Está chegando a hora do acerto de contas com o Leão, e nesse momento um dos documentos mais importantes para evitar erros no Imposto de Renda é o informe de rendimentos dos investimentos.
Por lei, os bancos, corretoras, empresas, INSS e demais fontes pagadoras devem disponibilizar o informe de rendimentos ao contribuinte até o último dia útil de fevereiro. Na prática, a maioria costuma se antecipar – ou seja, você já pode ter acesso ao seu informe e começar a juntar o restante da documentação antes mesmo de a Receita Federal divulgar as regras do IR, o que costuma ocorrer entre o final de fevereiro e o início de março.
Confira a seguir o que é, para que serve e como você pode obter o informe de rendimentos para preencher corretamente a sua declaração anual do IRPF.
O que é o informe de rendimentos dos investimentos?
O informe de rendimentos dos investimentos nada mais é do que um documento emitido pelos bancos e corretoras de investimentos. Nele, há o detalhamento de todas aplicações que o cliente possui em determinado exercício (ou “ano-calendário”, para fins da declaração do IR).
No informe de rendimentos, você pode ver o saldo de sua carteira de investimentos – ações, fundos de investimento, títulos do Tesouro Direto e qualquer outro ativo financeiro – no último dia de cada ano. Esse documento mostra o valor de cada tipo de investimento acrescido dos juros sempre nos dias 31 de dezembro, data que utilizamos para informar os saldos à Receita Federal.
Por que o informe de rendimentos dos investimentos é importante?
Como vimos, esse documento é importante para que possamos informar corretamente os saldos de nossas aplicações à Receita Federal.
Além isso, pelo informe de rendimentos, é possível acompanhar quanto cada ativo rendeu durante o ano. Dessa forma, conseguimos comparar os ganhos com outras oportunidades do mercado, para ver se estão em linha ou não com a rentabilidade que buscamos.
Lembrando que, para o preenchimento do formulário do Imposto de Renda, precisamos também de outros informes de rendimentos, como os de salários, fornecidos pelas empresas, e do INSS, para quem é pensionista ou aposentado. Há também os informes de saldos de conta-corrente e de empréstimos e financiamentos das instituições financeiras, mas a maioria delas consolida todas as operações dos clientes, inclusive investimentos, no mesmo documento.
LEIA TAMBÉM:
Despesas dedutíveis do IR: você sabe quais são?
Nota de corretagem: você precisa dela para o Imposto de Renda!
Como obter o informe de rendimentos dos investimentos?
Todos os anos, as instituições financeiras disponibilizam esse documento para o cliente em seus canais digitais. Algumas inclusive também enviam o informe por e-mail ou correspondência, dependendo da opção de cada banco ou corretora.
Se você já é cliente da Terra Investimentos, pode obter o seu informe de rendimentos da seguinte forma:
1 – Acesse o app da Terra Investimentos no seu celular
Você pode entrar com a senha ou utilizar a biometria cadastrada.
2 – Depois de entrar no app, a primeira tela que aparece é esta:
3 – Ao clicar na opção “todos” (seta vermelha), você verá o seguinte menu:
4 – Abra a opção “Informe de Rendimentos” e você terá disponíveis os documentos referentes aos últimos anos:
Pronto! É só selecionar o período desejado, baixar o arquivo e você terá em mãos o seu informe de rendimentos para preencher a declaração do Imposto de Renda. Agora é só reunir os demais documentos, baixar o programa da Receita Federal e você já pode declarar corretamente o IR do ano.