Blog

Blog >> Afinal, o que é o planejamento de finanças pessoais?

Afinal, o que é o planejamento de finanças pessoais?

Planejamento financeiro pessoal é um termo destinado para descrever as práticas de gestão financeira. A organização das finanças pessoais é importante para gerenciar seu dinheiro por meio de orçamentos, gastos e economias.

Dentre as atividades financeiras pessoais, estão incluídos geração de renda, gastos, reserva de emergência e investimentos. Além disso, deve  conter uma visão de longo prazo que considera possíveis riscos financeiros, investimentos e como sua situação financeira evolui ao longo da vida. Essas iniciativas podem fazer toda diferença para sua vida, para seu futuro e da sua família.

Seja qual for o estágio em que você esteja agora, você deve ter um excelente plano de gerenciamento de finanças pessoais, pois ele funciona como um guia ao longo da jornada da sua vida. Quando implementado na prática, você terá todos os dados e ferramentas nas suas mãos para tomar as melhores decisões de como administrar o seu dinheiro.

Criar um plano de longo prazo para as finanças da sua família é algo que você pode fazer sozinho, mas também é algo com o qual você pode precisar da ajuda de um consultor financeiro. Veja mais sobre como funciona o planejamento financeiro em família.

Mapa Financeiro

O planejamento é como um “mapa” onde você visualiza com clareza sobre seus ganhos, gastos e onde pode economizar. Com essa organização, você consegue tomar melhores decisões sobre suas finanças, traçar metas e objetivos para o seu dinheiro, e criar um plano para começar a realizar seus investimentos.

Se você não conhece seu orçamento, como vai realizar seus sonhos? São os dados do planejamento financeiro que te mostrarão o caminho a seguir para manter o controle do orçamento e poupar para conquistar o que você deseja.

Imprevistos e reservas

Em 2020, a chegada da pandemia evidenciou a importância de estar preparado para os imprevistos financeiros. Um levantamento feito pela ANBIMA com apoio da Datafolha mostrou que 62% da população brasileira entrou em 2020 sem ter nenhuma reserva para uma emergência.

Entretanto, com a pandemia,  essas pessoas foram pegas desprevenidas. Com um planejamento financeiro pessoal, esse tipo de cenário pode ser evitado, pois você consegue se programar para montar uma reserva de emergência, por exemplo.

Além disso, ao aprender como criar objetivos e metas, você tem mais foco para realizar seus sonhos e desenvolve sua disciplina para juntar dinheiro ao longo do ano. O planejamento financeiro também é essencial para você definir prioridades no seu orçamento e destinar esforços para aquilo que realmente é relevante para você.

Educacional da Terra Investimentos explica a importância do planejamento pessoal

Nossa Analista de Research, Heloïse Fernandes Sanchez, preparou um material muito prático e didático para te auxiliar nesses primeiros passos do Planejamento. 

 

Por fim, é importante manter o foco nas suas metas a qualquer custo. Para isso, você pode usar estímulos visuais como um quadro no seu home office ou mesmo um painel no Pinterest com fotos dos lugares que você quer conhecer, do veículo que quer comprar ou da casa na qual deseja morar.

Outra ideia é compartilhar suas metas com pessoas próximas para elas também ajudarem a manter sua motivação. O importante é ter seus objetivos à vista e estar sempre engajado nas economias para atingi-los.

Ficou com alguma dúvida?

Não se preocupe! Você pode contar gratuitamente com nossa ajuda para esclarecer todas suas dúvidas sobre investimentos. Preencha o formulário abaixo para que um especialista entre em contato com você em breve!  



#VamosJuntos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados