RLP: como funciona o sistema que dá liquidez ao mercado

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é RLP? Tudo o que você precisa saber está aqui!

Se você já opera na bolsa, ou se abriu conta em uma corretora de investimentos para iniciar nesse mercado, já deve ter se deparado com o termo RLP. Esse mecanismo, já utilizado em muitos países, foi disponibilizado pela B3 em agosto de 2019 com o objetivo de aumentar a liquidez  das negociações. Com isso, o investidor consegue obter o melhor preço nas negociações de minicontratos e ações.

Que tal entender melhor o que é e como funciona o RLP? Continue a leitura, e conheça as regras e as vantagens de aderir a esse sistema.

O que é RLP?

A sigla vem de Retail Liquidity Provider, que pode ser traduzido como provedor de liquidez para o varejo. O mecanismo foi implementado pela B3 para incentivar o aumento de investidores pessoas físicas, permitindo que, em vez de um outro investidor, as próprias corretoras se tornem a contraparte de operações de contratos futuros.

Explicando: no mercado futuro, as operações possuem duas partes: a que vende o contrato com vencimento em uma data predeterminada e a que compra esse ativo. Antes do RLP, ambas as partes tinham que ser investidores – um disposto a comprar, e outro, a vender. Por isso, eventualmente as operações poderiam oferecer menor liquidez. Nesse sentido, o mecanismo permitiu às corretoras fazer a contraparte de uma das pontas da operação, o que, teoricamente, serviria de estímulo para quem quer investir no mercado futuro.

De acordo com as regras da B3, o RLP está disponível somente para pessoas físicas e empresas não financeiras. Mas, na prática, são as primeiras que movimentam esse mercado nas corretoras.

Como funciona o RLP?

A ideia é que o mecanismo permita ao investidor negociar quantidades maiores de contratos no mercado a um preço único, sempre garantindo condições iguais ou melhores do que as do book de ofertas.

Para isso, a corretora disponibiliza uma oferta e, logo depois, manifesta intenção de compra ou venda de determinada quantidade de contratos. Ou seja, ela atua como se fosse uma das partes da negociação, o que elimina a necessidade de dois investidores para a negociação no mercado futuro.

Um exemplo ajuda a entender o papel das corretoras como contraparte no RLP. Digamos que você queira vender 20 contratos no mercado futuro e que, no momento, só existam 10 contratos a 1000 pontos e outros 15 a 999 pontos. Se você não estiver utilizando o RLP, a sua negociação será executada conforme as ofertas disponíveis no mercado. Nessa situação, você venderia 10 contratos a 1000 pontos e outros 10 a 999 pontos. No entanto, com o provedor de liquidez, todo o lote de 20 contratos seria negociado com o melhor preço – nesse caso, 1000 pontos.

Com mais liquidez no mercado, o investidor não tem a necessidade de fazer preço médio na venda dos contratos. Isso porque, com o RLP, ele tem a garantia de um preço igual ou melhor no momento da execução da oferta para todos os ativos de uma vez só.

Regras do mecanismo

Para que o RLP possa ser utilizado, a B3 estabeleceu as seguintes regras:

  • somente pessoas físicas e empresas não financeiras podem utilizar o o provedor de liquidez;
  • o RLP só é válido para minicontratos e para um grupo ainda restrito de ações;
  • o limite das operações que utilizam o mecanismo não pode ultrapassar 15% do volume total negociado;
  • se a negociação não for efetivada até o final do dia, a oferta da corretora é cancelada.
  • os preços devem ser ajustados automaticamente. Isso significa que a corretora intermediária deve atualizar a oferta de acordo com o movimento do mercado.
  • a utilização do RLP é de livre escolha do investidor. Além disso, não poderá haver cobrança pela utilização do provedor de liquidez.

Principais vantagens do RLP para os investidores

Como vimos, a ferramenta a liquidez do mercado, o que auxilia o investidor a encontrar as melhores ofertas. Inclusive, as corretoras podem atuar nas duas partes (como vendedoras ou compradoras), o que, teoricamente, pode movimentar mais esse mercado.

Além de maior liquidez e melhores preços nas operações, muitas corretoras estão zerando os custos de corretagem no caso de adesão dos investidores ao RLP. Esse é mais um benefício para rentabilizar as operações feitas nesse mecanismo.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados