Tarifa zero no câmbio: será que isso existe?

Tempo de leitura: 2 minutos

Imagem mostra dúvida se existe tarifa zero no câmbio
Imagem mostra dúvida se existe tarifa zero no câmbio

Um dos principais objetivos de quem atua no comércio exterior é reduzir os custos das operações. Isso porque, dependendo do caso, um spread cambial tem o poder de zerar o resultado de uma importação ou exportação.

Mas será que existe tarifa zero no câmbio? Afinal, tem como zerar determinados custos para maximizar o resultados dessas operações? A seguir, saiba o que Roberta Folgueral, head da Terra Câmbio, tem a dizer sobre o tema.

Existe tarifa zero no câmbio?

Antes de mais nada, é preciso entender que a velha máxima do mercado financeiro – de que “não existe almoço grátis” – vale também para o câmbio. Nesse sentido, Roberta explica que, em primeiro lugar, existe um custo para que a instituição financeira possa acessar o sistema Swift. Por sua vez, a principal função dessa rede é possibilitar que instituições financeiras ao redor do mundo troquem informações bancárias e façam transferências.

“A rede Swift é uma das mais seguras do mundo. Para se ter uma ideia, essa rede conseguiu detectar o financiamento ao terrorismo da Al-Qaeda, e é isso o que você usa para confirmar remessas e recebimento de seus valores. Existe um custo para fazer parte dessa rede”, explica a head da Terra Câmbio.

Muita atenção ao contrato de câmbio!

Roberta observa também que, eventualmente, você até pode ver em um contrato de câmbio uma tarifa sinalizada como zero. “Nesse caso, a tarifa certamente foi absorvida pelo custo de spread que você está pagando. Lembrando que spread é a diferença entre compra e venda da moeda estrangeira pela instituição financeira ao importador e exportador”, complementa.

Portanto, preste muita atenção em todos os custos do seu contrato de câmbio, para que não se deixe seduzir por propostas não tão transparentes. Para não esquecer: não há como acessar a rede Swift de graça. Existe um custo pela utilização desse sistema, e todas as instituições financeiras pagam por isso. Logo, não tem como existir tarifa zero no câmbio!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados