Se você já investe, ou se está se programando para começar a formar suas reservas financeiras, já deve saber o quanto é importante acompanhar notícias sobre a economia. Nesse sentido, o Boletim Focus presta um grande auxílio, pois traz informações e projeções do mercado que afetam diretamente o nosso dia a dia.
Neste conteúdo, falaremos sobre o que é, para que serve e por que esse relatório é importante, não somente para quem investe, mas para quem deseja entender como os fatores macroeconômicos influenciam na nossa vida. Acompanhe a seguir!
O que é o Boletim Focus?
O Boletim Focus é um relatório feito semanalmente pelo Banco Central, que contém os indicadores macroeconômicos mais importantes para a economia. Entre esses indicadores, estão o PIB (Produto Interno Bruto), os índices de inflação (como IPCA e IGP-M), o câmbio, a taxa Selic, entre outros.
Como é feito o Boletim Focus?
Toda semana, o BC faz uma pesquisa que reúne as principais projeções para o cenário econômico feitas por diversas instituições financeiras. Com base nessas projeções, o Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (GERIN) elabora o relatório Focus, que costuma ser apresentado nos formatos de gráfico e tabela.
Entre os principais indicadores do Boletim Focus, estão os seguintes:
- – Taxa Selic: é a taxa básica de juros da economia brasileira.
- – Taxa de crescimento do PIB: o Produto Interno Bruto mostra o quanto o país produziu em um determinado período. Por isso, ele é considerado o termômetro da economia.
- – IPCA (Índice de Preços ao Consumidor amplo): esse é o índice que mede a inflação oficial do Brasil. Nesse sentido, ele mede as variações dos preços de produtos e serviços que chegam ao consumidor final.
- – IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado): além dos itens considerados pelo IPCA, o IGP-M engloba os custos de outros serviços e setores da economia.
- – Taxa de câmbio: no caso do Brasil, a moeda estrangeira referência para as projeções é o dólar.
Como consultar esse relatório?
Para consultar o Boletim Focus, basta acessar o site do Banco Central sempre nas segundas-feiras. A partir das 8:00 ele já está disponível para consulta.
Como interpretar o Boletim Focus?
Como vimos, o relatório é apresentado no formato de tabelas e gráficos. Para quem não é da área de finanças ou economia, à primeira vista pode ser confuso interpretar as informações. No entanto, ele é bastante objetivo e sintético, conforma veremos a seguir.
Na primeira página, você encontra uma tabela chamada “Mediana – Agregado”. Essa tabela demonstra o comportamento das variáveis analisadas durante o ano e a perspectiva para cada uma nos próximos três anos.
Abaixo, você pode ver um recorte dessa tabela:
Além da perspectiva atual para a variável, a tabela também mostra o comportamento de cada uma delas uma semana e quatro semanas antes da divulgação do relatório. Há também uma coluna com um número entre parênteses, que mostra há quantas semanas a variável está em alta, em baixa ou em linha com as expectativas do mercado.
As páginas seguintes do Boletim Focus seguem a mesma metodologia. No entanto, são apresentadas as expectativas mensais para cada variável, conforme abaixo:
No relatório, você também pode visualizar em gráficos as perspectivas para essas variáveis:
A importância do Boletim Focus para o mercado financeiro
Pelo fato de esse relatório contemplar as variáveis que mais influenciam a economia do país, o mercado o utiliza para projetar o cenário econômico. Dessa forma, não só as decisões sobre investimentos se tornam mais fáceis, mas também todas as que se relacionam aos gastos de maneira geral. Ou seja, com essas informações, as pessoas e as empresas conseguem planejar os seus orçamentos. Além disso, o governo pode estabelecer metas de crescimento para a economia.
Como vimos, o Boletim Focus traz comparativos anteriores além da análise atual. Isso ajuda a identificar quais variáveis se mantêm mais estáveis, e quais apresentam oscilações maiores. Assim, pode-se ter uma ideia de que pontos da economia necessitam de mais atenção no momento.
Outro ponto importante é em relação à tomada de decisões sobre investimentos. Isso porque, no mercado financeiro, não são raras as vezes nas quais o “efeito manada” influencia o comportamento do investidor. Porém, quando se tem em mãos informações fidedignas e atualizadas, é bem mais fácil evitar euforia ou pessimismo injustificados.