Entenda o comportamento dos setores da economia na Bolsa

Tempo de leitura: 7 minutos

monitor-trade

A bolsa de valores é, de modo genérico, uma demonstração do desempenho econômico de um país ou da economia global. Mas quando se olha mais a fundo, é possível notar as dessemelhanças dos setores e que não é comum um movimento uniforme de todos esses.

Portanto, a análise a seguir objetifica o entendimento das nuances de cada setor que possui presença relevante no índice de ações brasileiro. Para atingir um certo nível de clareza, não será considerada a divisão setorial proposta pela B3, mas também não será nada muito distante.

VEJA QUAIS SETORES FICAR DE OLHO EM 2023

Varejo

Pode-se dizer que o varejo é o setor mais representativo da bolsa, e isso se deve ao fato da amplitude do termo. “Varejo”, segundo o dicionário, é o comércio sem intermediários, ou seja, diretamente ao consumidor final. Essa é uma definição em que diversas empresas do mercado podem se enquadrar, desta forma, acaba tornando a divisão um pouco sem sentido. Então, nessa análise será feita apenas uma consideração à natureza do varejo, separando-os entre: varejo não essencial e essencial.

Varejo não essencial se refere aos comerciantes que trabalham com produtos que não são primordiais para sobrevivência do ser humano, apesar do valor agregado em suas vidas. Portanto, esse setor é cíclico, isto significa que se beneficia de uma economia em crescimento, onde as pessoas possuem renda além do suficiente, tornando possível o gasto em bens não essenciais. Tende a ser mais volátil em relação ao mercado, sendo impactado a cada sinal de retração ou expansão econômica ou indicadores econômicos demonstrando alguma alteração no poder aquisitivo da população, como: inflação, desemprego, salário médio e outros.

EXEMPLOS: AMER3, MGLU3 e LREN3

Já o varejo essencial, é atribuído ao comércio de bens que a população precisa, e vai consumir, independente do momento econômico do país. Entram nessa classe, principalmente, os remédios e alimentos. As empresas desse setor listadas em bolsa tendem a ser mais estável, pelo seu desempenho em períodos de baixo crescimento. Porém, ainda é um setor que sente as implicações da inflação, pois, possui margens apertadas.

EXEMPLOS: ASAI3, CRFB3 e RADL3

Frigoríficos

Apesar da sua ligação natural ao varejo essencial, o setor de frigoríficos possui características próprias que o torna completamente diferente. As empresas que o compõe controlam o processo desde a compra ou criação de animais para o abate até a distribuição dos produtos finalizados sob marcas dos grupos. E a principal característica que diferencia esse setor é a exposição ao mercado externo, sendo em alguns casos, maior que 50% do resultado operacional. Em vista disso, além de todos os efeitos que derivam das características de varejo, como demanda por alimentos, em mercado interno e externo, ainda responde às variações de câmbio e aos métodos operacionais adotados, considerando que os frigoríficos são indústrias de alimentos.

EXEMPLOS: JBSS3, BEEF3 e MRFG3

Construção Civil

Esse é o setor que mais se encaixa na categoria de cíclico, pois depende muito do crescimento econômico, considerando que poucas pessoas ou empresas irão investir em imóveis sem que haja um grande capital disponível. Desta forma, outro fator de extrema importância é o crédito, quanto maior está a taxa de juros no período, menor serão os resultados das empresas do setor, pois os financiamentos estariam encarecidos, afastando a demanda. Como os novos projetos de construção voltados às pessoas físicas e jurídicas é um dos fatores que impulsiona o crescimento econômico, esse setor tende a apresentar movimentos mais extensos em relação ao mercado.

EXEMPLOS: EZTC3, MRVE3 e CYRE3

Educação

A expectativa de quem investe no setor educacional está na expansão que essas empresas podem realizar em período curto. Apesar de educação ser uma das bases para o desenvolvimento do indivíduo, está longe de se enquadrar na categoria de essenciais e depende muito do crescimento econômico para desempenhar bem. Um cenário de alta de juros se mostra muito ruim para setor, pois encarece o financiamento feitos pelos estudantes para arcar com os estudos e prejudica os resultados das companhias que precisam de crédito para crescer. As mudanças nas regulamentações geram um grande impacto no setor, tendo em conta que o governo federal é responsável por parte relevante dos financiamentos a partir de programas estudantis.

EXEMPLOS: COGN3 e YDUQ3

Energia Elétrica

Tem como principal característica a estabilidade, pois é um setor que oferece um produto essencial para sobrevivência humana nos tempos contemporâneos e possui pouco exposição aos eventos do mercado externo. Assim, é o destaque em momentos desaceleração econômica pela sua capacidade de gerar resultados consistentes ao longo dos anos. Também é um setor muito visado pelos investidores que buscam ações pagadoras de dividendos, um ponto forte do setor. Desta forma, apresenta pouco volatilidade em relação ao índice de mercado, sendo o porto seguro de muitos investidores.

EXEMPLOS: CPLE6, EGIE3 e ELET3

Exploração de Imóveis

Um mercado basicamente cíclico, pois é muito dependente dos juros ao seu favor e renda sobressalente da população. Os ganhos do setor imobiliário é estável, mas limitado, os valores cobrados pela utilização dos imóveis são derivados do valor desses. Em um cenário de altos juros, esses rendimentos acabam perdendo atratividade com a apetite voraz dos investidores que buscam uma compensação maior pelo risco inerente ao investimento em renda variável. O setor apresenta uma volatilidade muito próxima ao mercado, demonstrando sua paridade com ciclo econômico.

EXEMPLOS: BRML3, IGTI11 e MULT3

Intermediação Financeira

Sempre que se pensa em bolsa de valores, vem a mente as grandes corporações financeiras, e realmente elas têm um peso muito grande na economia e no mercado acionário. Atraem muitos investidores com o foco de suas carteiras os dividendos, pois os lucros bilionários acabam por geram bons proventos aos investidores. Em momentos difíceis da economia, ostentam sua robustez, podendo até mesmo se beneficiar com os juros em patamares maiores, além disso, contam com o privilégio de terem sua sobrevivência considerada pelo poder público em períodos de insolvência, pois a quebra de um banco pode criar um rastro de destruição que mesmo as grandes potências econômicas não conseguem suportar. Demonstram uma volatilidade um pouco maior ao mercado, por serem os catalisadores do crescimento econômico.

EXEMPLOS: SANB11, BBDC4 e ITUB4

Mineração

O setor de mineração se refere a extração de qualquer mineral, podendo ser ouro, prata, cobre, manganês, bauxita e muitos outros. Mas o principal mineral extraído pelas mineradoras listadas em bolsa é minério de ferro, que se caracteriza como uma matéria-prima de extrema importância, tende seu uso difundido entre todos os países. E o Brasil, é o terceiro país que mais exporta o insumo, atrás de Rússia e Austrália. Desta forma, as mineradoras irão seguir a tendência de preços e demanda internacionais, o que deixam as empresas em posição de maior volatilidade em relação ao mercado, com exceção da Vale, que devido à sua participação relevante no índice, acaba por acompanhar de perto o mercado. 

EXEMPLOS: BRAP4, CMIN3 e VALE3

Siderurgia e Metalurgia

Assim como qualquer outro setor ligado ao fornecimento de materiais básicos, é primordialmente cíclico, ou seja, depende muito da demanda do setor de construção civil e de projetos de infraestrutura, não só do mercado interno, mas os de outras potências, como a China e os Estados Unidos. Contam ainda com a volatilidade intrínseca às empresas exportadores e importadoras de commodities, de forma que, as mudanças nos preços internacionais refletem os movimentos das companhias em bolsa. O que torna as empresas, pontos de volatilidade maior dentro do índice da bolsa.

EXEMPLOS: USIM5, GOAU4 e CSNA3

Combustíveis

Lembrado sempre pela maior empresa do Brasil, a Petrobras, o setor de combustíveis não se resume apenas à estatal e seus pares no ramo do petróleo. As companhias produtoras do etanol são bem representativas dentro da bolsa de valores. No lado das petrolíferas, conta muito com o andamento do petróleo no mercado internacional, que impacta diretamente os resultados das empresas a partir das margens, em conjunto com o câmbio. No mercado interno, o etanol pode ser prejudicado principalmente pelos resultados das safras de cana-de-açúcar e mudanças em regulamentações que, por vezes, interferem na competitividade entre gasolina e etanol, onde, o segundo precisa de um cenário favorável para se sobrepor ao rival. Isso sem contar a participação dos distribuidores de combustíveis, importante da cadeia de suprimentos de combustíveis, e produtores de gás, de extrema relevância para as famílias brasileiras.

EXEMPLOS: PETR4, UGPA3 e VIBR3

Tecnologia

As empresas de tecnologia são muito mais novas do que as bolsas de valores, mas há poucos setores que se enquadrem tão bem no objetivo do mercado acionário. Quando se pensa em uma empresa de tecnologia, logo pensamos nas startups, que em tese é uma empresa que propõe uma ideia disruptiva na sociedade através da criação de softwares ou correlatos, mas que necessitam muito de recursos para que essa ideia se concretize. A bolsa de valores é o lugar quando se fala de capitalização em um grande volume, o que seria capaz de financiar essas companhias. Assim, já se pode predisser ser um setor de grande volatilidade, pois as cotações são baseadas majoritariamente em expectativas de crescimento, algo que pode ser um pode subjetivo por vezes.

EXEMPLOS: POSI3, LWSA3 e CASH3

Serviços Médicos

Eventualmente, todas a pessoas precisarão de atendimento médico ou terão que fazer algum tipo de exame ou procedimento cirúrgico. As empresas desse setor podem passar despercebidas num primeiro momento, mas se mostram como verdadeiros gigantes da economia brasileira, figurando entre os maiores valores de mercado da bolsa de valores. O setor demonstra certa resiliência aos ciclos econômicos, até porque, se puderem, as pessoas não deixarão de cuidar de suas saúdes em um momento de crise. Tem chamado a atenção pelos movimentos de fusão e aquisição, o que tem criado conglomerados ainda maiores e alimentando perspectivas de crescimento a longo prazo.

EXEMPLOS: RDOR3, FLRY3 e HAPV3

Previdência e Seguros

O estilo de vida moderno prevê muito bens materiais, para qualquer um que você possa pensar haverá a possibilidade de se contratar um seguro, seja casa, carro, aparelhos eletrônicos ou até mesmo, sua vida. Isso posto, é fácil de notar que as previdenciárias e seguradoras estão presentes nas vidas de muitas pessoas e estará cada vez mais, de acordo com novos produtos de securitização sejam criados. As receitas dessas empresas costumam ser constantes, mas podem sofrer muito com o gerenciamento inadequado de garantias e risco, fazendo do setor um ótimo mecanismo de renda extra, mas, simultaneamente, uma máquina de destruir riqueza a partir de uma sequência de eventos negativos. Segue o mercado de forma moderada, com pouca oscilação.

EXEMPLOS: BBSE3, IRBR3 e SULA11

Telecomunicações

Um dos setores de estabilidade presentes na bolsa, muito pela sua natureza de negócio, baseada em planos de assinaturas, considerado pela população média como uma espécie de custo fixo no fim do mês, até porque, é muito difícil cancelar um contrato com uma operadora de telefonia. Desta forma, as receitas são previsíveis e estáveis, possibilitando as empresas desse setor distribuir dividendos consistentemente. Assim, essas empresas são preferidas em um momento de retração econômica, onde os impactos não seriam tão sentidos em relação ao mercado. Porém, o setor sofre os efeitos de mudanças tecnológicas e alterações nas regulamentações vigentes, que podem ser bem significativas.

EXEMPLOS: VIVT3 e TIMS3

Transporte

Como parte essencial do processo produtivo de todas as coisas, o setor de transporte é fundamentalmente cíclico, de forma que, maior a atividade industrial de uma economia, maior serão os rendimentos das empresas nesse setor. Além das interações com outros diversos setores, o que já torna a análise muito complexa, é diretamente ligado com os preços das commodities internacionalmente. As companhias aéreas, por exemplo, dependem muito de um câmbio favorável e petróleo estabilizado para construir uma estrutura de custo ótima, mas ainda assim, pode ver sua margem totalmente deteriorada por um volume de receitas impactado pela falta de disponibilidade de renda da população num momento de retraimento econômico. Concluindo, é um setor de alta volatilidade exposto tanto ao mercado interno quanto ao externo.

EXEMPLOS: GOLL4, RAIL3 e CCRO3

Assim, foi possível compreender como os setores diferem um dos outros, demonstrando a complexidade da atividade econômica na totalidade. No fim do dia, o consenso entre esses será a movimentação do índice brasileiro da bolsa de valores, mas cada um com o seu devido peso considerando a relevância econômica das empresas listadas.  

Conheça quais ações comprar para receber dividendos

Você quer receber dividendos e ver dinheiro pingando na sua conta todos os meses? Então baixe nosso material e descubra quais ações comprar para criar sua carteira de renda passiva. Basta preencher o formulário abaixo:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados