Carrefour (CRFB3): lucro liquido cai 28% no 4° trimestre de 2022

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O Carrefour Brasil (CRFB3) apresentou lucro líquido ajustado de R$ 550 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), valor 28,2% abaixo do resultado líquido do mesmo período do ano anterior. No acumulado de 2022, a cifra bateu R$ 1,8 bilhão, uma queda de 24,1% no comparativo anual.

No 4T22, as despesas operacionais atingiram R$ 4,2 bilhões, alta de 64,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a dezembro de 2022, essas despesas totalizaram R$ 13 bilhões, representando um crescimento de 42% em relação ao acumulado de 2021. Segundo a companhia, o aumento se deve à integração do Grupo BIG e aceleração das conversões de lojas. “Excluindo o Grupo BIG, as despesas VG&A aumentaram 15,0% a/a e representaram 12,5% das vendas líquidas”, explicou o Carrefour na divulgação dos resultados.

A receita bruta do 4T22 somou R$ 31,4 bilhões, 38,2% acima do último trimestre de 2021, com crescimento em todos os negócios. No Cash & Carry (Atacadão + Maxxi), a alta foi de 22,6; no varejo (Carrefour + Big), de 47,7%; e o Sam´s Club (clube de vendas do Wall Mart) também contribuiu para o indicador, com receita bruta de R$ 1,4 bilhões no trimestre e R$ 3,5 bilhões no acumulado do ano.

A margem bruta do último trimestre de 2022 foi de 21,7%, alta de 1,1 ponto percentual (p.p) em relação ao mesmo período de 2021. No comparativo anual, o indicador se manteve estável, em 20,2%.

O EBITDA ajustado consolidado foi de R$ 2,0 bilhões no 4T22, 12,4% superior ao de outubro a dezembro de 2021. No acumulado de 2022, o indicador somou R$ 6,6 bilhões, alta de 15,9% no comparativo anual. Segundo o Carrefour, a boa rentabilidade do Cash & Carry, a melhora das margens do varejo e do banco e a operação do Sam´s Club impulsionaram positivamente a geração de caixa operacional do trimestre e do ano.

Fortalecimento do digital e expansão das lojas

O GMV (volume bruto de mercadorias) total ultrapassou R$ 2,0 bilhões no 4T22, mais de duas vezes superior ao do último trimestre de 2021. Segundo a companhia, a melhora do indicador ocorreu devido à duplicação do segmento de alimentos à aquisição do BIG.

Em 2022, o Carrefour Brasil manteve o ritmo de expansão orgânica com a abertura de 20 novas lojas de Cash & Carry, sendo que 6 delas abriram no 4T22. O grupo ainda informa que, desde 2018, mais de 100 lojas foram abertas com a bandeira Atacadão. Ainda no 4° tri22, o Carrefour concluiu a primeira onda de conversões relacionadas à aquisição do Grupo BIG, com 59 lojas convertidas no final do ano passado.

Dívida e resultado financeiro líquido

Em dezembro de 2022, o volume de empréstimos (líquidos de derivativos) da companhia somava R$ 15,3 bilhões, R$ 8,5 bilhões acima do final de 2021. Segundo o Carrefour, esse aumento ocorreu principalmente pela aquisição do Grupo BIG e pela renovação de crédito rotativo de R$ 3 bilhões junto ao Carrefour França.

O custo líquido da dívida somou R$ 481 milhões no 4T22, R$ 313 milhões acima do ano anterior, mas praticamente em linha com o trimestre, devido ao aumento do nível de endividamento da empresa e taxas mais altas de juros no
Brasil. O resultado financeiro líquido foi de -R$ 790 milhões no 4T22.

Banco Carrefour

No 4T22, o faturamento do Banco Carrefour totalizou R$ 14,5 bilhões, valor 9,1% superior no comparativo anual, devido principalmente ao desempenho dos cartões Carrefour e Atacadão. No último trimestre, o EBITDA ajustado do banco cresceu 22,8%, e o lucro líquido, 21,2%.

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