante guardado suficiente para adquirir um novo imóvel pode fazer a compra para fins de locação, passando a dispor de um aluguel para complementar a aposentadoria.

Ele pode, ainda, utilizar esse recurso para adquirir ações que geram dividendos para, mensalmente ou trimestralmente, receber os proventos da empresa escolhida, também como forma de renda recorrente e complementar.

Neste caso, contar com uma equipe de especialistas preparados para oferecer os melhores produtos de investimentos também ajuda muito no processo de escolha. A Terra Investimentos, inclusive, dispõe de uma equipe sempre à disposição de quem deseja conhecer as oportunidades do momento.

Estabelecendo uma parceria com o cônjuge

Como elencado nas primeiras linhas deste artigo, a educação financeira no Brasil não é algo que vem de berço. Por isso, quando um novo casal se forma e tem o desejo de prosperar financeiramente, eles devem buscar o conhecimento para lidar com dinheiro juntos. Entretanto, mesmo que não seja um casal novo, nunca é tarde para aprender.

Por isso, eles devem iniciar pelo planejamento financeiro familiar, saber quanto os dois ganham e quais são os gastos mensais para, assim, cortar os excessos, guardar o que sobra, formar uma reserva financeira e diversificar com renda fixa e variável, conforme o perfil de investidor.

Hoje em dia está muito mais fácil aprender, pois há ampla oferta de conteúdo em inúmeras plataformas que podem contribuir de maneira efetiva e qualificada.

A parceria com o cônjuge vai além da prosperidade em si, pois trata-se, também, de um recurso de proteção e defesa frente à realidade econômica: atualmente no Brasil, 12 milhões de famílias estão endividadas.

Como se não bastasse, a inflação, que é a elevação generalizada dos preços, está subindo vertiginosamente e a taxa de juros da economia foi reajustada para 9,25% ao ano, conforme decisão do Banco Central em dezembro de 2021.

Ou seja, saber lidar com dinheiro para cuidar bem da família é mais que uma demanda; é uma urgência!

Terra Investimentos

A Terra é uma das principais casas de investimentos independentes do país e conta com uma equipe de assessores à sua disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre aplicações para os mais variados fins, desde renda fixa para reserva de emergência até renda variável para investimentos mais arrojados.

Além disso, a Terra conta com um canal no YouTube onde analisa cenários e ajuda na educação financeira de seus espectadores. Também dispõe de um perfil no Telegram onde compartilha as principais notícias do momento diariamente.

Vale muito a pena acompanhar, porque, na era da informação, conhecimento é um ativo precioso para quem quer investir com propriedade e fazer o dinheiro render. 

Abrindo sua conta gratuita na Terra Investimentos, você passa a ter acesso à inteligência de mercado dos nossos especialistas por meio de uma série de relatórios preparados pela equipe de Análise, inclusive conteúdos exclusivos para quem tem interesse em investir na Bolsa.

Você só tem a ganhar ao abrir sua conta na Terra!

#VamosJuntos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados