Leilão de ações: como funciona e por que acontece?

Tempo de leitura: 5 minutos

Investidor fazendo long & short
Investidor fazendo long & short

Quem opera no mercado de capitais, normalmente realiza as operações de compra e venda de ações durante o pregão da bolsa. Porém, há uma outra forma de negociar esses ativos, que é o leilão de ações, também promovido pela B3 e que pode ocorrer tanto no horário do pregão quanto fora dele.

Neste conteúdo, explicaremos o que é esse mecanismo e por que razões ele acontece na bolsa. Portanto, se você já investe em ações, ou se está em busca de mais informações sobre esse mercado, continue a leitura e entenda como funciona um leilão de ações.

O que é o leilão de ações?

O leilão de ações é uma forma especial de negociação desses ativos, que visa encontrar a melhor associação entre oferta e demanda para os títulos em questão. Basicamente, ele funciona como uma resposta à volatilidade do mercado em algum momento específico.

Na B3, existem três tipos de leilões: o leilão de pré-abertura e o de pré-fechamento, que ocorrem diariamente, e o leilão esporádico, que depende de algum motivo específico para acontecer. Esse último foi o caso da Americanas, depois do rombo de R$ 20 bilhões encontrado no balanço, fato que motivou a saída do CEO da companhia:

Como funcionam os leilões de ações?

Os leilões de pré-abertura acontecem todos os dias na bolsa brasileira. O primeiro ocorre sempre 15 minutos antes da abertura do pregão; o segundo, 5 minutos antes do fechamento dele. Como vimos, há também uma terceira situação na qual a B3 pode promover um leilão (veremos mais detalhes disso na sequência desse conteúdo).

No período em que o leilão estiver acontecendo, somente são realizadas ordens de compra e venda. Nesse caso, não haverá a respectiva finalização da negociação. Ou seja, a transação será concluída somente quando o pregão abrir e depois que a bolsa já tiver computado os preços e as ordens de compra e venda que os investidores enviaram.

É importante observar que, mesmo que haja o aceite de uma oferta pelo sistema da bolsa no leilão de pré-abertura, isso não garante ao investidor a concretização da operação. Nesse sentido, é preciso que as ordens de compra e venda se casem para que possa ocorrer a conclusão da negociação.

Leilão de pré-abertura e leilão de pré-fechamento

O leilão de abertura é uma ferramenta que ajuda a definir os preços de abertura dos ativos do pregão. Durante os 15 minutos em que ele ocorre, qualquer investidor pode utilizar o home broker da sua corretora para imputar ofertas de compra e venda de ações.

De forma geral, participam do leilão de ações os títulos de maior liquidez. Mas o mecanismo está aberto para todas as ações à disposição do investidor na bolsa.

Já o leilão de fechamento contempla, via de regra, somente ações que fazem parte de alguma carteira de índices da B3. No entanto, há determinadas situações nas quais a B3 permite a negociação de uma ação fora dos índices. Nesse caso, para poder participar esporadicamente de um leilão, é preciso avisar o mercado 30 minutos antes do fechamento do pregão.

Normalmente, não é possível cancelar as ordens de compra e venda do leilão de fechamento. A exceção a essa regra é quando um papel demonstra volatilidade atípica no mercado.

Leilão extraordinário de ações

Diferentemente dos leilões de pré-abertura e de pré-fechamento, o extraordinário acontece durante o pregão. Nesse caso, a B3 adota esse procedimento justamente para proteger o mercado e os investidores de oscilações bruscas de preços.

Os principais motivos que ocasionam um leilão extraordinário de ações são os seguintes:

  • – variação do preço de uma ação acima da média;
  • – aumento expressivo no percentual de ações de uma companhia;
  • – variação na quantidade de negociação das ações nos últimos 30 dias e
  • – divulgação de fato relevante ou notícia sobre algum provento a ser distribuído pela ação.

Quando isso acontece, a negociação da ação no pregão é interrompida e a bolsa calcula o preço teórico da ação com base em todas as ordens de compra e venda abertas. Dessa forma, encontra uma média para o preço teórico.

Somente depois que encerrar o leilão é que serão executadas todas as ordens que estiverem dentro do preço teórico calculado. Em outras palavras, a negociação só é retomada quando se encontra um equilíbrio entre ofertas de compra e venda por parte dos investidores.  

Momento da execução de uma ordem de compra ou venda

Como vimos, a oferta do investidor não é aceita no momento do envio, mesmo que este seja acatado pelo sistema da B3. Dessa forma, o valor que ele enxerga no home broker no momento da oferta não significa que será o preço final da ação. Somente depois do cálculo da B3 é que esse valor será conhecido, e pode sim ser divergente do preço da oferta.

Por isso, para ter mais previsibilidade no leilão de ações, o ideal é que o investidor envie ordens com preço fixo, no qual estabelece um limite. Desse modo, se a ordem não for executada, o máximo que acontecerá é ela ficar em aberto no book de ofertas da bolsa. Por outro lado, se a ordem de compra ou venda for a mercado, poderá haver muita oscilação no seu valor durante o leilão.

Ou seja, é importante que o investidor tenha claro que não haverá fechamento do negócio no momento do leilão. Isso porque o objetivo desse mecanismo é registrar as ofertas para que se possa formar um preço mais ordenado em meio à volatilidade do mercado.

Em relação ao momento de execução, para que uma ordem de compra seja aceita, o seu valor deverá ser igual ou superior ao preço teórico calculado pela B3. Já nas ordens de venda, o valor da oferta deve se igualar ou ser menor do que o respectivo preço teórico.

Por fim, no leilão de ações, não é possível alterar as quantidades dos ativos ou ajustar o preço de envio nas ordens de compra ou venda.

Leilão de ações e circuit breaker: qual a diferença?

Pelo fato de ambos serem mecanismos de controle dos pregões, algumas pessoas confundem o funcionamento do leilão de ações com o circuit breaker. No entanto, a grande diferença entre ambos é que, enquanto o leilão de ações paralisa somente a negociação de um título, o cirtuit breaker interrompe todas as negociações da bolsa durante um determinado período.

Da mesma forma que o leilão, o cirtuit breaker possui suas próprias regras de acionamento, que são as seguintes:

  • – Nível 1: é quando o Ibovespa apresenta alta ou queda de mais de 10% em relação ao fechamento do dia anterior. Nessa situação, há suspensão de todas as negociações por 30 minutos.
  • – Nível 2: se o índice mantiver a mesma tendência do nível 1 e a alta ou queda acumular 15%, há interrupção das negociações por uma hora.
  • – Nível 3: por fim, se o movimento do índice continuar e a alta ou queda chegar a 20%, a interrupção das negociações será por prazo indeterminado.

O que mais você precisa saber para investir em ações?

Se você pretende dar os primeiros passos no mercado acionário, ou se já opera com ações e busca conhecimento para diversificar a carteira e encontrar as melhores oportunidades, que tal contar com uma assessoria especializada? Na Terra Investimentos, temos um time qualificado capaz de lhe dar as melhores orientações de acordo com seu perfil e objetivos financeiros. Não perca tempo, abra já uma conta na Terra e conte com todo o suporte de nossa assessoria de investimentos!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados