Câmbio no pagamento de serviços: você sabe como isso funciona? 

Tempo de leitura: 2 minutos

Imagem mostra fechamento de câmbio no pagamento de serviços
Imagem mostra fechamento de câmbio no pagamento de serviços

Com o fácil acesso que temos hoje ao mercado internacional, é comum que as importações não fiquem mais restritas somente a bens como máquinas e mercadorias. Independentemente do porte, cada vez mais as empresas importam softwares, serviços, tecnologias e diversos outros itens intangíveis para serem utilizados nas suas operações. 

Por exemplo, você importou uma máquina sofisticada para sua empresa e será necessário o trabalho do engenheiro que a desenvolveu para fazer a instalação. Para que esse profissional venha até o Brasil, haverá gastos com a sua mão-de-obra e viagem. E como fechar o câmbio desses valores? 

É justamente sobre isso que Roberta Folgueral, head da Terra Câmbio, falou com a gente neste conteúdo. Portanto, se você pretende contratar algum tipo de serviço do exterior, ou se já fez isso e ainda não sabe como vai fechar o câmbio, continue a leitura a seguir e entenda a importância de realizar corretamente essa operação! 

Como fechar o câmbio no pagamento de serviços do exterior? 

A primeira orientação de Roberta diz respeito ao detalhamento da operação, que deve ser o mais específico possível.  

“De fato, no mundo dos negócios, comprovações como e-mails ou WhatsApp são válidas para atestar a contratação de um serviço. Porém, no câmbio, precisamos ser muito específicos quanto ao escopo do serviço contratado”, explica Roberta. Isso porque, quanto mais detalhes o importador fornecer, mais a instituição financeira conseguirá ajudar em algo muito importante para o compliance no câmbio, que é a classificação da natureza da operação

Toda vez que é feito um fechamento de câmbio, o Banco Central exige, além dos dados do importador e da moeda, que se fale sobre a natureza da operação, ou seja, sobre a fundamentação econômica da operação. Para quem está começando, isso pode parecer um pouco complicado, e é justamente por isso que instituições como a Terra Câmbio têm um time de back office, que presta todo o suporte para o importador nessa hora. E esse processo é muito importante, pois com base na invoice ou no contrato entre as partes que o importador envia para a instituição financeira, o back office informa qual a tributação incidente sobre a operação. 

Tributação na importação de serviços 

Sim, existe tributação na importação de serviços, e esses tributos são devidos no momento em que esses valores são pagos ao exterior. Em relação à carga tributária, ela dependerá da natureza dos serviços, e pode representar um percentual bem alto do valor da operação. Daí a importância de detalhar o máximo possível os serviços, para que não ocorra nenhum erro na sua classificação. 

Para saber mais sobre como a Terra Câmbio pode lhe ajudar com o câmbio no pagamento de serviços, assista ao vídeo abaixo! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados