Psicologia Econômica: como as emoções influenciam seu sucesso financeiro

Tempo de leitura: 3 minutos

Psicologia Econômica: como as emoções influenciam seu sucesso financeiro

Seja na hora de investir, economizar ou consumir, o emocional impacta diretamente nossa relação com o dinheiro.  

Durante a 2a Semana da Investidora, evento de educação financeira que realizamos recentemente com o apoio da B3, dedicamos a live “A Cabeça do Investidor” para debater sobre o lado comportamental das pessoas em suas finanças. 

Na ocasião, entrevistei a renomada psicanalista, consultora e doutora em Psicologia Econômica, Vera Rita de Mello Ferreira, que compartilhou conhecimentos valiosos sobre tomada de decisão, finanças comportamentais, dicas para economizar e as principais ciladas que devemos evitar.

“Dá gosto ver o dinheiro crescer.
Quanto mais você consegue guardar e investir,
mais animado você fica para fazer isto.”
(Vera Rita de Mello Ferreira)

Se você não conseguiu acompanhar ao vivo, não se preocupe! Você pode conferir agora a gravação da live e acompanhar tudo o que rolou nesse dia. Descubra por que o equilíbrio entre razão e emoção tem tudo a ver com seu bolso e seu sucesso financeiro:


Entre diversos assuntos abordados, Vera deu uma dica para quem tem renda e dificuldade de priorizar o investimento:  “Uma das formas mais eficientes de guardar dinheiro é fazer
aplicações automáticas. “Com isto, você pula o problema do hábito, da disciplina e da organização”, ressalta. “Escolha uma aplicação e destine um valor para isso todos os meses automaticamente. Aí já é meio caminho andado”, complementa

E se faltar dinheiro depois? Diante deste questionamento, Vera diz que é preciso – antes de mais nada – seguir a máxima que todos os educadores financeiros do mundo falam: pague-se primeiro. Ou seja, a pessoa simplesmente não pode gastar o dinheiro que não tem.

Neste caso, ela recomenda que a pessoa busque condições melhores de trabalho: “É claro, tem situações que não sobra mesmo, aí vai ter que buscar mais dinheiro, vai ter que lutar por mais condições profissionais, melhores condições de vida e tudo mais”. 

Durante a live, Vera mostrou que a cabeça percebe e lida com o dinheiro de forma bem diferente em algumas circunstâncias. Exemplos disso é que tendemos a gastar menos quando usamos dinheiro em espécie (em vez de cartão) e quando ele está aplicado na conta investimento. “A gente não gosta de mexer nos investimentos”, enfatiza. Neste caso, ela recomenda inclusive ter uma outra conta em outra instituição. 

Outro ponto que merece muito cuidado são os pequenos gastos (como, por exemplo, as “blusinhas”, i-food, Uber, etc). Eles podem parecer inofensivos na contabilidade mental, mas afetam o orçamento quando a fatura chega. 

Alguns dos assuntos abordados na live

• O que é Psicologia Financeira
• Ciências comportamentais em debate no Brasil e no mundo
• Como a independência financeira da mulher influencia seu comportamento
• Dicas para conseguir economizar dinheiro e investir
• Ciladas que nos fazem gastar mais dinheiro
• Contabilidade mental: gastar dinheiro em espécie X gastar com o cartão
• Diferenças comportamentais das mulheres e homens na hora de lidar com o dinheiro
• Cuidados com euforia, pânico, raiva, tristeza e frustração

Quem é Vera Rita de Mello Ferreira

Vera é Psicóloga (PUC-SP), Psicanalista (Instituto Sedes Sapientiae), Mestre (USP) e Doutora em Psicologia Social (PUC-SP), com tese sobre Psicologia Econômica. Professora de Psicologia Econômica, Educação Financeira e Arquitetura de Escolhas na Vértice PSI (Instituto de Psicologia Econômica e Ciências Comportamentais). Professora do MBA Economia Comportamental na FGV. Criadora do canal Pílulas de Psicologia Econômica no YouTube que conta com mais de 1.800 vídeos. Palestrante e Autora dos livros “Psicologia Econômica – estudo do comportamento econômico e da tomada de decisão”, “A Cabeça do Investidor”, “Decisões Econômicas – você já parou para pensar?” e do audiolivro “Psicologia Econômica e Psicanálise”. Instagram: @psicologiaeconomica – E-mail: [email protected]

Perdeu o evento? Dá para maratonar agora!

A 2a Semana da Investidora é uma trilha de conhecimento sobre finanças, planejamento de vida e introdução ao mundo dos investimentos que vai te colocar em um novo patamar. Ao longo da jornada de lives, você se sentirá mais segura, inspirada e motivada para direcionar seus caminhos para uma vida com mais tranquilidade financeira e prosperidade. Acesse a playlist completa aqui!

Quer receber materiais exclusivos?

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos de educação financeira, entre eles o e-book “Como economizar dinheiro e começar a investir”. Clique aqui.

#VamosJuntas #VamosJuntos


Aleksandra Zakartchouk é Assessora de Comunicação e Conteúdo da Terra Investimentos desde 2018. É  apaixonada por storytelling e pelo ofício de escrever e criar experiências. Já trabalhou na Bolsa de Valores e em outras empresas do mercado de capitais, tendo ampla experiência em iniciativas de educação financeira. Produz conteúdo digital focada em ajudar as pessoas a ingressarem no mundo dos investimentos para que, através dele, conquistem seus objetivos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados