Informe de rendimentos dos investimentos: como obter esse documento?

Tempo de leitura: 3 minutos

Informe de rendimentos
Informe de rendimentos

Está chegando a hora do acerto de contas com o Leão, e nesse momento um dos documentos mais importantes para evitar erros no Imposto de Renda é o informe de rendimentos dos investimentos.

Confira a seguir o que é, para que serve e como você pode obter esse documento para preencher corretamente a sua declaração anual de IR.

Nota de corretagem: você precisa dela para o Imposto de Renda!

Imposto de Renda sobre investimentos: confira as alíquotas 2024

Botão WhatsApp

O que é o informe de rendimentos dos investimentos?

O informe de rendimentos dos investimentos nada mais é do que um documento emitido pelos bancos e corretoras de investimentos. Nele, há o detalhamento de todas aplicações que o cliente possui em determinado exercício (ou “ano-calendário”, para fins da declaração do IR).

No informe de rendimentos, você pode ver o saldo de sua carteira de investimentos – ações, fundos de investimento, títulos do Tesouro Direto e qualquer outro ativo financeiro – no último dia de cada ano. Esse documento mostra o valor de cada tipo de investimento acrescido dos juros sempre nos dias 31 de dezembro, data que utilizamos para informar os saldos à Receita Federal.

Por que o informe de rendimentos dos investimentos é importante?

Como vimos, esse documento é importante para que possamos informar corretamente os saldos de nossas aplicações à Receita Federal.

Além isso, pelo informe de rendimentos, é possível acompanhar quanto cada ativo rendeu durante o ano. Dessa forma, conseguimos comparar os ganhos com outras oportunidades do mercado, para ver se estão em linha ou não com a rentabilidade que buscamos.

Lembrando que, para o preenchimento do formulário do Imposto de Renda, precisamos também de outros informes de rendimentos, como os de salários, fornecidos pelas empresas, e do INSS, para quem é pensionista ou aposentado. Há também os informes de saldos de conta-corrente e de empréstimos e financiamentos das instituições financeiras, mas a maioria delas consolida todas as operações dos clientes, inclusive investimentos, no mesmo documento.

Como obter o informe de rendimentos dos investimentos?

Todos os anos, as instituições financeiras disponibilizam esse documento para o cliente em seus canais digitais. Algumas inclusive também enviam o informe por e-mail ou correspondência, dependendo da opção de cada banco ou corretora.

Se você já é cliente da Terra Investimentos, pode obter o seu informe de rendimentos da seguinte forma:

1 – Depois de entrar com seu CPF e senha, a primeira tela que aparece é esta:

2 – Clique na opção “todos” (seta vermelha) e você verá o seguinte menu:

3 – Ao abrir a opção “Informe de Rendimentos”, você terá disponíveis os documentos referentes aos últimos anos:

Pronto! É só selecionar o período desejado, baixar o arquivo e você terá em mãos o seu informe de rendimentos para preencher a declaração do Imposto de Renda. Agora é só reunir os demais documentos, baixar o programa da Receita Federal e você já pode declarar corretamente o IR do ano.

Declare seus investimentos da maneira correta

Estudar e declarar corretamente o imposto de renda de seus investimentos é fundamental! A falta de atenção a essas questões pode levar a multas, juros e até mesmo processos fiscais. A declaração correta dos investimentos pode trazer benefícios, como o ressarcimento de impostos pagos a mais. Convidamos você abaixar nosso Manual completo sobre imposto de renda para investidores, que aborda tudo o que você precisa saber para declarar seus investimentos corretamente e evitar problemas. Com esse material, você estará mais preparado para cuidar do seu patrimônio e evitar dores de cabeça desnecessárias com o fisco.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados