Como organizar as finanças para poder investir?

Tempo de leitura: 3 minutos

Como organizar as finanças para poder investir?

Confira dicas práticas para você economizar dinheiro, colocar a vida financeira em ordem e ter mais prosperidade!

Post Atualizado em 28/6/2021

Você já se fez alguma dessas perguntas?

– “O que fazer para ter mais dinheiro?”

– “Como investir se não entendo sobre investimentos?”

– “Como investir se não sobra dinheiro pra isto?”

– “Por onde começar?” 

– “O que é possível fazer para que o dinheiro renda?”

Se sim, certamente o vídeo “Como organizar as finanças para poder investir?”  é para você!  Colocar a vida financeira em ordem é o primeiro passo na jornada da 2a Semana da Investidora – evento de educação financeira que a Terra Investimentos promoveu em junho de 2021. 

O que rolou na live de abertura!

Essas e outras perguntas foram discutidas no primeiro dia da 2a Semana da Investidora, que trouxe várias dicas de planejamento financeiro para colocar em prática no curto prazo e ter resultados efetivos no seu saldo financeiro.

Na ocasião, falamos sobre finanças pessoais de um jeito leve, fácil de entender, sem financês! Conversamos a respeito de crenças sobre dinheiro, hábitos no dia a dia e dicas super úteis e práticas para você finalmente conseguir economizar e começar a investir.


Confira alguns highlights! 

1) Conheça seus números e dedique um tempo para colocar no papel ou numa planilha
“O mandamento número 1 para quem deseja pôr a vida financeira em ordem é: conheça os seus números. Isso é muito importante e nem todo mundo sabe dizer quanto ganha e quanto gasta, como gasta esse dinheiro, para onde vai esse dinheiro. É algo que parece que precisa de muito esforço num primeiro momento, mas à medida que você vai fazendo planilhas ou acompanhando com o aplicativo como são os seus números, você vai incorporando isso no seu dia a dia.” (Christianne Bariquelli)

2) Faça um orçamento e tenha uma meta para cada categoria.
“Por exemplo, se eu tenho gastos com supermercado, eu preciso ter um valor estipulado por mês. Então, além de levantar os valores, é interessante trazer uma meta para cada categoria e, mês a mês, ir acompanhando para saber se você ficou abaixo, dentro da meta ou acima.” (Isabela Cassilha)

3) O poder do caderninho: registre o que você ganha e o que você deve
“O que a gente pode fazer hoje para sobrar um pouco mais de dinheiro pra investir e conquistar um outro objetivo no futuro? Acho que basicamente se tiver essa ideia hoje, a nossa vida pode, sim, ser um pouco mais tranquila. E são pequenos hábitos – não é nada muito louco ou absurdo. Você não vai fazer cortes gigantes, de repente, do seu orçamento. Você vai implementando esses pequenos hábitos e com isso vai conseguindo um resultado maior.” (CarolineDaher)

Para conferir todos os assuntos abordados, vale muito a pena conferir a gravação da live! 

Especialistas entrevistadas

Christianne Bariquelli – Superintendente de Educação da B3.

Isabela Cassilha CFP®️ – Sócia da Passer Consultoria, Planejadora Financeira e Especialista em Investimentos certificada, atuando no mercado financeiro há 7 anos. Possui MBA em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento. É também criadora de conteúdo digital no Instagram (@isa.investe), disseminando educação financeira nas redes sociais.

Caroline Daher – Criadora do Blog Mulher na Bolsa, analista de investimentos CNPI-T, escritora e Mestre em Direito e Negócios Internacionais. É apaixonada por aprender e ensinar. Através de seu blog, tem como missão propagar a consciência financeira e conectar mais mulheres ao mundo do mercado financeiro, acreditando que “a vida financeira equilibrada dá liberdade de escolha”.

Perdeu o evento? Dá para maratonar agora!

A 2a Semana da Investidora é uma trilha de conhecimento que te coloca em um novo patamar. Ao longo da jornada de lives, você se sentirá mais segura, inspirada e motivada para direcionar seus caminhos para uma vida com mais tranquilidade financeira e prosperidade. Acesse a playlist completa aqui!

Quer receber materiais exclusivos?

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos de educação financeira, entre eles o e-book “Como economizar dinheiro e começar a investir”. Clique aqui.

#VamosJuntas #VamosJuntos

Aleksandra Zakartchouk é Assessora de Comunicação e Conteúdo da Terra Investimentos desde 2018. É  apaixonada por storytelling e pelo ofício de escrever e criar experiências. Já trabalhou na Bolsa de Valores e em outras empresas do mercado de capitais, tendo ampla experiência em iniciativas de educação financeira. Produz conteúdo digital focada em ajudar as pessoas a ingressarem no mundo dos investimentos para que, através dele, conquistem seus objetivos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados