Seguro saúde: como funciona? Vale a pena investir em um?

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra procedimento médico coberto por seguro saúde
Imagem mostra procedimento médico coberto por seguro saúde

Nos últimos tempos, a crescente preocupação com a saúde, bem estar e qualidade de vida tem feito o seguro saúde ser um dos tipos de seguros mais procurados pelas pessoas de forma geral. Nesse sentido, um dos motivos é o custo que, dependendo do caso, é bem mais em conta do que os tradicionais planos de saúde.

Embora essa modalidade esteja se tornando cada vez mais popular, ainda há quem não conheça ou tenha dúvidas sobre o seu funcionamento. Por isso, preparamos este material com os principais pontos que você precisa conhecer para avaliar se vale a pena investir em um seguro saúde. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura a seguir!

O que é seguro saúde?

O seguro saúde é um produto oferecido pelas seguradoras que cobre despesas médicas como consultas, exames, internações, entre outras. Da mesma forma que os planos de saúde, esse tipo de seguro tem o objetivo de prestar assistência médico-hospitalar para quem não deseja depender da rede pública de saúde. Inclusive, ele também é regido pela Lei 9.656 e supervisionado pela ANS (Agência Nacional de Saúde). Ou seja, o seu beneficiário conta com diversos direitos regulamentados pela legislação de saúde vigente.

Outro ponto em comum que o seguro saúde tem com os planos de saúde é o prazo de carência. Nesse sentido, cada contrato definirá o tempo que o segurado precisará esperar para usufruir dos serviços que estarão à sua disposição.

Quais as coberturas desse tipo de seguro?

Dependendo da seguradora, existem diferentes serviços que podem ser cobertos ou não. Normalmente, os tipos de seguro saúde mais utilizados são os seguintes:

  • Seguro saúde ambulatorial: esse tipo de seguro cobre assistência médica em consultórios, clínicas e ambulatórios, incluindo emergências. Nesse caso, o segurado pode realizar exames e fazer procedimentos médicos que não exijam internação.
  • Seguro saúde hospitalar: cobre custos de internações, de acordo com o número de diárias que o contrato prevê.
  • Seguro saúde hospitalar + ambulatorial: como o nome diz, esse tipo de seguro reúne os benefícios dos dois anteriores (consultas, exames e internações).
  • Seguro saúde hospitalar com obstetrícia: além das coberturas do seguro hospitalar, inclui também todos os procedimentos médicos relacionados à gravidez e ao parto, como o pré-natal, por exemplo.

Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

Em relação aos serviços oferecidos, as duas modalidades são bem parecidas e, por isso, é natural que haja certa confusão. Ou seja, ambas atendem às demandas do beneficiário que precisa de algum tipo de assistência médica.

No entanto, há diferenças que podemos perceber principalmente na abrangência do contrato e no preço de cada uma, conforme veremos a seguir.

Plano de saúde

No plano de saúde, existe uma rede credenciada de profissionais e estabelecimentos que o beneficiário pode utilizar. De acordo com cada plano, a lista contemplará uma quantidade maior ou menor de profissionais, hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios. De qualquer forma, é somente com essa rede que o contratante pode contar na hora de utilizar qualquer serviço.

Quanto às coberturas, se o serviço que o beneficiário utilizar estiver previsto no contrato, ele não precisará pagar nada além da mensalidade do plano. Porém, alguns procedimentos podem não estar contemplados pelo plano. Nesse caso, mesmo tendo um plano de saúde, o usuário precisará arcar totalmente com as despesas.

Seguro saúde

Basicamente, a maior diferença entre os dois produtos é que, no caso do seguro saúde, o segurado não fica restrito a uma rede conveniada. Nesse sentido, ele pode escolher o seu profissional e laboratórios de preferência, bem como decidir em que hospitais ou clínicas deseja ter atendimento.

À primeira vista, pode parecer que esse diferencial custa bem mais caro para o contratante, não é mesmo? Pois na prática, o que acontece é justamente o contrário. Embora o prêmio do seguro saúde dependa da cobertura de cada contrato, normalmente os valores são bem mais acessíveis do que os de um plano de saúde. Isso porque o operacional desse seguro é diferente dos planos das operadoras de saúde, conforme explicaremos a seguir.

Digamos que você utiliza o seguro saúde para consultar com o médico de sua preferência. Nesse caso, você pagará a consulta e, posteriormente, o seguro fará o ressarcimento da sua despesa. No entanto, você não vai receber o ressarcimento integral, e sim o percentual que acordou no momento da contratação. Logicamente, quanto maior o seu prêmio, maior também será a quantia que receberá de volta quanto utilizar esses serviços.

Vantagens de um seguro saúde

De acordo com tudo o que vimos até aqui, podemos relacionar as seguintes vantagens que você tem ao contratar um seguro saúde:

Liberdade de escolha na hora do atendimento

A principal diferença entre as duas modalidades é também uma das grandes vantagens do seguro saúde. Como vimos, esse tipo de seguro permite que você escolha quem irá lhe atender e onde o procedimento será realizado. Além de poder contar com profissionais de sua confiança, isso agiliza o seu atendimento. Ou seja, você não precisa se submeter a listas de espera de médicos ou exames, por exemplo.

Personalização dos serviços

Normalmente, o modelo dos planos de saúde é bastante rígido, pois oferece condições mais padronizadas. Por outro lado, no seguro-saúde, você pode contratar os serviços de acordo com as suas necessidades. Isso porque a ANS permite que esses seguros contenham diferentes módulos de coberturas, o que torna o produto bem mais flexível.

Melhor relação custo-benefício

Pelo fato de você escolher pelo que quer pagar, o seguro saúde pode se tornar bem mais acessível do que os tradicionais planos de saúde. Dessa forma, você pode escolher coberturas que caibam no seu bolso, sem prejudicar o orçamento familiar.

Porém, ao contratar um seguro saúde, você terá que ter mais atenção com a sua reserva de emergência. Isso porque, se você precisar de algum atendimento urgente, precisará arcar com parte das despesas médicas. Nesse sentido, o percentual de ressarcimento dessas despesas dependerá do que foi definido no contrato.

Praticidade no atendimento

Muitos planos de saúde exigem uma série de comprovações e burocracias que acabam atrasando o atendimento. E isso pode ser um problema, especialmente quando há urgência em determinado procedimento.

Nesse sentido, seguro saúde costuma ser bem mais ágil. Exceto nos casos de valores mais elevados e que demandem mais informações por parte do segurado, o ressarcimento é feito normalmente de forma bastante ágil.

Como contratar um seguro saúde?

Para contratar um bom seguro saúde, é preciso prestar atenção em alguns pontos importantes. Nesse sentido, conhecer as coberturas, a carência e a reputação da seguradora são alguns aspectos fundamentais para fazer uma boa escolha.

Aqui na Terra, temos uma equipe especializada com foco em seguros e previdência privada, que pode lhe auxiliar a encontrar as melhores opções, de acordo com as suas necessidades e planejamento financeiro. Que tal conhecer melhor nossos serviços? Abra já uma conta na Terra, e conte com todo o suporte de uma das melhores equipes do mercado financeiro!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados