Profissão Trader

Tempo de leitura: 2 minutos

Profissão Trader

Curtir o home-office, fazer o próprio horário e, ainda por cima, colocar o dinheiro para trabalhar para você. Gostou? Pois é assim que vive o trader, essa importante figura do mercado financeiro.

A liberdade no planejamento da rotina e a possibilidade de ganhos expressivos faz com que muitos não considerem a atividade uma profissão, e sim um estilo de vida. Mas será mesmo só glamour a vida desse profissional? Será que é mesmo fácil e rápido ganhar dinheiro como trader?

Ficou curioso? Fique conosco e saiba mais sobre quem é e o que faz o trader!

Quem é o trader?

O trader é um profissional que atua no mercado, comprando e vendendo ativos para ganhar com as oscilações dos preços. 

Basicamente, sua função é comprar ativos no melhor preço possível (ou seja, quando estão baratos) e vendê-los quando atingem o valor previsto.

Vejamos os diferentes estilos de trabalho que o trader pode ter, a depender do prazo de suas transações:

Day Trader

As operações começam e terminam no mesmo dia. Por isso, o trader não paga e nem recebe o valor da negociação, somente a variação entre a compra e a venda. 

Logo, isso permite que ele movimente uma soma de dinheiro muito maior do que possui.

Scalper Trader

Aqui o trader opera mais rápido ainda. Ele utiliza a estratégia chamada scalping, que consiste em vários movimentos rápidos do mercado durante o dia e que podem durar somente alguns segundos.

Swing Trader

Essa modalidade contém um prazo um pouco mais longo. No swing trader, as transações  podem durar de 1 dia a 2 semanas.

Position Trader

Essa sistemática utiliza análises que demandam mais tempo para se concretizarem. Dessa forma, esses traders carregam os ativos até o momento certo para a venda. 

Por isso, as operações podem durar semanas e, eventualmente, até alguns anos.

E quem pode ser trader?

Ao contrário do que muitos pensam, não é da noite para o dia que alguém se torna um trader de sucesso. Há pontos importantíssimos que devem ser trabalhados para que isso aconteça. Veja alguns deles:

  • Estude muito!

Salvo por sorte, ninguém ganha dinheiro no mercado financeiro sem uma boa bagagem técnica. Portanto, para executar transações com segurança e no momento certo, é necessário muito estudo e conhecimento do mercado.

Não existe uma formação específica para trader. Entretanto, há bons cursos no mercado que podem auxiliar nas técnicas e rotinas necessárias para a profissão. 

  • Tenha controle emocional

Ter sangue frio é indispensável para esse profissional. Muitos não se adaptam às oscilações do mercado e se deixam levar por ondas de medo ou de euforia.

Logo, o trader deve sempre ter claro que está sujeito a perdas e que essas podem ser recuperadas em outras oportunidades. Mas isso somente ocorrerá se tiver domínio emocional frente aos imprevistos e dificuldades.

  • Defina limites

Para que tenha vida longa na profissão, é fundamental que o trader estabeleça limites. Tão importante quanto o volume de dinheiro que irá operar, é definir o ganho que deseja e a perda que pode suportar. 

E então, ficou interessado em saber mais sobre esse mercado? Deixe aqui suas dúvidas ou comentários e acompanhe as informações e novidades da Terra Investimentos!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados