Consórcio de imóveis: 7 motivos para você ter o seu próprio imóvel

Tempo de leitura: 3 minutos

Imagem mostra mostra casa com moedas ao fundo em alusão ao consórcio de imóveis
Imagem mostra mostra casa com moedas ao fundo em alusão ao consórcio de imóveis

Cada vez mais, o consórcio tem sido utilizado por milhões de brasileiros para adquirir um bem. Inicialmente, a modalidade era mais lembrada na compra de automóveis, mas pouco a pouco mais bens e serviços foram sendo incluídos nesse tipo de financiamento. Hoje em dia, o consórcio de imóveis tem ganhado espaço no mercado imobiliário, sendo muitas vezes o primeiro passo para quem quer adquirir a casa própria.

Esse tipo de consórcio funciona exatamente como os outros. Ou seja, os participantes do grupo têm o compromisso de pagar parcelas periódicas para formar um fundo único, que será utilizado para adquirir o imóvel. Por sua vez, o valor desse imóvel é dividido entre os participantes pela duração do grupo, sendo que cada um pagará uma parte do bem.

Se você ainda não conhece o consórcio imobiliário, saiba que a modalidade é bastante acessível e descomplicada. A seguir, mostraremos sete motivos pelos quais você deveria considerar fazer um consórcio para adquirir o seu imóvel. Acompanhe!

7 razões para fazer um consórcio de imóveis

1 – Não há cobrança de juros

O consórcio é uma opção mais barata do que o financiamento, pois não prevê a cobrança de juros. Apenas o saldo devedor é corrigido, e o valor da taxa administrativa é dividido entre as parcelas.

2 – Facilita o planejamento financeiro

No consórcio, você pode escolher a parcela mais compatível com o seu orçamento. Isso torna o planejamento financeiro mais fácil e flexível, pois dá para programar pagamentos mensais que não sacrifiquem tanto o bolso.

3 – Menos burocracia em comparação ao financiamento

Quem já fez um crédito imobiliário sabe o quão burocrático é o início do processo. Dependendo do caso, pode ser bastante demorado, pois há uma análise de documentos extremamente detalhada antes da avaliação do crédito em si. Mesmo depois de assinado o contrato de compra e venda, a instituição financeira costuma demorar para liberar os recursos ao cliente, especialmente se o imóvel possui saldo devedor.

Não que o consórcio dispense a análise de documentação, pois ele também é uma linha de crédito. No entanto, ela é feita de forma mais simplificada e ocorre na contemplação, quando é necessário apresentar comprovação de renda, entre outros documentos pessoais.

4 – Não necessita de entrada

Em um financiamento imobiliário, a entrada mínima deve ser de 20% do valor do imóvel. Além disso, as parcelas não podem comprometer mais do que 30% do orçamento familiar. Por outro lado, essas exigências não existem no consórcio de imóveis (ou de outros bens e serviços), o que torna a modalidade mais flexível e acessível ao público de forma geral.

5 – É possível antecipar a contemplação

Para receber a carta de crédito sem depender somente dos sorteios dos grupos, o consorciado pode dar lances, que nada mais são do que adiantamentos das parcelas.

A lógica dos lances é a mesma de um leilão, ou seja, quem der o maior lance tem o direito de receber o bem mesmo que não tenha sido sorteado. E, no consórcio de imóveis, é possível utilizar o saldo do FGTS para dar um lance, seja para completar o valor da carta de crédito ou para liquidar o total da dívida.

6 – Poder de negociação na compra

Com a carta de crédito em mãos, o consorciado tem mais condições de negociar algum desconto com o vendedor, já que o seu recebimento será à vista.

7 – Versatilidade do uso do crédito

O consorciado pode utilizar a sua carta de crédito para adquirir um imóvel residencial (na cidade, praia ou campo) ou comercial, novo ou usado, um terreno, ou ainda construir ou fazer uma reforma. O consórcio de imóveis é tão versátil que pode ser usado até para quitar o financiamento imobiliário, quando o bem estiver alienado ao banco.

Converse com um especialista

E então? Convencido sobre as vantagens do consórcio? Se você tem dúvidas, ou se deseja mais informações a respeito, saiba que a Terra Investimentos possui uma equipe de especialistas na área que pode lhe ajudar a encontrar o plano de consórcio mais adequado aos seus objetivos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados