Qual foi o comportamento das commodities agrícolas no 1° trimestre de 2024?

Tempo de leitura: 2 minutos

Imagem mostra commodities agrícolas no campo
Imagem mostra commodities agrícolas no campo

O primeiro trimestre de 2024 está praticamente encerrado (escrevo o texto no dia 28/03), e o comportamento das principais commodities agrícolas teve movimentações distintas no mundo. 

São vários os fatores que influenciaram nos preços, como clima, déficit de oferta, relação entre estoque e consumo, entre outros. 

Abaixo alguns números: 

Maiores oscilações positivas

Destaco alguns breves pontos das três maiores oscilações positivas a seguir.

Cacau

A fraca colheita na África Ocidental – onde estão os principais fornecedores dessa commodity agrícola no mundo – trouxe um déficit de fornecimento pelo terceiro ano consecutivo e fez os preços dispararem, chegando à maior cotação histórica.

Atualmente, a relação entre estoques e moagem está no menor nível em 40 anos.

Café robusta

Impactado pelos efeitos do El Niño, o Vietnã, maior produtor mundial dessa espécie, viu sua produção reduzir e afetar o balanço mundial da commodity. Outros fatores que contribuíram para fortalecer o cenário de alta nos preços foram a alta do frete marítimo e os problemas no Mar Negro (ataques a embarcações pelo grupo Houtis).

Suco de laranja

O Brasil – maior produtor mundial de laranja – também teve o clima afetado pelo El Niño, que trouxe calor e seca às regiões produtoras de laranja. Por aqui, a produção reduziu pelo segundo ano consecutivo, o que afetou a oferta mundial.

Lembrando que dois terços da produção mundial vem dos pomares brasileiros. A expectativa do mercado é de , em junho deste ano, os estoques mundiais estejam 25% menores do que na safra passada. Este seria o menor nível histórico já registrado.

A importância do hedge agrícola

É sempre importante salientar ao produtor da importância de se utilizar as ferramentas de hedge disponíveis no mercado financeiro para proteger contras as oscilações dos preços e garantir margem no ciclo produtivo. 

Afinal, nem todos os produtores de arroz, trigo, soja, milho, boi ou aveia perderam margem ou tiveram prejuízo neste trimestre. Existem produtores que estão protegidos e com sua receita totalmente previsível utilizando essas ferramentas e contando com a assessoria que mais entende do agronegócio: A da TERRA INVESTIMENTOS.

Abra sua conta na TERRA INVESTIMENTOS e conte com nossa assessoria personalizada para o seu negócio! 

#VAMOS JUNTOS 

LEIA TAMBÉM:

Hedge agrícola: 5 perguntas frequentes sobre o tema

Curvas de preço no mercado futuro: o que são e como utilizar

Washout no Agro: você sabe o que isso significa?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados