Carteira Recomendada com Top5+ ações da semana

Tempo de leitura: 3 minutos

mulher olhando para gráfico
mulher olhando para gráfico

Veja o resumo com tudo de mais relevante no mercado que tem impacto direto nas ações da semana na Carteira Recomendada.

Para a escolha das ações da semana, acompanhamos o principal evento da semana: a reunião anual do FMI. Com encontros do G20 e Banco Mundial, em Washington – EUA, o evento reuniu autoridades como Jerome Powell (Fed), Cristine Lagarde (BCE), Roberto Campos Neto (BC Brasil) e Paulo Guedes, ministro da economia.

O principal discurso foi de Powell na quinta-feira (21), sinalizando que o ritmo de aumento de juros nos EUA precisa ser mais rápido para combater a alta da inflação. Ele disse que seria apropriado o Fed agir “um pouco mais rápido” para lidar com o salto da inflação e que há a opção de que o BC americano eleve juros em 50 pontos-base em sua reunião de maio. Esse fator aumentou a cautela dos investidores com bolsas em baixa e dólar subindo contra moedas emergentes. Investidores agora apostam em quatro altas seguidas de 0,5 pp do Fed.

Cenário brasileiro

Destaque sobretudo para o ministro da economia, Paulo Guedes, no FMI, que disse acreditar que “privatização da Eletrobras vai ocorrer neste ano, muito em breve.

Ele afirmou que a melhora dos fundamentos fiscais no Brasil, em um contexto de ampliação de interesses de empresas no País, com US$ 200 bilhões de investimentos contratados em diversos setores produtivos, leva o Brasil a uma nova situação em relação ao câmbio. Ocorreu uma apreciação de 15% do real ante o dólar neste ano, a maior no mundo neste ano, o que mostra uma reavaliação internacional sobre o Brasil, destacou.

Nesse ínterim, a semana marcou o início dos balanços corporativos do 1º trimestre na B3, prévia operacional da Vale e voto no TCU sobre a privatização da Eletrobras.

Cenário internacional

A semana contou com falas de outros dirigentes do Fed, como James Bullard e Charles Evans, e o livro bege do Fed. Além disso, contou também com indicadores de produção industrial e de moradias nos EUA.

Na China, as restrições para conter a Covid-19 continuam afetando as commodities, em especial o minério de ferro bem como a demanda por petróleo. Os efeitos nas cotações foram de baixas. Ainda, o Banco Popular da China disse que usará seus instrumentos de política econômica com flexibilidade, mas no momento manteve os juros de curto e longo prazo.

Ações da semana da Carteira recomendada

Em 12 meses, a Carteira Semanal apresenta uma valorização de 22,81% ante o Ibovespa com baixa de 4,76%.

Post_Carteira_Semanal_recomendação_22_04

Top 10 Manchetes da semana no Brasil e no Mundo

  • Exame/Ideia: Lula teria 42% no 1º turno, Bolsonaro 33%.
  • Bolsonaro perdoa crimes de Daniel Silveira e desafia STF (Estado de S.Paulo).
  • Servidores do BC suspendem greve até início de maio e dizem aguardar proposta do governo.
  • Putin reivindica vitória, mas usina de Mariupol resiste.
  • Se UE barrar energia russa, impacto será global, diz Yellen (Valor).
  • Elon Musk diz ter US$ 46,5 bilhões para oferta no Twitter (The Wall Street Journal).
  • FMI reduz projeção para PIB global (Valor).
  • Macron e Le Pen se enfrentam em debate eleitoral crucial (Reuters).
  • Ações da Netflix caem 25% após empresa perder assinantes (CNBC).
  • PIB da China surpreende positivamente, mas varejo cai devido ao endurecimento do combate ao Covid (Exame).

Graduado em Estatística pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Régis Chinchila é Analista de Investimentos da Terra desde 2015, sendo responsável por diversas Carteiras Recomendadas (entre elas, a famosa Carteira Semanal de Ações). Atua no mercado financeiro desde 2001 com experiência profissional em consultorias financeiras e corretoras de valores. Possui certificação CNPI desde 2005 pela APIMEC/CVM.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados