Carteira VOANDO para o final de ano

Tempo de leitura: 3 minutos

Imagem mostra mulher calculando a dívida líquida de uma empresa
Imagem mostra mulher calculando a dívida líquida de uma empresa

Após semanas de indefinições, a perspectiva econômica para os próximos anos se torna um pouco mais esclarecida, e os investidores retomam o investimento em bolsa. A PEC da Transição foi promulgada, o impacto sobre a estabilidade fiscal do país ainda é expressivo, mas muito menor do que o calculado a partir da proposta inicial. O governo Lula começa a tomar forma ao passo que mais nomes são anunciados. O mercado de trabalho americano e economia demonstram sua força e preocupam o mercado sobre juros maiores. Em reação à flexibilização da política de combate a Covid 19, a China sofre com o aumento exponencial dos casos.

Cenário Brasileiro

Foi decido, através da aprovação da PEC da Transição, que o governo poderá ampliar o teto para assegurar os recursos para o pagamento do programa social de transferência de renda, o Bolsa Família. Entretanto, o Congresso não aceitou o prazo proposto inicialmente e determinou um ano de exceção, em que a equipe econômica do governo terá que apresentar uma nova regra fiscal para os gastos governamentais e reformas que garantam mais recursos ao Estado para os futuros pagamentos. Com um desfecho menos negativo do que o esperado, os ativos nacionais registram grande valorização na semana, contando o ingresso massivo de capital estrangeiro.

Cenário Internacional

A economia americana segue forte, não só em questão de produtividade, como demonstra a leitura do PIB acima do esperado, mas também pelo mercado de trabalho, que impulsiona a renda das famílias além do projetado. Para o mercado, a notícia não é positiva como parece. Apesar de diminuir o receio sobre uma recessão já no início do próximo ano, gera preocupações quanto a um posicionamento agressivo do FED nas próximas reuniões sobre a trajetória dos juros. A China, que durante muito tempo manteve uma rígida política de combate a Covid, sofre com o aumento significativos de casos. As autoridades assumem a ineficiência de suas vacinas e vão ao mercado internacional em busca de alternativas, assim, o otimismo quanto a retomada de crescimento rápido vai se dissipando.

Na Carteira Semanal Top 5 não realizamos nenhuma alteração nessa semana.

Em 12 Meses, a Carteira apresenta uma valorização de 22,04% ante o Ibovespa com alta de 2,19%.

Manchetes internacionais

– BoJ mantém taxa de juros, mas mudou controle da curva de juros, ampliando a banda de variação dos juros dos títulos de 10 anos do intervalo de -0,25% a 0,25% para o de -0,50% a 0,50%.

– Joe Biden oficializou o envio de armamentos para a Ucrânia, reiterando que são apenas para fins de defesa territorial e negou que isso possa agravar o conflito como afirmado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

– China importará vacinas e medicamentos antivirais para conter mortes relacionadas a Covid-19, após primeiros sinais preocupantes diante das flexibilizações. É estimado que onda de infecção do vírus da Covid 19 já atinge 37 milhões de pessoas por dia.

– PIB dos EUA cresceu 3,2% no terceiro trimestre de 2022, a ritmo anualizado. O resultado foi divulgado além das expectativas do mercado em 2,9%. O registro faz os EUA superar a recessão técnica.

– Índice de preço PCE registra alta de 0,1% em novembro, dentro do esperado. O núcleo do PCE subiu 0,2%, também em linha com as projeções. Renda pessoal sobe 0,3%, além do previsto.

Manchetes nacionais

– Futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que seguirá buscando apoio para a PEC da Transição no Congresso mesmo após decisão do ministro do STF, Gilmar Mendes, que permitiria assegurar os recursos do Bolsa Família a partir de MP.

– STF decidiu, por maioria dos ministros, pela inconstitucionalidade das emendas de relator, o Orçamento Secreto. Dentre os fatores que motivaram a decisão estão: falta de transparência e desproporcionalidade na destinação dos recursos em relação ao tamanho dos partidos e bancadas atendidas.

–  Fitch afirma rating BB- do Brasil com perspectiva estável. A dívida pública deve ficar em 74,1% do PIB em 2022 e subir a 80% do PIB em 2024. A agência afirma ainda que o BC pode prolongar período de política monetária apertada se incertezas fiscais persistirem.

– A PEC da Transição foi promulgada após aprovação do texto modificado pela Câmara no Senado. A versão final ampliou o teto de gastos em R$ 145 bilhões por um ano e previu R$ 23 bilhões fora do teto, com recursos das receitas extraordinárias.

– Presidente eleito Lula nomeou mais alguns de seus ministros para o próximo governo. Dentre os escolhidos estão: Geraldo Alckmin, na Indústria e Comércio; Wellington Dias, no Desenvolvimento Social e Márcio França, em Portos e Aeroportos. Simone Tebet não está entre as nomeações.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados