Seguro saúde e plano de saúde são produtos cada vez mais procurados quando o assunto é cuidar da saúde e da qualidade de vida. Mas você sabe a diferença entre ambos? Será que os dois oferecem os mesmos serviços? Como saber qual deles vale mais a pena?
É justamente sobre isso que falaremos nesse conteúdo. Portanto, se você está pensando em contratar uma dessas modalidades e tem dúvidas a respeito do tema, continue a leitura a seguir!
Qual a diferença entre seguro saúde e plano de saúde?
Antes de mais nada, é importante saber que ambos são regulados pela Lei 9.656 e contam com a supervisão da Agência Nacional de Saúde (ANS). Isso significa que, tanto no seguro saúde quanto no plano de saúde, o beneficiário tem os seus direitos garantidos pela atual legislação de saúde. Dito isso, vamos agora entender como funcionam cada uma dessas modalidades.
Plano de saúde
Em um plano de saúde, uma empresa privada disponibiliza uma rede de atendimento ao beneficiário. Por sua vez, essa rede é formada por médicos de diversas especialidades. Além disso, a listagem contém laboratórios, clínicas, hospitais e tudo mais que se relaciona com serviços voltados à saúde.
Em relação à abrangência, normalmente as maiores operadoras oferecem uma cobertura completa e estão presentes em mais localidades. Quanto às coberturas, os planos de saúde se dividem em planos de referência e planos segmentados. Nesse sentido, os de referência são mais caros pois contemplam mais serviços, como exames, consultas, cirurgias e internações. Já nos segmentados, o usuário pode escolher o que deseja contratar, sendo que as coberturas seguem basicamente o modelo do seguro saúde, conforme veremos na sequência do conteúdo.
Seguro saúde
Se no plano de saúde o usuário fica restrito a uma rede conveniada, o mesmo não acontece com o seguro saúde. Ou seja, além de escolher o profissional de sua preferência, ele também pode decidir onde fará os exames ou terá atendimento médico.
Por exemplo, imagine que você tem um seguro saúde e precisa agendar uma consulta. Nesse caso, você escolherá o profissional, pagará o atendimento e, posteriormente, receberá o ressarcimento dos seus gastos. Lembrando que a seguradora não lhe devolverá todo o dinheiro, mas um percentual de acordo com o que você contratou. Por isso, quanto maior for o seu prêmio de seguro, maior também será o seu ressarcimento.
Quais as coberturas de um seguro saúde?
De acordo com cada seguradora, haverá coberturas diferentes para um ou outro tipo de serviço. Normalmente, o mais usual é que se utilizem os seguintes tipos de seguro saúde:
- Seguro saúde ambulatorial: cobre assistência médica em clínicas, consultórios, e ambulatórios, incluindo emergências. Com esse tipo de seguro, o beneficiário pode fazer exames e procedimentos médicos que não precisem de internação.
- Seguro saúde hospitalar: cobre despesas de internações conforme o número de diárias que o contrato prevê.
- Seguro saúde hospitalar + ambulatorial: esse tipo de seguro saúde reúne os benefícios dos dois anteriores (consultas, exames e internações).
- Seguro saúde hospitalar com obstetrícia: além das coberturas do seguro hospitalar, essa modalidade inclui também todos os procedimentos médicos relacionados à gravidez e ao parto.
E o que é melhor? Seguro saúde ou plano de saúde?
Agora que já vimos como funcionam as modalidades seguro saúde e plano de saúde, você deve estar se perguntando: afinal, como escolher? Qual delas atende melhor às minhas demandas?
Como vimos, ambos são serviços regulamentados pela ANS que disponibilizam serviços de saúde aos seus usuários. Em relação ao plano de saúde, uma das vantagens é a maior praticidade em relação à programação financeira. Isso porque o beneficiário não precisa pagar pela consulta ou pelos exames quando precisa de atendimento.
Por outro lado, o seguro saúde oferece a possibilidade de escolher os profissionais e o local de atendimento. Isso faz com que, normalmente, o usuário não precise passar por filas de espera, comuns nos planos de saúde. Além disso, os valores do seguro saúde costumam ser mais acessíveis do que os dos planos de saúde de forma geral.
Porém, independentemente da modalidade que você escolher, é muito importante checar na apólice as coberturas contratadas. Ou seja, você precisa analisar detalhadamente as cláusulas do contrato para ver se as condições atendem às suas necessidades.
Além das coberturas, verifique também a reputação da empresa que está oferecendo o seguro saúde ou plano de saúde. Uma das formas de você fazer isso é buscando dados na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão que regula o setor. Buscar informações em portais que tenham avaliações do público (como o Reclame Aqui) também pode ajudar a conhecer melhor a empresa.
Por fim, não esqueça que, para poder utilizar os serviços do seguro saúde ou plano de saúde, você precisará esperar algum tempo depois da contratação. Dessa forma, é importante checar se o período de carência oferecido é o ideal para as suas necessidades.
Aqui na Terra, nós temos uma equipe especializada que pode lhe dar toda orientação em relação a seguros e previdência privada. Se você está em busca de alguma dessas alternativas, que tal conhecer melhor nossos serviços? Abra já uma conta na Terra, e conte com o atendimento personalizado de uma das melhores equipes do mercado financeiro!