Blog

Blog >> Carteira Recomendada com Top5+ ações da semana

Carteira Recomendada com Top5+ ações da semana

Veja o resumo com tudo de mais relevante no mercado que tem impacto direto nas ações da semana na Carteira Recomendada.

Para a escolha das ações da semana, acompanhamos o principal evento da semana: a reunião anual do FMI. Com encontros do G20 e Banco Mundial, em Washington – EUA, o evento reuniu autoridades como Jerome Powell (Fed), Cristine Lagarde (BCE), Roberto Campos Neto (BC Brasil) e Paulo Guedes, ministro da economia.

O principal discurso foi de Powell na quinta-feira (21), sinalizando que o ritmo de aumento de juros nos EUA precisa ser mais rápido para combater a alta da inflação. Ele disse que seria apropriado o Fed agir “um pouco mais rápido” para lidar com o salto da inflação e que há a opção de que o BC americano eleve juros em 50 pontos-base em sua reunião de maio. Esse fator aumentou a cautela dos investidores com bolsas em baixa e dólar subindo contra moedas emergentes. Investidores agora apostam em quatro altas seguidas de 0,5 pp do Fed.

Cenário brasileiro

Destaque sobretudo para o ministro da economia, Paulo Guedes, no FMI, que disse acreditar que “privatização da Eletrobras vai ocorrer neste ano, muito em breve.

Ele afirmou que a melhora dos fundamentos fiscais no Brasil, em um contexto de ampliação de interesses de empresas no País, com US$ 200 bilhões de investimentos contratados em diversos setores produtivos, leva o Brasil a uma nova situação em relação ao câmbio. Ocorreu uma apreciação de 15% do real ante o dólar neste ano, a maior no mundo neste ano, o que mostra uma reavaliação internacional sobre o Brasil, destacou.

Nesse ínterim, a semana marcou o início dos balanços corporativos do 1º trimestre na B3, prévia operacional da Vale e voto no TCU sobre a privatização da Eletrobras.

Cenário internacional

A semana contou com falas de outros dirigentes do Fed, como James Bullard e Charles Evans, e o livro bege do Fed. Além disso, contou também com indicadores de produção industrial e de moradias nos EUA.

Na China, as restrições para conter a Covid-19 continuam afetando as commodities, em especial o minério de ferro bem como a demanda por petróleo. Os efeitos nas cotações foram de baixas. Ainda, o Banco Popular da China disse que usará seus instrumentos de política econômica com flexibilidade, mas no momento manteve os juros de curto e longo prazo.

Ações da semana da Carteira recomendada

Em 12 meses, a Carteira Semanal apresenta uma valorização de 22,81% ante o Ibovespa com baixa de 4,76%.

Post_Carteira_Semanal_recomendação_22_04

Top 10 Manchetes da semana no Brasil e no Mundo

  • Exame/Ideia: Lula teria 42% no 1º turno, Bolsonaro 33%.
  • Bolsonaro perdoa crimes de Daniel Silveira e desafia STF (Estado de S.Paulo).
  • Servidores do BC suspendem greve até início de maio e dizem aguardar proposta do governo.
  • Putin reivindica vitória, mas usina de Mariupol resiste.
  • Se UE barrar energia russa, impacto será global, diz Yellen (Valor).
  • Elon Musk diz ter US$ 46,5 bilhões para oferta no Twitter (The Wall Street Journal).
  • FMI reduz projeção para PIB global (Valor).
  • Macron e Le Pen se enfrentam em debate eleitoral crucial (Reuters).
  • Ações da Netflix caem 25% após empresa perder assinantes (CNBC).
  • PIB da China surpreende positivamente, mas varejo cai devido ao endurecimento do combate ao Covid (Exame).

Graduado em Estatística pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Régis Chinchila é Analista de Investimentos da Terra desde 2015, sendo responsável por diversas Carteiras Recomendadas (entre elas, a famosa Carteira Semanal de Ações). Atua no mercado financeiro desde 2001 com experiência profissional em consultorias financeiras e corretoras de valores. Possui certificação CNPI desde 2005 pela APIMEC/CVM.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

mulher olhando para gráfico
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados