Blog

Blog >> Controle de despesas X investimentos

Controle de despesas X investimentos

Como otimizar o planejamento para começar a investir.

Controle de despesas e investimentos são duas pontas de uma mesma lança, mas com finalidades distintas. Se bem usada, ela pode ser muito útil tanto para a defesa (proteger o patrimônio), quanto para o ataque (diversificação de patrimônio via aquisição de ativos). 

Via de regra, o controle de despesas auxilia na organização das finanças, focando nos gastos necessários para a manutenção das atividades da casa e a rotina dos indivíduos. 

Por meio desse recurso se pode administrar o aluguel, os impostos, mensalidades diversas, contas como água, luz, internet, gás. Além de assegurar o montante necessário para despesas com alimentação. Isso vale para solteiros, famílias e empresas. 

Aplicação de capital e expectativa 

Em relação a investimentos, pode-se dizer que em economia significa a aplicação de capital com a expectativa de um benefício futuro. 

Na prática, o investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros, ou quando os lucros são maiores ou iguais ao capital investido. 

Da perspectiva do mercado financeiro, investimento é a aquisição de ativos ou produtos financeiros que tragam algum retorno futuro, diversifiquem o patrimônio, e proporcionem alternativas inteligentes de aporte de dinheiro. 

Otimizando o planejamento 

Quem pretende otimizar o planejamento financeiro deve começar analisando a saúde financeira pessoal, familiar ou empresarial, bem como conferir o risco financeiro, ou seja, é necessário fazer um diagnóstico geral. 

Isso porque minimizar os riscos e, consequentemente, melhorar a probabilidade de uma tomada de decisão eficiente é o que se espera destas análises. 

Na sequência, deve-se registrar todos os dados financeiros, pois somente assim será possível promover o diagnóstico da sua situação financeira. 

Por meio dessa “base de dados” você poderá, inclusive, realizar previsões com base em diferentes cenários. 

Em caso de empresas, por exemplo, o registro – ou levantamento de dados – se dá com a gestão das notas fiscais, prática de conciliação bancária, realização de fluxo de caixa, e controle de contas a pagar e contas a receber. 

Capacidade de obter lucros 

Ainda tratando da otimização do planejamento, é necessário a realização do controle de caixa que, se feito bem detalhadamente, permitirá compreender sua capacidade lucrativa ou de sua empresa. 

Desta forma, é importante analisar e metrificar o lucro, bem como analisar a viabilidade de investimentos, também a otimização de despesas, e a análise de desempenho. 

Com esse simples roteiro, já é possível promover um bom controle de despesas e uma assertiva alocação de capital em ativos que podem trazer retorno significativo.

Controle de despesas X investimentos 

Bom, se você compreendeu bem o roteiro acima e chegou até aqui, é hora de aprofundar o conhecimento. Isso porque tudo o que foi tratado anteriormente diz respeito a um nível inicial de controle de despesas e investimentos. 

Dentro desse “mecanismo”, estão contidos outros recursos de extrema importância como controle de despesas, contabilidade de custos, custos variáveis, redução de custos, e controle de gastos pessoais. 

Vamos destrinchar um a um de maneira que você se torne um especialista para si mesmo, sua família ou sua empresa, colocando as finanças em dia e investindo melhor. 

Caso considere que um reforço é bem-vindo, saiba que a Terra Investimentos detém profissionais altamente qualificados para te ajudar nesse processo. Eles estão à sua disposição a qualquer tempo. 

Destrinchando alguns conceitos 

  • Contabilidade de custos diz respeito ao ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho; 
  •  Custo variável é a soma dos fatores variáveis de produção. Custos que mudam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho como, por exemplo, o custo de materiais primas e secundárias; 
  • Redução de custos é a iniciativa de cortar ou diminuir os gastos, sejam pessoais, familiares ou empresariais. Entretanto, antes de sair cortando o que a intuição pede, é fundamental compreender como os seus custos – ou de seu negócio — são formados – e quais deles são indispensáveis;

  • Controle de gastos pessoais, ou controle financeiro pessoal é o hábito de organizar todas as receitas e despesas no período, geralmente mensal, considerando tanto as contas fixas quanto as despesas gerais.

Você vai perceber que todos os recursos estão interligados, ou seja, se complementam e às vezes até parecem a mesma coisa, mas com nome diferente. Porém, não se engane, apesar da semelhança, cada um tem um peso na hora de controlar despesas e promover investimentos.

Follow the Money


O Follow de Money é apenas um bordão cunhado pelo cinema norte-americano que, em uma tradução livre, significa “siga o dinheiro”.
 

Significa dizer que com todo esse controle elencado neste artigo, você poderá não apenas visualizar seu próprio capital, mas conhecer cada “avenida”, “rua” e “travessa” pela qual ele se movimentou ao entrar na sua renda, ou de sua empresa, até sair. 

Somente assim será possível promover um controle de gastos efetivo e um investimento qualificado. Isso porque você saberá onde cortar, e também onde aplicar, mediante a sua realidade, preferência e necessidade. 

Grave isso: realidade, preferência e necessidade! 

Terra Investimentos 

A Terra é uma das principais casas de investimentos independentes do país e conta com uma equipe de assessores à sua disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre aplicações para os mais variados fins, desde renda fixa para reserva de emergência até renda variável para investimentos mais arrojados. 

Além disso, a Terra conta com um canal no YouTube onde analisa cenários e ajuda na educação financeira de seus espectadores. Também dispõe de um perfil no Telegram onde compartilha as principais notícias do momento diariamente. 

Vale muito a pena acompanhar, porque, na era da informação, conhecimento é um ativo precioso para quem quer investir com propriedade e fazer o dinheiro render. 

Abrindo sua conta gratuita na Terra Investimentos, você passa a ter acesso à inteligência de mercado dos nossos especialistas por meio de uma série de relatórios preparados pela equipe de Análise, inclusive conteúdos exclusivos para quem tem interesse em investir na Bolsa. 

Você só tem a ganhar ao abrir sua conta na Terra!

#VamosJuntos


Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados