Conheça 5 importantes indicadores da análise técnica

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra indicadores da análise técnica em notebook de trader
Imagem mostra indicadores da análise técnica em notebook de trader

De acordo com o perfil, objetivos financeiros, ou mesmo experiência de cada um, existem diferentes estratégias para investir em ações. Para quem deseja operar no curto prazo, os indicadores da análise técnica fornecem um importante apoio para identificar as melhores oportunidades, bem como o momento certo de realizar uma compra ou uma venda.

Neste conteúdo, mostraremos alguns dos principais indicadores de tendências e de volatilidade da análise técnica utilizados pelos traders. Se você está em busca de mais conhecimentos sobre o tema, continue a leitura a seguir!

Como investir em ações: confira o guia completo

Spoofing: entenda essa forma de manipulação de mercado

Botão WhatsApp

5 indicadores da análise técnica para você conhecer

De acordo com a análise técnica – que tem como principal base a Teoria de Dow – a projeção dos preços de um ativo pode ser feita ao analisarmos os seus movimentos passados. Ou seja, para essa metodologia, para que possa tomar as melhores decisões, o investidor só precisa identificar as tendências e padrões nas variações de preços e volumes ao longo do tempo.

Isso porque, segundo Charles Dow (criador da teoria que leva seu nome), o movimento dos preços no mercado não é aleatório. Ou seja, eles seguem tendências que se sucedem e voltam a se repetir, e é aí que os indicadores da análise técnica contribuem para o entendimento desses padrões.

Confira agora alguns dos principais indicadores dessa metodologia:

1 – Suporte e resistência

Na análise técnica, os níveis de suporte e resistência auxiliam o investidor a entender como funcionam a oferta e demanda no mercado. Com isso, ele consegue ser mais assertivo em relação ao melhor momento de entrar ou sair de um ativo.

A tendência de preço de um ativo é diretamente influenciada pelas fases do mercado, e existe uma faixa dentro da qual esse preço oscila. E sempre haverá um ponto dentro dessa faixa no qual os preços encontrarão dificuldades para ultrapassá-la, seja para cima ou para baixo.

Nesse sentido, a linha de baixo da faixa é chamada de suporte, e a de cima, de resistência. O suporte nada mais é do que um piso psicológico para que o ativo continue caindo. Já a resistência é exatamente o contrário, ou seja, é o teto no qual o preço bate e não sobe mais. Quando a tendência do ativo muda, o antigo patamar de suporte tende a ser a nova resistência, ou vice-versa.

2 – Média móvel

Outro importante indicador da análise técnica é a média móvel, que ajuda a identificar o valor médio de um ativo em determinado momento.

Ao observar a média móvel, o trader consegue ter noção sobre os movimentos de uma tendência, ou seja, se ela continuará ou se é provável que venha a ser interrompida. Por isso, ela é bastante útil para decidir se é hora de comprar ou de vender um ativo.

Outra característica desse indicador técnico é que ele funciona como patamar de suporte e resistência para os preços. Se o preço supera a média, ele tende a ser um suporte; na situação contrária, a média móvel será a resistência, justamente porque o preço do ativo é inferior a ela.

Para o cálculo da média móvel, quanto maior for o período utilizado, maior também será o prazo de monitoramento da tendência. Por exemplo, uma média móvel simples de 200 períodos mostrará o preço médio de fechamento de um ativo nos últimos 200 dias em que foi negociado.

Break even no trade: o que é e por que isso é importante?

Price Action: o que é e como utilizar no trade?

Flipagem na bolsa: o que é e como funciona essa estratégia?

3 – Bandas de Bollinger

As Bandas de Bollinger são um indicador técnico que mostram a volatilidade do mercado, e auxiliam a identificar possíveis pontos de reversão de tendência.

Graficamente, esse indicador é representado por uma linha central, que possui uma banda de preços acima e uma banda de preços abaixo. Essa linha central representa a média móvel exponencial, e as bandas superior e inferior são os desvios-padrão do preço do ativo em questão. De acordo com a volatilidade do ativo, essas bandas se contraem e se expandem. Quando o movimento é de expansão, isso significa um aumento na volatilidade; já quando ocorre a contração, a volatilidade se reduz.

O preço que se aproxima da banda superior pode indicar uma situação de sobrecompra. Por outro lado, o valor que se aproxima da banda inferior pode representar a sobrevenda do ativo.

4 – Índice de Força Relativa (IFR)

O Índice de Força Relativa (IFR) é mais um indicador da análise técnica utilizado na identificação da tendência de um ativo.

Ao analisá-lo, o trader percebe se há sinais de subavaliação ou superavaliação de um ativo. Com isso, pode identificar se uma tendência está enfraquecendo e se outra está surgindo, e então consegue se antecipar a novos níveis de suporte e resistência antes que venham a se formar.

Ou seja, o IRF funciona como um termômetro do mercado, pois aponta para as chances de alta ou de queda dos preços. Dessa forma, o investidor consegue se posicionar, pois saberá qual o momento mais adequado para a compra ou para a venda.

5 – MACD (Moving Average Convergence Divergence)

Na tradução, MACD significa média móvel convergente e divergente, e também auxilia o trader na identificação de tendências e de momento.

Basicamente, o MACD representa a relação entre duas médias móveis exponenciais, calculadas a partir do preço de fechamento de um ativo. Para esse cálculo, os períodos podem ser definidos pelo trader, mas normalmente o mercado costuma utilizar como padrão 12 dias para médias exponenciais rápidas e 26 dias para médias exponenciais lentas.

Ao cruzar as duas médias móveis, é possível verificar se elas convergem ou divergem. Na prática, quando há uma divergência, normalmente ocorre uma reversão de tendência, ao passo que um ponto de convergência sinaliza um momento favorável para a entrada no ativo.

A importância dos indicadores da análise técnica

Todos os indicadores que vimos neste conteúdo são ferramentas eficientes no apoio às decisões de investimentos, pois fornecem informações sobre volatilidade, tendência e momento do mercado. No entanto, é importante entender que o que garante resultados mais assertivos é a análise combinada de todos eles e de outras informações que o investidor possa ter à disposição.

Lembrando que experiência e busca de conhecimento constante são indispensáveis no trader, além, é claro, de uma assessoria de investimentos especializada, como a da Terra Investimentos!

Baixe nosso Guia de Ações

Nosso guia de ações é uma planilha em tempo real feita para você poder ter uma visão COMPLETA sobre todas as principais ações da bolsa brasileira. É completamente gratuito para você baixar. Basta preencher o formulário abaixo e você vai receber o acesso no seu e-mail.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados