Carteira Semanal Terra – 27 de maio a 03 de junho

Tempo de leitura: 3 minutos

homem segurando tablet e gráfico na frente
homem segurando tablet e gráfico na frente

Veja o resumo com tudo de mais relevante no mercado que tem impacto direto na Carteira Recomendada Semanal.

Ibovespa registrou ganhos durante a semana, com destaque para divulgação do IPCA-15 e aprovação na Câmara do projeto que estabelece teto de 17% para o ICMS. No mercado internacional entre as principais informações que movimentaram o mercado estão a Ata do Fed, o PIB do primeiro trimestre nos EUA e o Fórum Econômico Mundial em Davos.

Cenário brasileiro

O principal índice de inflação no Brasil, IPCA-15, registrou uma desaceleração para 0,59%, 1,14 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada em abril (1,73%). Essa é a maior variação para um mês de maio desde 2016, quando o índice foi de 0,86%. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 4,93% e, em 12 meses, de 12,20%.

Sobre o teto do ICMS, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece um limite de 17% no ICMS sobre bens e serviços que passam a ser considerados essenciais. O texto ainda estabelece que, se a perda de arrecadação dos estados no exercício de 2022 ultrapassar 5% do que arrecadaram em 2021, o governo federal vai arcar com o excedente. O texto segue para discussão do Senado.

Cenário internacional

Na agenda externa, os relatos do governo chinês sobre estímulos à economia e o início do movimento de reabertura em Xangai estão no radar do mercado e das commodities. Enquanto isso, as informações sobre Pequim ainda mostram aumento de casos.

O Fed sinalizou, na Ata da reunião de maio, que os juros devem ser elevados em 0,50 ponto percentual, e que novas elevações na mesma magnitude são apropriadas para os próximos dois encontros, em junho e em julho. O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos retraiu 1,5% no primeiro trimestre de 2022 em termos anualizados.

 

Carteira Semanal

Em 12 Meses, a Carteira Semanal apresenta uma valorização de 20,54% ante o Ibovespa com baixa de -9,76%.

recomendações carteira semanal

Confira mais algumas notícias importantes da semana:

– Doria desiste, mas partidos da 3ª via continuam divididos. Tebet fala como candidata, porém é vista com ceticismo por alas do PSDB.

– Em fato relevante, Eletrobras informa que submeteu pedido de registro da oferta pública de distribuição primária de ações ordinárias,  que resultará na privatização da estatal na CVM e na SEC.

– Datafolha surpreende ao contrariar as outras pesquisas e mostrar fortalecimento de Lula. Sem Moro e Doria, o petista tem larga vantagem sobre Bolsonaro.

– Em, Davos, Guedes volta a defender a existência de uma moeda comum entre Brasil e Argentina. Ministro falou que acredita na existência de um “peso-real” ao defender maior integração na América Latina e falando em um cenário de 15 anos.

– BC da Rússia reduz taxa de juros em 300 pontos-base, a 14% a.a.

– O lucro industrial da China sofreu queda anual de 8,5% em abril, praticamente revertendo os ganhos do mês anterior. Esse resultado se deve principalmente por conta de lockdowns motivados por ondas de Covid-19 em grandes cidades do país.


 

Graduado em Estatística pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Régis Chinchila é Analista de Investimentos da Terra desde 2015, sendo responsável por diversas Carteiras Recomendadas (entre elas, a famosa Carteira Semanal de Ações). Atua no mercado financeiro desde 2001 com experiência profissional em consultorias financeiras e corretoras de valores. Possui certificação CNPI desde 2005 pela APIMEC/CVM.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados