Como se planejar financeiramente para ir à Olimpíada 2024 em Paris

Tempo de leitura: 4 minutos

Como se planejar financeiramente para ir à Olimpíada 2024 em Paris

Confira as dicas da Terra Investimentos para você se organizar com sucesso para sua viagem à França. 

Os Jogos Olímpicos de Tóquio terminaram há poucas semanas, mas muita gente já está sonhando com a próxima edição do evento na França em 2024.

Se você deseja fazer esta viagem ou anda pensando em ir para algum outro destino internacional no médio ou longo prazo, este post é para você! Vamos te ajudar a se aproximar do seu objetivo e o primeiro passo para isto é planejar-se financeiramente e investir. 

Independentemente de onde você deseja chegar, investir tendo um objetivo vai te levar longe. 

Confira a seguir! 

Heloïse Sanchez – Equipe de Análise de Investimentos

 • “Antes de qualquer coisa, faça os cálculos para saber quanto que você irá precisar para a viagem. Faça cotações, conversão do câmbio e saiba que os preços estarão mais elevados, uma vez que os Jogos Olímpicos acontecerão na alta temporada (passagem, hotel, alimentação, transporte, ingressos, etc).
• Uma dica é já comprar as passagens e fazer a reserva assim que estiver disponível. Desta forma, as chances de garantir um preço menor são maiores (lei de oferta e demanda).
• A partir desse cálculo dos gastos, tenha em mente a quantia que precisa guardar por mês. Mas onde aplicar esse dinheiro? Assim como qualquer tipo de investimento, diversificação é a chave para o sucesso.
• Um ponto importante é já ir comprando euros ao longo de todo o processo.
• Do lado dos investimentos, na parte de renda fixa, o Tesouro Selic pós-fixado pode ser uma boa opção, já que a Selic vem aumentando a cada reunião do Copom e com perspectivas de novos aumentos até o final do ano, podendo permanecer alta também em 2022.
• Do lado da renda variável, uma boa opção são as ações pagadoras de dividendos, que além de não apresentarem grandes variações, acabam tendo o pagamento dos dividendos com certa frequência ao longo do ano.”

Fabrício de Lucca – Equipe de Assessoria de Investimentos

 • “Tenha disciplina para poupar e investir mensalmente um valor preestabelecido para acumular o montante necessário à realização da viagem.
• Produtos de investimento de baixo risco como a modalidade renda fixa são mais pertinentes até pelo cenário econômico atual de alta relevante da Selic e pressão inflacionária. LCA/LCI pós-fixadas e atreladas à inflação + cupom e/ou títulos do Tesouro Direto com vencimento próximo à data da viagem são ótimas opções.
• Evite utilizar cartão de crédito para pagamento de despesas e compras em viagens internacionais, mitigando surpresas na variação do câmbio e pagamento de alta alíquota de IOF. Prefira usar dinheiro em espécie e cartão pré-pago. 
Parcele a passagem aérea e a hospedagem via cartão de crédito (contribuindo com a acumulação de pontos em programas de vantagens) em parcelas que se acomodem no orçamento mensal. Isto evita descapitalização e dispêndio de alto montante financeiro à vista.”

Vanei Silva – Equipe de Câmbio

• “Quando o assunto é compra de moeda estrangeira, o primeiro passo é determinar a quantidade de dinheiro que precisará.
• Avalie sua disponibilidade de reais de forma que não te atrapalhe até a data.
• Faça uma programação de compras de moeda estrangeira sempre no mesmo período para diluir possíveis distorções do mercado. Ou seja, planeje-se para comprar todo dia 1o do mês ou a cada 3 meses, por exemplo.
• Compre moeda com instituições sérias e idôneas.
• Nunca deixe o maior volume de compra para a última hora.”

Régis Chinchila – Equipe de Análise de Investimentos

“Quando falamos em poupar dinheiro para atingir objetivos, a orientação geral nos leva para dicas como: separe 10% ou 20% dos seus ganhos; diminua os gastos; invista em renda fixa com taxas pré-definidas ou com expectativa de alta em um determinado prazo.
Mas para contribuir com a discussão, trarei outras variáveis para analisarmos:
– O que fazer se a pessoa tiver pouco capital e quiser ir aos Jogos Olímpicos de Paris?
– E se mesmo poupando ela não atingir a meta?
– De que forma a pessoa poderia dar um “upgrade” em seu passeio?
– Como poderia correr riscos maiores para atingir esse retorno mais elevado?
Neste contexto de potencialização, vamos falar sobre investimento em Bolsa, mas é importante lembrar que investir em renda variável requer um perfil de risco adequado (ou seja, se você for um investidor conservador, não será possível investir em ações). Se você pensa em retorno, necessariamente precisa refletir cautelosamente sobre risco.

Temos duas hipóteses:

• Na primeira, a pessoa vai garantir seu passeio para Paris na renda fixa (custos fixos) e outra parte pode potencializar com operações em ações. Ou seja, caso a parte da renda variável gere retornos neste período, ela poderá incluir outros passeios e ingressos ou melhorar sua estadia.
• Na segunda opção, a pessoa vai tentar com poucos recursos atingir o mesmo objetivo, acumulando ações em momentos interessantes de realizações do mercado acionário, dando ênfase aos fundamentos das empresas e ao timing das suas compras, gerando uma boa expectativa no seu portfólio de ações, sempre analisando o risco.

Por fim, lembro que o objetivo é uma descrição qualitativa daquilo que desejamos atingir. A meta descreve como iremos medir o progresso rumo ao atingimento do objetivo. Mantenha o foco e a determinação! Bons estudos e até os Jogos de Paris!”

Conte com nossa assessoria de investimentos!

Se você deseja contar com nossa assessoria personalizada, abra sua conta gratuita na Terra Investimentos. Nossos especialistas vão esclarecer todas as suas dúvidas e ajudar você a montar a melhor carteira de investimentos. Conte conosco para atingir seu objetivo mais rápido!

Quer saber mais?

O UOL fez uma matéria interessante sobre o tema. Vale a pena conferir aqui!

#VamosJuntos


Aleksandra Zakartchouk é Assessora de Comunicação e Conteúdo da Terra Investimentos desde 2018. É  apaixonada por storytelling e pelo ofício de escrever e criar experiências. Já trabalhou na Bolsa de Valores e em outras empresas do mercado de capitais, tendo ampla experiência em iniciativas de educação financeira. Produz conteúdo digital focada em ajudar as pessoas a ingressarem no mundo dos investimentos para que, através dele, conquistem seus objetivos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados