Macroeconomia e microeconomia: o que isso tem a ver com as suas finanças?

Tempo de leitura: 3 minutos

Macroeconomia e microeconomia afetam nossas finanças de forma geral
Macroeconomia e microeconomia afetam nossas finanças de forma geral

Pode ser que você não saiba o que significa, ou mesmo nunca tenha ouvido falar em macroeconomia e microeconomia. No entanto, saiba que ambos os conceitos estão sempre presentes no nosso dia a dia. De formas diferentes, cada um deles influencia nossos gastos, investimentos e todas as decisões que precisamos tomar sobre o nosso dinheiro. Por isso, mesmo para quem não trabalha com economia ou com o mercado financeiro, é importante entender do que trata cada um desses aspectos da economia.

Neste conteúdo, você entenderá o que é macroeconomia e microeconomia e como as variáveis abordadas por ambas afeta a nossa vida. Acompanhe a leitura a seguir!

O que é macroeconomia e microeconomia

Existem diferentes formas de dividir a economia para fins de estudo, e uma delas é justamente entre esses dois conceitos. Nesse sentido, a diferença entre ambos está no foco das variáveis que cada um deles considera para explicar o funcionamento da economia. A seguir, entenda cada um desses conceitos individualmente.

Macroeconomia

Quando falamos em macroeconomia (ou fatores macroeconômicos), estamos nos referindo a aspectos amplos da economia. Ou seja, a coisas que atingem não somente um grupo específico de pessoas, mas sim a atividade econômica de um país ou do mundo inteiro.

Para entender o funcionamento da economia, algumas das principais variáveis que a macroeconomia estuda são as seguintes:

PIB (Produto Interno Bruto)

O PIB de um país corresponde ao somatório de todos os produtos finais da economia. Basicamente, esse indicador funciona como um importante termômetro da economia nacional. Isso porque, quanto maior ele for, mais aquecida estará a atividade econômica do país, e vice-versa.

Para o cálculo do PIB, são consideradas variáveis como o consumo das famílias do mercado interno, investimentos das empresas e do governo, diferença entre exportações e importações e diversos índices da economia. Entre eles, estão o IPCA e outros índices inflacionários.

Inflação

A inflação é outro importante aspecto considerado no estudo da macroeconomia, pois ela afeta o poder de compra de toda a população de um país. Esse fenômeno pode ter diferentes causas, como o aumento da demanda ou dos preços das matérias-primas e da mão de obra que, por sua vez, encarecem produtos e serviços de forma geral.

Taxa de juros

Taxa de juros e inflação estão diretamente relacionadas, e ambas afetam a economia de um país. Em momentos de atividade mais aquecida, as pessoas tendem a gastar mais, o que é positivo para o crescimento econômico. No entanto, se o consumo se torna excessivo, isso pode gerar uma inflação alta e prejudicar o poder aquisitivo da população. Quando isso acontece, uma das formas de frear o consumo é aumentando a taxa de juros, o que torna o dinheiro mais caro e desestimula os gastos. Porém, se o país está na situação contrária e precisa de um estímulo para que a população consuma mais, o governo reduz os juros, facilitando dessa forma os gastos.

Política fiscal

Outra variável da macroeconomia é a política fiscal, que diz respeito aos investimentos realizados pelo governo. Nesse sentido, para impulsionar a economia, o poder público pode investir em determinados setores, reduzir impostos, ou adotar ambas as medidas simultaneamente, a depender da necessidade.

Outras variáveis macroeconômicas

Entre os outros aspectos considerados pela macroeconomia estão o nível de empregos, taxa de câmbio, renda nacional e tudo mais que se relacione com o macroambiente. Todos eles são muito importantes para o o entendimento da economia de um país.

Microeconomia

Se o papel da macroeconomia é estudar as variáveis econômicas mais abrangentes, a microeconomia proporciona uma visão individual de cada elemento que participa da economia. Ou seja, o seu estudo abrange os indivíduos, as famílias, as sociedades, as empresas, e assim por diante.

Em outras palavras, o foco da microeconomia está no entendimento da rotina financeira das pessoas e dos pontos específicos que fazem com que se tome decisões sobre a economia. Para isso, o seu estudo foca na oferta e demanda e em outras variáveis determinantes dos preços de forma geral.

Por exemplo, a microeconomia pode estudar como as famílias gerenciam o seu dinheiro, no sentido de gastarem com itens essenciais ou supérfluos. Além disso, as variáveis microeconômicas podem auxiliar no planejamento de uma empresa que deseja melhorar sua competitividade reduzindo custos, por exemplo.

Observe que a microeconomia considera sempre variáveis bem específicas, diretamente relacionadas aos entes analisados. Ou seja, ela escolhe um agente que participa da economia e dá atenção a essa pequena parte do todo, em vez de priorizar aspectos mais amplos do cenário econômico.

Resumo

Para não esquecer, confira o resumo que preparamos sobre as principais diferenças entre macroeconomia e microeconomia:

 MacroeconomiaMicroeconomia
FocoVariáveis econômicas do macroambiente.Variáveis econômicas individuais.
Como vê a economiaDe baixo para cima.De cima para baixo.
Variáveis consideradasPIB, inflação, taxa de juros, política fiscal, níveis de renda e emprego, taxa de câmbio, etc.Demanda, oferta, preços dos produtos, salários, consumo das famílias, etc.
Para que serveAjuda a controlar fatores importantes da economia, como níveis de preços, inflação, desemprego e pobreza como um todo.Ajuda na determinação de preços de produtos e  de mão de obra, custo de capital e outros dentro da economia.
Exemplos de temas que abordaQual o efeito da desaceleração da economia sobre o PIB?Como a demanda pode afetar o preço de um determinado produto?

Para ficar sempre por dentro de assuntos relacionados à economia e ao mercado financeiro, acompanhe também o nosso canal no YouTube.

Aprimore seus investimentos em Renda Fixa com nosso eBook GRATUITO!

Quer desvendar o mundo da Renda Fixa e aprender a escolher os melhores títulos para seu portfólio? Temos a solução perfeita para você! Baixe nosso eBook completo e gratuito sobre Renda Fixa, e descubra TUDO o que precisa saber para potencializar seus ganhos com segurança e tranquilidade. Aproveite essa oportunidade única e preencha o formulário abaixo para receber o seu exemplar:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados