Tape Reading e RLP: o que eles têm a ver?

Tempo de leitura: 4 minutos

Tape Reading e RLP: o que eles têm a ver?

Veja como utilizar a análise de fluxos para otimizar suas operações, mitigando perdas através das ferramentas de Tape Reading e RLP.

Sabia que Tape Reading e RLP têm semelhanças? Este debate pode ser conferido no vídeo abaixo, mas para facilitar, também fizemos um resumo em forma de artigo a seguir. Confira! 

O Tape Reading (nome proveniente das fitas impressas nas bolsas de valores com o histórico de negociação do ativo nas décadas passadas) é uma forma de análise do fluxo de ativos financeiros, ou seja, um facilitador da compreensão de como o mercado está se comportando em relação à compra e à venda de ativos.

Para que a análise seja feita de forma prática, é preciso a utilização de ferramentas que vão apresentar dados de forma objetiva, permitindo assim uma tomada de decisão segura, garantindo a construção do seu patrimônio.

Na tela operacional do Tape Reading, uma das mais importantes ferramentas é o Times and Trades (também conhecido como Histórico de Negociação), que nada mais é do que o registro em tempo real de todas as operações de compra e venda de determinado papel.

Através dele é possível compreender de forma intuitiva o comportamento do agressor, ou seja, quem tem a atitude de comprar, ou de vender, que resulta no deslocamento do preço para cima ou para baixo.

Outra importante ferramenta é o Book de Ofertas, que nada mais é do que uma tela que organiza, por ordem de chegada e por ordem de preço, as ofertas de compra e de venda.

Isso quer dizer que quem coloca a oferta primeiro é atendido primeiro em determinado nível de preço. Se por acaso alguém quiser “passar na frente” dessa fila, precisa colocar uma oferta de compra com o preço mais caro ou, se quiser vender, precisa colocar uma oferta de venda em um preço mais barato.

Dessa forma, o mercado vai se organizando e os negócios são realizados conforme uma oferta de compra e de venda é inserida com o mesmo preço.

Quando isso ocorre, os negócios realizados são registrados no Times and Trades e é dessa maneira que o Book e o Times and Trades interagem. Agora você já sabe a dinâmica entre os dois e a sua importância.

Ainda dentro do Book de Ofertas, a diferença de preço entre a melhor oferta de compra (ou seja, quem paga mais caro naquele momento) e a melhor oferta de venda (quem vende mais barato) é chamada de Spread de Preço.

Para quem está começando agora ou quem nunca deu muita importância para o Spread dos ativos, aí vai uma dica importante: quanto menor for o Spread de um ativo, mais justa é a sua precificação e mais atenção do mercado aquele ativo está recebendo naquele momento.

Aí vão alguns exemplos:

  • Em dias de feriado internacional, é provável que os Spreads dos ativos sejam mais largos, fazendo que os trades do dia sejam um pouco mais arriscados.
  • Outra situação pode ser observada em certas horas do pregão, em que o trader vai identificar que o Spread ficou mais largo também.
  • Isso quer dizer que provavelmente, menos traders tenham interesse de correr risco naquele momento, o que implica em um maior custo de entrada e saída da operação para quem quiser operar naquele momento.

As duas telas que mencionamos até agora são fundamentais, porém cada investidor pode exigir um pouco mais de informação. Para isso é possível personalizar sua tela, acrescentando, por exemplo, a Volume at Price ou Volume de preço.

Trata-se de uma régua horizontal que demonstra, dentro de um período (coluna temporal), as agressões de compra e venda, desenhando de forma que fica fácil a visualização do suporte e resistência do mercado ou ainda, a régua vertical, conhecida como Super DOM.

Estas ferramentas são cruciais para quem quer investir com maior segurança no Day Trade.

E o RLP?

De origem inglesa, o Retail Liquidity Provider (RLP) nada mais é que um provedor de liquidez ao investidor pessoa física, ou seja, um facilitador que dá fluidez aos processos de compra e venda de forma rápida.

O RLP entrega principalmente 2 benefícios ao investidor:

  • Sempre que o spread do ativo é maior que o valor mínimo permitido pela B3, o RLP entra no mercado com uma oferta de compra pagando mais caro que o valor que aparece no Book de Ofertas e vendendo mais barato do que a melhor venda. Isso só vale para os investidores que têm o programa de RLP ativo na sua conta.
  • O RLP aumenta a quantidade das ofertas dos dois lados do Book, mesmo que a oferta não seja visível.

É importante destacar que essas ofertas servem para ajudar o investidor pessoa física a correr menos risco no mercado através desse serviço da corretora. Portanto, caso algum cliente da corretora esteja com uma oferta no mesmo preço do RLP, primeiro a oferta do cliente é atendida e somente depois o RLP entra em ação.

Essa é uma regra que funciona no núcleo de negociação da B3, logo o investidor pode ter certeza de que a Bolsa executa esse algoritmo e é a prova de falhas.

Outra condição importante que a B3 coloca no programa é a limitação para a participação das ofertas RLP na sua corretora. Na negociação de ativos essa limitação tem validade e pode ser verificada todos os dias no site da B3.

Esse programa está disponível desde 2019, sendo possível verificar nas ferramentas de Tape Reading os volumes negociados e em que preços são executados, evitando situações em que o mercado não consegue garantir a sua entrada num mini contrato futuro em um determinado volume que está limitado no mercado.

Em outras palavras, com o uso do RLP, a corretora aumenta a liquidez necessária para que você reduza o risco operacional dos seus trades.

Essa oferta não é apresentada na tela do Book e, mesmo assim, a ordem é executada na íntegra, significando a clara aplicação do RLP.

Por ser “oculta” no Book, é necessário verificar se a sua corretora oferta esta ferramenta. A Terra Investimentos disponibiliza RLP para nossos investidores, um compromisso em oferecer o que garantirá melhores resultados.

Quer saber mais sobre RLP? Receba agora mesmo em seu e-mail nosso e-book gratuito:



#VamosJuntos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados