Se você tem um seguro auto, sabe que, além da cobertura de danos decorrentes de algum sinistro, pode contar com chaveiro, guincho, troca de bateria e outros serviços, certo? O que muitas pessoas não sabem é que também existe assistência no seguro residencial – o que, muitas vezes, pode compensar o valor pago pela apólice.
Esse tipo de assistência abrange diversas formas de atendimentos residenciais, desde as mais urgentes até as que podem ser programadas com certa antecedência pelo segurado. A seguir, entenda como funciona e conheça os benefícios desse serviço.
O que é assistência no seguro residencial?
Todo seguro residencial possui dois tipos de coberturas: as básicas e as opcionais. As básicas, como o nome sugere, são aquelas sem as quais o seguro não pode existir, e, na maioria das seguradoras, elas contemplam incêndio, queda de raio e explosões.
Já as opcionais são as que dependem do contexto do contratante. Por exemplo, quem mora em locais sujeitos à fenômenos da natureza, pode incluir na apólice proteção contra inundações ou tremores de terra, se for o caso. Outras bem específicas são roubo, moradia temporária, vazamentos no imóvel, quebras de vidros e espelhos, e assim por diante. Esse tipo de cobertura pode variar bastante de acordo com cada seguradora, e a escolha de cada uma também influenciará no preço da apólice.
E dentro do seguro, existe também um pacote de assistências, que podem ser emergenciais (com cobertura 24 horas) ou serviços agendados de reparos e instalações residenciais. Normalmente, a assistência do seguro residencial vem automaticamente na contratação da apólice, mas é sempre importante checar quais são os serviços oferecidos, pois isso também varia conforme cada seguradora.
Quais serviços essa assistência oferece?
Como vimos, a assistência do seguro residencial pode cobrir situações urgentes – que envolvam problemas elétricos, hidráulicos ou de segurança – até serviços voltados ao conforto da casa.
De forma geral, as seguradoras oferecem a mão de obra, e os materiais para o serviço são pagos pelo segurado. Confira alguns dos serviços mais utilizados:
- – troca de chaves e fechaduras;
- – desentupimento;
- – encanador;
- – eletricista;
- – conserto de máquina de lavar, fogão, microondas, forno elétrico e demais itens domésticos;
- – troca de resistência e de chuveiro;
- – instalação de cortinas, quadros, painéis, espelhos e afins;
- – instalação de painéis de MDF para TV;
- – limpeza de caixa d’água;
- – limpeza de ar-condicionado;
- – retirada de entulhos;
- – troca de telhas e limpeza de calhas;
- – mudança e guarda móveis;
Como funciona a assistência no seguro residencial?
Ao contratar o seguro residencial, o segurado já tem direito a utilizar os serviços cobertos pela assistência. Lembrando que esses serviços podem variar bastante conforme cada seguradora, e é importante checar o que é oferecido no momento da contratação.
As seguradoras possuem parceria com empresas que fornecem profissionais para os diversos tipos de serviços oferecidos. Antes de ser realizada a assistência, é gerada uma ordem de serviço, e o segurado já pode inclusive saber o nome do profissional que irá até a sua casa lhe atender.
Além dos tipos de serviços, o pacote de assistência também determina a quantidade que se pode solicitar de cada um deles durante a vigência da apólice. Esse é outro ponto importante que o segurado deve observar na hora de contratar o seguro, para evitar surpresas e poder se programar.
Vantagens da assistência no seguro residencial
Imagine a seguinte situação: você está tranquilamente em casa e é surpreendido por uma pane elétrica, ou por um vazamento grave. Se precisar chamar um profissional para resolver o problema, certamente pagará mais caro pelo caráter de urgência. E, se não conhecer quem possa fazer o serviço necessário, precisará chamar alguém aleatoriamente, o que pode ser arriscado.
Por outro lado, ao acionar a assistência emergencial, você sabe que poderá contar com profissionais parceiros da seguradora, e que já passaram por uma seleção prévia. Além de ser mais seguro, a urgência não vai onerar o serviço do qual você precisa.
Outro exemplo: você acabou de se mudar, e precisa instalar TV, máquina de lavar, trocar chuveiro, checar a rede elétrica, pendurar cortinas e quadros nas paredes, e por aí vai. Imagine quanto lhe custará chamar um profissional para cada um desses serviços? Certamente, tudo isso sairá mais caro do que você pagou pelo seguro residencial, mesmo que o pacote de assistência tenha uma quantidade limitada de atendimentos.
Se você ainda não está convencido sobre as vantagens do seguro residencial, ou tem alguma dúvida específica e gostaria de mais informações sobre pacotes de assistência, que tal contar com a equipe especializada em seguros da Terra Investimentos? Nossos profissionais também podem lhe dar todo suporte em outros tipos de seguros, como seguro de vida, seguro saúde, seguro viagem, e assim por diante.
Clique aqui, e conheça melhor os nossos serviços!