Blog

Blog >> CBIO: como funciona o mercado de crédito de descarbonização

CBIO: como funciona o mercado de crédito de descarbonização

Terra Investimentos estreia no promissor mercado de CBIO com primeira escrituração, um marco em nossa história. 

Alinhada às melhores práticas de sustentabilidade, a Terra Investimentos se credenciou no Ministério de Minas e Energias e realizou sua primeira escrituração de CBIO.

Antes de explicarmos o que é um CBiIO, vale falarmos sobre a Política Nacional de Biocombustíveis, conhecida como “RenovaBio”.  Ela visa cumprir os compromissos assumidos pelo Brasil na ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015 (COP 21).

Na ocasião, o Brasil estabeleceu metas anuais de descarbonização para o setor de combustíveis, com o intuito de aumentar a participação de bioenergia na matriz energética brasileira para aproximadamente 18% até 2030. O Crédito de Descarbonização (CBIO) é um dos instrumentos adotados pela RenovaBio como ferramenta para o atingimento desta meta.

O que é CBIO?
É o mercado de crédito de descarbonização que faz parte da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). A meta do programa é reduzir a intensidade de carbono da matriz de transportes brasileiras por meio do aumento da participação de combustíveis renováveis e da compensação da emissão de dióxido de carbono gerada pelos fósseis com a comercialização de CBIOs.

Quanto equivale 1 CBIO?
1 CBIO equivale a uma tonelada de CO2 que deixa de ser emitida na atmosfera.

Qual é o fluxo de comercialização do CBIO?
O primeiro passo é o emissor, usina produtora de biocombustível, procurar a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para certificação e autorização da emissão do CBIO. Após essa etapa, a usina entra em contato com a Terra Investimentos para escriturar o CBIO. Nesse ciclo, faremos o registro na B3 do título, e o emissor decide quando colocar a venda.

Quem são os principais compradores de CBIO?
São as distribuidoras de biocombustíveis e qualquer empresa que queira neutralizar a emissão de carbono. Muitas empresas de evento estão comprando o CBIO e fazendo um evento limpo. As distribuidoras de combustíveis têm meta anual de descarbonização calculadas pela ANP, com base na proporção de combustíveis fósseis que comercializam.

Saiba mais sobre o assunto no site da B3.

Sobre a Terra Investimentos

Com DNA agro desde nossa fundação há 21 anos, a Terra Investimentos tem a mesa Agro mais experiente do mercado com especialistas em cada tipo de commodity com destaque para milho, soja, café, boi gordo e etanol. Caso precise de assessoria, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3165.6000 ou pelo e-mail: agro@terrainvestimentos.com.br

 


Fabiana Amaro Traina é especialista em commodities da Terra Investimentos com vasta experiência no mercado Agro. Com 15 anos de mercado, atuou na indústria de açúcar e etanol, consultoria em gestão de risco e em corretoras de valores (Mesas Café, Açúcar e Etanol). É formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados

Como operar milho na Bolsa

Por ser a commodity com maior liquidez na B3, o milho atrai quem deseja lucrar no curto prazo. Saiba como operar contratos de milho.