PGBL X VGBL: Em qual modelo de previdência privada investir?

Tempo de leitura: 2 minutos

PGBL X VGBL: Em qual modelo de previdência privada investir?

Quais as principais diferenças? Quando começar? Como?
Este artigo vai ajudá-lo a escolher o caminho mais vantajoso de acordo com seu perfil investidor.

Quando se pensa em investir em previdência privada, uma série de questões vem à mente. A mais comum delas é: qual a hora certa de começar? A resposta é agora. O setor de previdência privada está em alta. Entre 2020 e 2021, a busca por este tipo de investimento cresceu 16%; de acordo com o FenaPrevi mais de 13 milhões de brasileiros possuem planos de previdência privada – o que representa 6,5% do total da população.

Esse cenário positivo é fruto da última Reforma da Previdência, que mudou as regras do benefício e criou diversos obstáculos para o brasileiro conquistar a tão sonhada aposentadoria. A boa notícia é que se aposentar sem depender do INSS é mais simples do que parece, e hoje é possível encontrar planos desenvolvidos para cada tipo de perfil investidor.

Em resumo, fazer uma previdência privada é aplicar parte da sua renda hoje para garantir um futuro tranquilo, sem abrir mão da qualidade de vida. Para isso, existem dois caminhos. São eles: PGBL e VGBL. A principal diferença entre eles está na tributação. Ou seja, o PGBL é indicado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda; e o VGBL para quem entrega a declaração simplificada. Ambos são regulados pela Superintendência de Seguros Privados, a SUSEP.

O que é PGBL?

O Plano de Gerador de Benefício Livre permite que o investidor pague menos impostos durante a fase de acumulação. Com esse plano, é possível deduzir até 12% da renda tributável – salário, horas extras, férias etc. Outra vantagem é que o Imposto de Renda é calculado sobre o valor de aplicação, ficando retido no momento do saque.

O que é VGBL? 

O Vida Gerador de Benefício Livre não permite deduções do Imposto de Renda. Os aportes nesta modalidade não geram desconto fiscal e o Imposto de Renda do resgate é calculado a partir do rendimento obtido. Por isso o VGBL é indicado para quem faz a declaração de IR simplificada.

Como uma assessoria pode ajudá-lo a escolher o melhor plano?

 

As diferenças podem parecer irrelevantes, mas no longo prazo vão influenciar significativamente seus investimentos. Por isso, fique atento e consulte sempre um especialista antes de tomar uma decisão.  Esse ponto é fundamental, afinal apenas um profissional especializado poderá orientá-lo de maneira assertiva, baseado no seu perfil e objetivos.

A Terra Investimentos acaba de entrar no mercado de previdência privada. Aqui seu dinheiro será administrado por profissionais gabaritados, para render ao máximo ao longo dos anos. Conte com a nossa experiência para ajudá-lo a construir um futuro tranquilo e confortável.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 2050-2889 ou através do email: [email protected]

#VamosJuntos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados