Como investir no exterior de forma fácil

Tempo de leitura: 3 minutos

Como investir no exterior de forma fácil

Com os BDRs, você tem acesso às ações das maiores empresas globais e ETFs mais negociados do mundo – sem precisar abrir conta fora do Brasil.

Desde 2020, o investidor pessoa física pode investir em um produto na Bolsa que, até então, era disponível apenas a grandes investidores.

Até meados do ano passado, somente instituições financeiras, fundos de investimento e investidores qualificados (pessoas físicas ou jurídicas com investimentos superiores a R$ 1 milhão) podiam investir nos chamados BDRs, mas isto mudou após uma flexibilização na B3.

Com isto, os BDRs se democratizaram junto ao investidor de varejo, atraindo a atenção de quem tem interesse em investimentos no exterior.

Vamos conhecê-los melhor!

O que são os BDRs?

BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são certificados que representam ações de empresas no exterior, mas que são negociados aqui na B3. Através deles, o investidor no Brasil tem acesso às ações das maiores empresas globais e ETFs (Exchange Traded Funds) mais negociados no mundo.

É importante esclarecer que quem investe em um BDR não compra diretamente as ações da empresa no exterior, mas sim títulos lastreados nesses papéis (saiba mais no site da B3).

Com isto, o investidor conta com diversos benefícios. Veja a seguir!

shutterstock_508998532-1

Vantagens de investir em BDRs

Para o investidor, é uma alternativa interessante para diversificação de portfólio, pois ele pode ser acessado de forma simples (pelos sistemas das corretoras), sem a necessidade de mandar dinheiro para o exterior e sem a preocupação com a conversão do câmbio.

Além disso, o acesso do produto pelo investidor de varejo não é tributado pelo IOF e evita custos de remessa de recursos ao exterior, como câmbio e manutenção de contas.

Além de tudo, é uma ótima estratégia de diversificação.

“Embora as transações sejam em reais, as cotações das empresas são em dólar. Assim, na prática, o investidor aplica em ações e câmbio ao mesmo tempo”, destaca o analista da Terra Investimentos, Régis Chinchila.

É uma alternativa para investidores que buscam exposição no mercado internacional, o qual possui historicamente uma maior estabilidade econômica, sendo possível recebimento de dividendos em dólar em alguns casos.

Carteira Recomendada de BDRs da Terra 

Entre nossas diversas carteiras, a Terra Investimentos disponibiliza a Carteira Recomendada de BDRs, uma seleção dos 10 melhores ativos para investir, segundo as projeções de nossos especialistas.

É uma das formas mais práticas de investir em BDRs, pois você conta com a expertise e a recomendação dos especialistas que acompanham o mercado 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Com base na análise dos mercados internacionais, câmbio, economia, política e notícias corporativas, nossos analistas fazem projeções e identificam os investimentos mais promissores do mês.

Nossos especialistas fazem ainda um resumo do panorama do mercado e definem o preço-alvo de cada ativo, mostrando a oportunidade inicial e o potencial de geração de valor dos BDR, tornando tudo mais acessível e fácil de entender.

É ainda uma excelente forma de ficar por dentro do mercado e investir em sua educação financeira!

Como investir na Carteira Recomendada de BDRs da Terra?

É simples!

Após abrir sua conta gratuitamente na Terra Investimentos e transferir recursos da sua conta corrente no banco para sua conta na Terra, você pode investir na Carteira Recomendada de BDRs em um clique.

Mas atenção: por serem investimentos em renda variável, os BDRs são indicados  apenas para quem tem perfil arrojado e com apetite ao risco, já que o investidor fica exposto à volatilidade do próprio ativo e às variações do câmbio.

Se você não conhece seu perfil de investidor (o chamado “suitability”), não se preocupe!

Ao fazer seu cadastro, você responde um questionário online rápido e logo conhece seu perfil e os tipos de investimentos que pode fazer.

shutterstock_487150054Crédito editorial: Lucky-photographer / Shutterstock.com

Como atualizar a Carteira de BDRs quando ela é alterada?

Para cada tipo de investidor, há opções para fazer a atualização. Para isto, basta você verificar com qual delas você se identifica mais:

Através do assessor de investimentos
Para quem prefere contar com um especialista na hora de fazer a compra e venda dos ativos, basta solicitar a atualização da Carteira de BDRs através da Mesa de Operações, seja por telefone, e-mail, whatsapp ou chat. Em instantes, o assessor executa a ordem e o investidor não precisa se preocupar com nada mais.
Através de plataformas de investimentos
Esta é a opção para quem prefere fazer tudo sozinho e opera via autoatendimento. Neste caso, o próprio investidor entra no Home Broker ou em outra plataforma de negociação, fazendo a compra e venda dos ativos segundo a recomendação.

Como posso receber a Carteira de BDR agora no meu e-mail?

Normalmente, a Carteira Recomendada de BDRs é um relatório gratuito e exclusivo para clientes da Terra Investimentos. Porém, para que você também tenha a oportunidade de conhecer o valor deste conteúdo, abrimos o acesso dele por um período de degustação de 3 meses.

Cadastrando-se em instantes abaixo, você receberá a Carteira de BDRs + relatório preparado pela nossa equipe de Análise, com as razões e critérios por trás da recomendação de cada investimento.

A campanha tem prazo limitado. Aproveite a janela de oportunidade agora mesmo!



#VamosJuntos

Aleksandra Zakartchouk_FotoAleksandra Zakartchouk é Especialista de Comunicação e Conteúdo da Terra Investimentos desde 2018. É apaixonada por storytelling e pelo ofício de escrever e criar experiências. Já trabalhou na Bolsa de Valores e em outras empresas do mercado de capitais, tendo ampla experiência em iniciativas de educação financeira. Produz conteúdo digital focada em ajudar as pessoas a ingressarem no mundo dos investimentos para que, através dele, conquistem seus objetivos.


Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados