Carteira Semanal – 03 a 10 de junho

Tempo de leitura: 3 minutos

moedas e gráfico
moedas e gráfico

Veja o resumo com tudo de mais relevante no mercado que tem impacto direto na Carteira Recomendada Semanal.

O Ibovespa operou travado durante a semana, com investidores aguardando os dados de emprego (Payroll) e monitorando a expectativa de aperto monetário nos EUA, onde já esperamos duas altas de 0,50% para as próximas reuniões do FED.

No Brasil, a surpresa positiva veio da taxa de desemprego que caiu para 10,5% e dados de inflação mostrando desaceleração (IGP-M e IPC-Fipe). Já o PIB do primeiro trimestre de 2022 veio abaixo do esperado, mas mostrando recuperação da economia brasileira ao longo de 2022.

Cenário brasileiro

Nesta semana tivemos agenda repleta de indicadores: IGP-M, PIB, Produção Industrial, taxa de desemprego etc. Os investidores terminam a semana monitorando sinais do governo sobre a possibilidade de um decreto de calamidade para “travar” os preços, que vem perdendo força. Outra questão que pode causar temor fiscal é que o governo agora estuda PEC para subsidiar os combustíveis.

Cenário internacional

Nos EUA os destaques da semana ficaram para o Payroll e o Livro Bege. No Payroll, a criação de vagas no setor privado veio acima do esperado em maio, com desemprego estável e ganhos dos salários apenas ligeiramente abaixo das estimativas.

O Livro Bege, documento que mede as condições econômicas americanas nos 12 distritos do Federal Reserve também foi assunto desta semana. Nas últimas publicações dos meses de março e abril, o termo recessão até chegou a aparecer atrelado a uma preocupação com a Europa, diante da guerra na Ucrânia.

No entanto, o livro indica que há temores de uma retração econômica mais persistente nos EUA. A apreensão foi registrada nos distritos de Boston, Filadélfia e Dallas.

Reabertura econômica em Xangai, pressão inflacionária na Europa e aumento da taxa de juros para terceiro trimestre seguem no radar.

Carteira Semanal

Em 12 Meses, a Carteira Semanal apresenta uma valorização de 20,32% ante o Ibovespa com baixa de -13,28%.

Na carteira Top5+ realizaremos uma alteração: saindo JBS ON (JBSS3) e entrando Suzano ON (SUZB3).

tabela ações da carteira semanal

Confira mais algumas notícias importantes da semana:

• Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,52% em maio, ante 1,41% no mês anterior. Com este resultado o índice acumula alta de 7,54% no ano e de 10,72% em 12 meses.

• Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) desacelerou a 0,50% no fechamento de maio, após 1,08% em abril. Entretanto avançou em relação à taxa da terceira quadrissemana, de 0,44%.

• A produção industrial, segundo o IBGE, cresceu 0,1% m/m em abril, em linha com a projeção mediana do mercado. Em relação a abril de 2021, a produção caiu 0,5% a/a.

• PIB do Brasil avança 1% no 1º trimestre, impulsionado por serviços. Nível da atividade econômica alcança patamar 1,6% acima do período pré-pandemia, mas ainda está 1,7% abaixo da melhor marca histórica, alcançada em 2014.

• EUA: Payrolls em maio foi de +390.000, que foi contra estimativa de +318.000. Dado de abril foi revisado para cima. Indicador de ganhos salariais mensais subiu 0,3%, contra estimativa de 0,4%.

• Semana foi marcada por feriados nos EUA (Memorial Day – Segunda), Reino Unido (Jubileu Platina da Rainha Elizabeth II) e China (Barco-Dragão na Sexta).

Tem alguma dúvida? 

Na Terra Investimentos, o atendimento é próximo e personalizado. Para saber mais sobre as vantagens de investir conosco, preencha o formulário a seguir:


 

Graduado em Estatística pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Régis Chinchila é Analista de Investimentos da Terra desde 2015, sendo responsável por diversas Carteiras Recomendadas (entre elas, a famosa Carteira Semanal de Ações). Atua no mercado financeiro desde 2001 com experiência profissional em consultorias financeiras e corretoras de valores. Possui certificação CNPI desde 2005 pela APIMEC/CVM.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados