Sem dúvida, o plano de saúde está entre os benefícios mais visados por quem procura trabalho em uma organização. Mas uma modalidade mais recente e igualmente interessante tem sido utilizada nos últimos tempos para dar suporte ao bem-estar dos trabalhadores: o seguro saúde empresarial.
Para a empresa, há diversas vantagens em considerar a contratação desse tipo de seguro junto das tradicionais coberturas do negócio, como incêndio, roubo, frota e sinistros em geral. Neste conteúdo, explicaremos como funciona o seguro saúde empresarial e por que ele pode ser um importante aliado da produtividade da operação. Confira a seguir!
- Tipos de seguros: conheça os principais que existem no mercado
- Seguro patrimonial: o que é e por que isso é importante?
- Seguro para profissionais liberais: você já pensou sobre isso?
O que é o seguro saúde empresarial?
O seguro saúde empresarial é uma subcategoria do seguro saúde, que, por sua vez, é um produto oferecido por seguradoras para cobrir despesas com exames, consultas, internações e outras ligadas à saúde.
Assim como nos planos de saúde, o objetivo de um seguro saúde é prestar assistência médico-hospitalar para quem busca atendimento fora da rede pública. No caso do seguro saúde empresarial, a contratação é feita por empresas, associações ou sindicatos para seus colaboradores, e as coberturas são extensivas a seus dependentes.
Como funciona o seguro empresarial?
No seguro saúde empresarial, o beneficiário paga um valor mensal que lhe dá direito a utilizá-lo quando for necessário. Esse tipo de seguro possui uma rede de referência de profissionais, mas o segurado não precisa ficar restrito a ela. Caso deseje consultar com o seu médico de preferência ou utilizar outra clínica ou laboratório, pode fazer isso. Posteriormente, é só apresentar os comprovantes de despesas à seguradora para que seja feito o reembolso total ou parcial, de acordo com os termos acordados.
As coberturas de um seguro saúde empresarial dependerão de cada seguradora. De forma geral, as mais comuns são as seguintes:
- – Ambulatorial: cobre assistência médica em clínicas, consultórios, e ambulatórios, incluindo emergências. Nesse caso, o segurado pode realizar exames e procedimentos médicos sem que haja internação.
- – Hospitalar: cobre custos de internações conforme o número de diárias que o contrato prevê.
- – Hospitalar + ambulatorial: abrange os benefícios dos dois tipos anteriores (consultas, exames e internações).
- – Hospitalar com obstetrícia: além das coberturas do seguro hospitalar, inclui também todos os procedimentos médicos relacionados à gravidez e ao parto, como o pré-natal, por exemplo.
Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?
A lei que ampara ambas as modalidades é a mesma (Lei 9.656/98), e ambos são supervisionados pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Ou seja, o beneficiário está protegido legalmente ao utilizar tanto o plano de saúde quanto o seguro saúde.
No entanto, no plano de saúde, o segurado só pode utilizar a rede de profissionais credenciada que a seguradora disponibiliza. De acordo com cada plano, essa lista contemplará uma quantidade maior ou menor de profissionais, hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios, e o beneficiário estará sempre restrito a ela.
Além disso, alguns procedimentos médicos podem não estar contemplados no plano de saúde. Caso precise de algum deles, o segurado precisará arcar sozinho com todos os gastos.
Por outro lado, não há esse risco no seguro saúde, pois o ressarcimento será permitido para qualquer procedimento médico que se faça necessário. Nesse caso, o segurado tem liberdade para escolher quem irá atendê-lo e onde o serviço será prestado e, para o ressarcimento dos gastos, basta apresentar os comprovantes das despesas.
Vantagens do seguro saúde empresarial
Para o funcionário, uma das principais vantagens do seguro saúde é a liberdade de escolha na hora do atendimento. Imagine que você (ou algum familiar) tenha um médico que lhe acompanha há anos e que você precisa fazer consultas com certa regularidade. Se esse profissional não estiver na rede credenciada do plano de saúde, o seguro saúde lhe dá a chance de ser atendido por ele com menor (ou nenhum) ônus.
Além disso, o seguro saúde costuma ser mais flexível do que os planos de saúde, pois permite que os serviços sejam adaptados às necessidades dos usuários. Isso traz outra vantagem, que é o custo mais acessível, afinal você decide por quais coberturas deseja pagar.
Para a empresa, um dos maiores benefícios que um seguro saúde empresarial traz é a atração e retenção de talentos. Como vimos no início, a preocupação com assistência médica motiva muitos profissionais a optarem por uma ou outra empresa. Por isso, proporcionar essa vantagem aos colaboradores é uma forma de manter talentos motivados.
Por sua vez, a motivação é uma excelente alavanca para a produtividade. Com uma equipe segura e motivada, a empresa reduz problemas de turnover, o que é sempre muito positivo para a estabilidade dos negócios.
Outro ponto importante é a variedade de serviços que esse tipo de seguro pode oferecer. Isso porque a seguradora analisa os riscos de saúde mais comuns dos funcionários e avalia se a empresa possui sistemas de gerenciamento de riscos adequados. A partir do resultado dessa análise, pode-se oferecer o produto mais adequado para os colaboradores.
Que tal mais informações sobre essa ou outras modalidades de seguros?
Aqui na Terra, nossa equipe especializada em seguros e previdência pode lhe dar todo o suporte e esclarecer dúvidas sobre o seguro saúde empresarial e outros tipos de seguros. Clique aqui e fale já com um de nossos assessores!