Copom mantém Selic em 13,75% pela 7° reunião consecutiva

Tempo de leitura: 2 minutos

Copom

Apesar da pressão do Governo e de setores do mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa Selic em 13,75% na quarta reunião do ano. Essa é a sétima vez que o BC decide pela manutenção da Selic, que está no mesmo patamar desde agosto de 2022.

“A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação desancoradas, segue demandando cautela e parcimônia”, disse o comitê assim que a manutenção da Selic foi anunciada, no final desta quarta-feira (21).

A decisão já era esperada pelo mercado, mas veio em um tom mais duro do que se imaginava. Segundo Paulo Sodré, analista de renda fixa da Terra Investimentos, o Copom deixa a porta aberta para o corte dos juros, mas com bastante cautela, pois existem ainda alguns cenários a serem avaliados.

“Provavelmente o Copom não tenha feito uma comunicação clara sobre os juros porque haverá reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) na próxima semana para mudar ou não a meta de inflação. Além disso, existem dados de inflação a serem divulgados nos próximos meses, e isso também influenciará na decisão. Ou seja, o BC deixou claro que depende de dados para que possa cortar os juros. E se essa comunicação deixasse claro que a Selic já cairia em agosto, poderia negligenciar o fato de que o CMN mude a meta de inflação para os próximos anos”, avalia Sodré.

Muitos economistas apostam em uma queda gradual a partir de agosto, na ordem de 0,25 ponto percentual.

A taxa Selic é o principal instrumento de política monetária do governo para o controle da inflação. Quando há uma alta sistemática dos preços, a autoridade monetária eleva os juros para conter o consumo e, com isso, trazer a inflação para a meta.

Projeções de inflação em queda

De acordo com dados divulgados pelo Boletim Focus, o IPCA estimado para 2023 caiu de 5,42% para 5,12%. Já é a quinta semana consecutiva que o indicador para este ano apresenta recuo. A previsão para 2024 também caiu – pela terceira vez seguida – de 4,04% para 4,0%.

A expectativa de inflação para os próximos anos também mostrou queda. Nesse sentido, o IPCA projetado para 2025 o IPCA passou de 3,90% para 3,80%, e para 2026, caiu de 3,88% para 3,80%

Expectativa de aumento do PIB para 2023

As projeções otimistas se aplicam também às expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Boletim Focus. Na sexta semana seguida de alta, a projeção de crescimento do indicador passou de 1,84% para 2,14%. Já para o ano que vem, a expectativa é de recuo de 1,27% para 1,20% e, para 2025, espera-se manutenção do indicador em 1,80%. Por fim, foi estimada alta do PIB de 1,95% para 1,99% em 2026.

ACESSE NOSSA PLANILHA DE TÍTULOS DE RENDA FIXA


Convidamos você a baixar nosso exclusivo “Guia de Renda Fixa”, uma planilha completa que reúne todos os CDBs, LCIs, LCAs e LFs disponíveis no mercado, abrangendo uma variedade de estratégias de investimento, incluindo pré-fixado, pós-fixado e híbrido.

Essa ferramenta valiosa ajudará você a entender e comparar as diferentes opções de investimento em renda fixa, permitindo que faça escolhas mais informadas e alinhadas aos seus objetivos financeiros. Não perca esta oportunidade de aprimorar suas habilidades de investimento e expandir seu conhecimento em renda fixa. Baixe nosso “Guia de Renda Fixa” agora mesmo!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados