Seguro para profissionais liberais: saiba por que você deveria pensar nisso

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra mulher trabalhando em obra e a importância de ter um seguro para profissionais liberais
Imagem mostra mulher trabalhando em obra e a importância de ter um seguro para profissionais liberais

Quem tem um negócio próprio ou é profissional liberal, sabe o quanto pode ser problemático para as finanças ter que ficar sem trabalhar por causa de algum imprevisto. Ainda mais quando há dependentes envolvidos, ou quando recém fizemos um empréstimo ou financiamento, não é mesmo?  

Se esse é o seu caso, é importante considerar um seguro para profissionais liberais na sua vida. Mesmo que você tenha um bom planejamento financeiro, contratar esse tipo de seguro pode lhe dar mais tranquilidade frente a uma doença, acidente ou eventuais problemas que possa vir a ter no exercício de sua profissão, sem que precise mexer nas suas reservas. 

Ficou interessado? Então continue a leitura e conheça as vantagens desse produto! 

A importância do seguro para profissionais liberais

Assim como os trabalhadores que possuem vínculo empregatício, os profissionais liberais, autônomos e microempreendedores também são obrigados a contribuir para o INSS. No entanto, esse último grupo não conta com direitos como FGTS, férias, 13° salário e eventuais bonificações financeiras que fazem diferença no orçamento doméstico. Isso faz com que, caso ocorra algum imprevisto que impossibilite essas pessoas de trabalhar, as chances de queda no padrão de vida, ou até mesmo de dificuldades financeiras possam ser bem maiores se compararmos a quem tem carteira assinada. 

Outro aspecto importante diz respeito à responsabilidade que determinados profissionais assumem no exercício de suas funções. Quando um funcionário comete um erro, o responsável é o seu empregador, ao menos em um primeiro instante. Já quem exerce um trabalho por conta própria não tem como dividir a responsabilidade por suas ações. 

Por exemplo, imagine um médico que comete um erro em um procedimento, ou um engenheiro que execute um projeto com falhas que possam colocar alguém em risco. Dependendo da gravidade da situação, ambos podem ser obrigados a reparar os danos que causaram e ainda sofrerem algum processo civil, por exemplo. 

Por todos esses aspectos, é muito importante avaliar a contratação de um seguro para profissionais liberais.

Quais as coberturas mais recomendadas para profissionais liberais?

A escolha das melhores coberturas dependerá da atividade exercida pelo profissional. De forma geral, podemos destacar entre as mais importantes a diária por incapacidade temporária (DIT), responsabilidade civil, invalidez e morte natural ou acidental. Veja agora como funciona cada uma delas. 

Diária por incapacidade temporária (DIT)

O próprio nome já dá uma noção do que é esse tipo de cobertura. A diária por incapacidade temporária – ou DIT – é uma renda que o trabalhador recebe durante o período em que estiver impossibilitado de exercer as suas funções laborais. 

Na prática, a DIT prevê uma quantidade de diárias que devem ser pagas ao profissional quando ele se ausenta, até o limite do valor contratado. 

Suponha que você seja um engenheiro que, durante uma obra, sofreu um acidente grave e precisa ficar em casa durante seis meses para se recuperar. Dependendo do seu rendimento médio, pode ser que você deixe de receber uma soma bem alta de dinheiro. No entanto, se o seu seguro tiver previsão de DIT, você receberá as diárias respeitando os valores e a carência previstos no contrato.  

Algumas das coberturas previstas para DIT são LER (lesão por esforço repetitivo), DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) e efeitos decorrentes de doenças e acidentes. No caso de acidentes, normalmente não há carência para que o segurado comece a receber os recursos.

Seguro de responsabilidade civil

A cobertura de responsabilidade civil visa dar apoio a possíveis processos judiciais que possam ser movidos contra o profissional.  

Voltando ao exemplo anterior, imagine que outras pessoas também tenham se acidentado na obra que você gerenciava como engenheiro. Nesse caso, o seu prejuízo poderia ser bem maior, pois possivelmente precisaria arcar com indenizações e custas judiciais caso esses trabalhadores o resolvessem o acionar na justiça.  

Porém, com um seguro de responsabilidade civil, esses gastos estariam cobertos até o limite da apólice contratada. Esse tipo de seguro pode ser contratado individualmente ou como uma cobertura adicional a algum outro plano mais abrangente. Para avaliar o que mais compensa, o adequado é contar com a ajuda de um profissional especializado. 

Seguro invalidez

Essa é mais uma cobertura importantíssima quando falamos em seguro para profissionais liberais. Na pior das hipóteses, um acidente ou uma doença podem não ter efeitos temporários, mas sim comprometer para sempre a capacidade de trabalho.  

Nesse caso, um seguro invalidez permite que o segurado e seus dependentes tenham suporte, inclusive podendo receber a indenização em vida. Isso é muito importante, pois ajuda a custear medicações e tratamentos médicos que venham a ser necessários, mediante a nova condição de vida do profissional. 

No seguro invalidez, existem diversos tipos de cobertura, que podem ser totais ou parciais e que contemplam acidentes ou doenças. Novamente aqui, vale fazer um estudo detalhado com um especialista para definir os tipos de cobertura mais adequados para cada caso. 

Seguro por morte natural ou acidental

Por fim, temos a cobertura de morte natural ou acidental, que é importante não só para profissionais liberais, mas para todos os que têm dependentes. Esse tipo de seguro se torna mais importante ainda quando o segurado é o principal provedor da família. Além de suporte financeiro aos familiares, o seguro de vida não passa por inventário, sendo esse um dos motivos pelos quais ele também é utilizado como ferramenta de planejamento sucessório

Gostaria de mais informações sobre o seguro para profissionais liberais?

Por tudo o que vimos até aqui, deu para entender o quanto é importante contar com algum tipo de seguro quando se trabalha de forma independente, certo?

Aqui na Terra, temos uma equipe especializada em seguros e previdência que pode lhe dar todo o suporte e esclarecer dúvidas sobre esse e outros tipos de seguros. Clique aqui e fale já com um de nossos assessores!   

Você quer investir no seu futuro?

Pensar no futuro é FUNDAMENTAL. Baixe nosso ebook, entenda mais sobre os fundos de previdência privada e entre em contato com um especialista!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados