Cada vez mais, o consórcio tem sido utilizado por milhões de brasileiros para adquirir um bem. Inicialmente, a modalidade era mais lembrada na compra de automóveis, mas pouco a pouco mais bens e serviços foram sendo incluídos nesse tipo de financiamento. Hoje em dia, o consórcio de imóveis tem ganhado espaço no mercado imobiliário, sendo muitas vezes o primeiro passo para quem quer adquirir a casa própria.
Esse tipo de consórcio funciona exatamente como os outros. Ou seja, os participantes do grupo têm o compromisso de pagar parcelas periódicas para formar um fundo único, que será utilizado para adquirir o imóvel. Por sua vez, o valor desse imóvel é dividido entre os participantes pela duração do grupo, sendo que cada um pagará uma parte do bem.
Se você ainda não conhece o consórcio imobiliário, saiba que a modalidade é bastante acessível e descomplicada. A seguir, mostraremos sete motivos pelos quais você deveria considerar fazer um consórcio para adquirir o seu imóvel. Acompanhe!
- Consórcio ou financiamento: afinal, qual a melhor alternativa?
- Fui contemplado no consórcio: o que fazer agora?
7 razões para fazer um consórcio de imóveis
1 – Não há cobrança de juros
O consórcio é uma opção mais barata do que o financiamento, pois não prevê a cobrança de juros. Apenas o saldo devedor é corrigido, e o valor da taxa administrativa é dividido entre as parcelas.
2 – Facilita o planejamento financeiro
No consórcio, você pode escolher a parcela mais compatível com o seu orçamento. Isso torna o planejamento financeiro mais fácil e flexível, pois dá para programar pagamentos mensais que não sacrifiquem tanto o bolso.
3 – Menos burocracia em comparação ao financiamento
Quem já fez um crédito imobiliário sabe o quão burocrático é o início do processo. Dependendo do caso, pode ser bastante demorado, pois há uma análise de documentos extremamente detalhada antes da avaliação do crédito em si. Mesmo depois de assinado o contrato de compra e venda, a instituição financeira costuma demorar para liberar os recursos ao cliente, especialmente se o imóvel possui saldo devedor.
Não que o consórcio dispense a análise de documentação, pois ele também é uma linha de crédito. No entanto, ela é feita de forma mais simplificada e ocorre na contemplação, quando é necessário apresentar comprovação de renda, entre outros documentos pessoais.
4 – Não necessita de entrada
Em um financiamento imobiliário, a entrada mínima deve ser de 20% do valor do imóvel. Além disso, as parcelas não podem comprometer mais do que 30% do orçamento familiar. Por outro lado, essas exigências não existem no consórcio de imóveis (ou de outros bens e serviços), o que torna a modalidade mais flexível e acessível ao público de forma geral.
5 – É possível antecipar a contemplação
Para receber a carta de crédito sem depender somente dos sorteios dos grupos, o consorciado pode dar lances, que nada mais são do que adiantamentos das parcelas.
A lógica dos lances é a mesma de um leilão, ou seja, quem der o maior lance tem o direito de receber o bem mesmo que não tenha sido sorteado. E, no consórcio de imóveis, é possível utilizar o saldo do FGTS para dar um lance, seja para completar o valor da carta de crédito ou para liquidar o total da dívida.
6 – Poder de negociação na compra
Com a carta de crédito em mãos, o consorciado tem mais condições de negociar algum desconto com o vendedor, já que o seu recebimento será à vista.
7 – Versatilidade do uso do crédito
O consorciado pode utilizar a sua carta de crédito para adquirir um imóvel residencial (na cidade, praia ou campo) ou comercial, novo ou usado, um terreno, ou ainda construir ou fazer uma reforma. O consórcio de imóveis é tão versátil que pode ser usado até para quitar o financiamento imobiliário, quando o bem estiver alienado ao banco.
Converse com um especialista
E então? Convencido sobre as vantagens do consórcio? Se você tem dúvidas, ou se deseja mais informações a respeito, saiba que a Terra Investimentos possui uma equipe de especialistas na área que pode lhe ajudar a encontrar o plano de consórcio mais adequado aos seus objetivos.