Ações baratas: como encontrar as melhores oportunidades na Bolsa?

Tempo de leitura: 4 minutos

Como encontrar ações baratas na bolsa de valores
Como encontrar ações baratas na bolsa de valores

Quando você toma a decisão de investir no mercado de renda variável se depara com uma grande quantidade de opções disponíveis. Afinal, quais são as melhores escolhas? Quais são as ações baratas da Bolsa? 

As respostas para estas perguntas não são tão simples, mas podem ser encontradas com o auxílio de métodos, ferramentas ou casas de análises. 

Lembre-se que na hora de investir é sempre preciso levar em conta seu perfil de investidor. Se é mais conservador, moderado ou arrojado. E também que filosofia de investimentos você irá seguir. É possível, por exemplo, focar no longo prazo (buy and hold), operar swing trade ou então fazer daytrade (para investidores que toleram risco alto). 

Assim, dependendo da estratégia, os métodos para precificar os ativos e encontrar as ações mais baratas da Bolsa também vai variar. 

Quando identificar se uma ação está barata? 

Comprar ações a um preço baixo e vendê-las a um preço maior parece tentador e uma estratégia para fazer dinheiro. Essa lógica na Bolsa é muito usada. Mas será que é assim tão fácil? 

É importante ressaltar que o preço de uma ação nem sempre reflete seu valor de fato. O preço é a quantia financeira pela qual a ação é negociada no momento. Já o valor é medido por indicadores financeiros, análise macro e microeconômica e outras variáveis que definem o valuation da empresa e do investimento. Assim, você pode encontrar ações baratas, mas não quer dizer que elas são necessariamente um bom negócio. 

açõesbaratas-blog-terrainvestimentosUma das formas de se avaliar empresas de capital aberto é analisar o fluxo de caixa descontado. Assim, é possível projetar o desempenho operacional da companhia pelos próximos cinco ou dez anos. Ao fazer estimativas, atribui-se um valor presente à empresa e é possível chegar a um “valor justo” do ativo naquele momento. Ou seja, identificar se o valor que você irá pagar em cada ação está barato ou caro neste momento. 

Mas esta forma de análise não é tão fácil e acaba sendo pouco acessível para os pequenos investidores, que têm pouco tempo ou falta de conhecimentos técnicos aprofundados para realizar estes estudos e comparativos. 

Uma forma mais simples e que serve como uma análise prévia das empresas é analisar os múltiplos das companhias. Esses dados podem ser comparados e, assim, o investidor pode encontrar as ações baratas do momento. Esses indicadores apontam a relação entre o preço da empresa no mercado e os indicadores de desempenho dela. Assim, é possível descobrir se o preço que está sendo ofertado no Home Broker está caro ou barato. 

Múltiplos para encontrar ações baratas 

Ao realizar uma análise fundamentalista sobre as empresas listadas na Bolsa, você pode olhar para dezenas de fatores. São vários os números, indicadores e aspectos que, juntos, podem ser combinados para que você tome a decisão se irá investir naquela empresa ou não. 

Vamos destacar aqui três múltiplos que são muito usados por profissionais do mercado e investidores para encontrar as ações baratas da Bolsa. 

P/L (Preço sobre Lucro) 

Compara o valor de mercado da companhia com o lucro líquido nos últimos 12 meses, ou o preço da ação com o lucro por ação no mesmo período. É possível utilizar o lucro histórico ou o projetado. Pelo P/L você consegue descobrir quantos anos levaria para recuperar o valor investido só com o recebimento de lucros da empresa. 

P/VPA (Preço sobre Valor Patrimonial da Ação) 

Relaciona o valor de mercado da companhia com o valor contábil do patrimônio líquido da empresa. Ou o preço da ação com o valor patrimonial de cada ação. Assim, o P/VPA aponta o quanto o mercado está disposto a pagar pelo patrimônio líquido da companhia.  

Em geral, quando o P/PVA é alto, o mercado está negociando as ações acima do valor patrimonial. Do lado oposto, quando o P/VPA está baixo, indica ação barata (ou descontada) e pode ser um momento para adquiri-la.

EV/Ebitda (valor da empresa – Enterprise Value sobre o Ebitda)

O Ebitda são os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Ao dividir o EV pelo Ebitda é possível comparar o valor da companhia (que é a soma do valor de mercado com a dívida líquida) e a geração potencial de caixa operacional. 

Você pode analisar os múltiplos de cada empresa e compará-los com as companhias do mesmo setor para ter uma noção do valor de cada uma. É bacana também verificar o histórico desses múltiplos nos últimos meses e anos para ver a evolução ou não deles na empresa. 

Hoje existem vários sites que já calculam esses indicadores e mostram para o investidor de forma rápida e acessível esses múltiplos. 

açõesbaratas-blog-terrainvestimentos-1Carteiras recomendadas: um trunfo para performar bem

Mas se você acha difícil, demorado ou não gosta de encontrar ações baratas pelos métodos de análise de múltiplos é possível seguir carteiras recomendadas de empresas confiáveis que fazem este trabalho por você. 

Isso mesmo, uma carteira recomendada de ações pode indicar de forma muito prática quais são os melhores ativos e as ações mais baratas para se investir no momento. 

As carteiras recomendadas podem ser semanais ou mensais e analisam ativos como ações, FIIs (Fundos Imobiliários) e BDRs (Brazilian Depositary Receipts). Assim, por meio delas, o investidor descobre as melhores oportunidades na Bolsa a partir de uma seleção dos melhores investimentos do momento na visão de especialistas. 

A Terra Investimentos, por exemplo, é uma das maiores casas de investimentos independentes do Brasil. Ela divulga carteiras recomendadas semanalmente e mensalmente. Confira aqui um Guia Definitivo de carteiras recomendadas.  

Tem dúvidas e precisa de ajuda? 

açõesbaratas-blog-terrainvestimentos-3É só enviar seus dados no formulário a seguir e um especialista de nossa equipe entrará em contato com você para esclarecer todas as suas dúvidas!

Tem dúvidas e precisa de ajuda? 

É só enviar seus dados no formulário a seguir e um especialista de nossa equipe entrará em contato com você para esclarecer todas as suas dúvidas! 



#VamosJuntos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados