Tem gigante na carteira da Terra agora

Tempo de leitura: 3 minutos

Imagem mostra gráfico de operações do mercado de capitais
Imagem mostra gráfico de operações do mercado de capitais

Fluxo de capital estrangeiro e perspectiva de retomada no crescimento da China apoiaram a valorização do índice brasileiro em mais uma semana de discussão sobre a política fiscal e monetária no novo governo. O presidente Lula fez críticas à política monetária do Banco Central, ao questionar a meta de inflação e patamar dos juros básicos brasileiros, e indicou maiores gastos para cumprir promessas de campanhas. Uma grande divulgação de dados econômicos americanos derrubou os mercados do hemisfério norte com o maior temor sobre uma desaceleração potencial nas principais economias do mundo. Autoridades chinesas expressaram confiança na retomada de crescimento do país.

Cenário Brasileiro

Mesmo diante das incertezas sobre o andamento das contas públicas e política monetária sob gestão do novo governo, o investidor estrangeiro segue acreditando no Brasil. O desconto excessivo da bolsa brasileira em relação aos resultados das empresas locais atrai investimentos, enquanto os temores quanto ao desenvolvimento econômico no exterior aumentam. As declarações do presidente Lula geraram receio no mercado sobre uma possível mudança nas metas de inflação, interferência do governo na política monetária e aumento de gastos. O desempenho das commodities também ajudaram a valorização do mercado brasileiro.

Cenário Internacional

Os mais recentes dados econômicos dos Estados Unidos assustaram os investidores. Setor produtivo e de consumo apresentaram um significativo recuo na atividade econômica nos últimos meses e tornou a perspectiva de que a economia americana passará por uma recessão ainda mais plausível. Em sua participação no Fórum Econômico Mundial, o vice-premiê da China, Liu He, reafirmou que as autoridades estão comprometidas com a retomada de crescimento econômico, garantindo também que a economia do país permanecerá aberta e apoiando o setor privado.

Carteira Top 5

Na Carteira Semanal Top 5 realizamos uma alteração, saindo SLC Agrícola (SLCE3) após bom desempenho e iniciando a recomendação de compra em Itaú Unibanco (ITUB4).

Em 12 Meses, a Carteira apresenta uma valorização de 25,78% ante o Ibovespa com alta de 4,54%.

Manchetes internacionais

– Vendas no Varejo recuam 1,1% em dezembro ante novembro. Os dados de novembro ante outubro foram revisados de queda em 0,6% para uma baixa de 1%.

– Produção industrial dos EUA caiu 0,7% em dezembro ante novembro, além do projetado pelo mercado de queda em 0,1%. O dado de produção industrial em novembro ante outubro foi revisado de queda em 0,2% para recuo de 0,6%.

– Vice-premiê da China, Liu He, voltou a falar sobre retomada do crescimento econômico do país, garantindo que a China nunca voltará ao modelo de planejamento central da economia, mantendo sua abertura e apoio ao setor privado.

– Presidente da China, Xi Jinping, disse que o país deverá “se esforçar para alcançar uma melhoria geral na recuperação econômica” e que não se concentrarão em “falsas alegações”.

Manchetes nacionais

– Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo quer votar proposta de reforma tributária voltada para o consumo no primeiro semestre e outra centrada na renda no segundo semestre. O novo arcabouço fiscal será enviado ao Congresso “máximo até abril”, segundo Haddad.

– Taxa de desemprego ficou em 8,1% no trimestre até novembro de 2022, segundo dados da Pnad Contínua, divulgados pelo IBGE. O resultado foi em linha com o consenso de mercado.

– Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, confirmou que o salário mínimo de R$ 1.302 pode ser revisto até 1º de Maio, Dia do Trabalhador. O aumento ainda estaria sendo estudado pela equipe econômica diante dos impactos sobre os benefícios do INSS, mas a decisão deve política.

– Presidente Lula voltou a criticar política monetária do BC ao questionar patamar atual dos juros básicos e reclamou das reações do mercado com as sinalizações do governo de maiores gastos.

– Presidente Lula pode modificar as metas de inflação para os próximos anos. A medida teria apoio da equipe econômica do governo que a enxerga com um dos caminhos para permitir a redução dos juros básicos e impulsionar o crescimento econômico.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados