O Mercado Livre (MELI34) reportou lucro líquido de US$ 165 milhões no 4° trimestre de 2022 (4T22), resultado que reverteu o prejuízo de US$ 46,1 milhões do mesmo período do ano anterior.
A receita líquida da companhia alcançou US$ 3,3 bilhões, alta de 40,9% na moeda local em comparação ao 3° trimestre de 2021. Considerando uma base cambial neutra, a evolução do indicador foi ainda maior – aumento de 56,5% em relação ao ano anterior.
A operação do Brasil é responsável por praticamente metade da receita líquida da companhia, cerca de US$ 1,5 bilhão. Considerando a evolução do indicador em reais, o aumento das vendas foi de 28% na base trimestral de 2021.
O crescimento da receita líquida no e-commerce foi de 22,3% no 4T22, alta de 22,3% em relação a um ano antes. No período, as vendas no marketplace cresceram 21% (ou 34,7% na moeda constante), atingindo US$ 9,6 bilhões pelo critério GMV (volume vendido de mercadorias).
Os resultados do 4T22 foram puxados pelo incremento do comércio e dos negócios de seu braço financeiro. Na divulgação dos números, o Mercado Livre ressalta que o Brasil é peça-chave de sua performance.
“No Brasil, esperamos que nossa maior ‘sofisticação’ sirva para atender clientes maiores e mais importantes no marketplace, enquanto os vendedores de porte pequeno e médio continuarão a direcionar o nosso crescimento e o ganho de participação de mercado”, declarou a empresa.
É importante destacar que os resultados do 4T22 não refletem o estouro da crise da Americanas, que ocorreu somente no início de 2023.
Já a receita líquida do Mercado Pago, braço financeiro da companhia, atingiu US$ 1,3 bilhão, crescimento de 73,5% no acumulado do ano (ou 92,7% em moeda local). Segundo a companhia, o segmento performou acima das expectativas com a contribuição dos serviços de pagamentos e da conta digital. Isso porque o volume total de pagamento de ambas categorias cresceu três dígitos no ano passado.
O Mercado Livre também registrou avanço de 45,3% no volume total de pagamentos (ou 79,5% em moeda constante) no comparativo entre os últimos trimestres de 2022 e 2021, chegando a US$ 36 bilhões no 4T22.
(Fonte: Reuters)