Tipos de seguros: conheça os principais que existem no mercado

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem mostra o seguro de vida, um dos tipos de seguros do mercado
Imagem mostra o seguro de vida, um dos tipos de seguros do mercado

Pode ser que você esteja no início de sua vida profissional, e ainda não adquiriu grande parte dos bens que planejou. Ou pode ser que você já tenha acumulado um bom patrimônio e esteja pensando em assegurar o conforto financeiro de sua família no futuro. Independentemente de sua fase de vida, conhecer os principais tipos de seguros do mercado lhe ajuda a fazer um planejamento financeiro eficiente.

Ao proteger o seu patrimônio, você reduz as preocupações com prejuízos que alguns imprevistos podem lhe trazer. Por exemplo, um seguro residencial lhe garante o ressarcimento de bens em determinadas situações. Já um seguro saúde lhe dá a tranquilidade de poder ser atendido rapidamente caso precise, e por aí vai.

Independentemente do tipo de seguro, o funcionamento de todos é basicamente o mesmo. Ou seja, uma vez definido o objeto, o primeiro passo é assinar a apólice de seguro. Nesse documento deverá constar o período de vigência do seguro, o prêmio a ser pago para a seguradora e as obrigações da seguradora para com o segurado no caso de algum sinistro.

E quais os principais tipos de seguros que existem?

A seguir, mostraremos alguns dos principais tipos de seguros existentes no mercado.

Seguro de vida

Para que você possa trabalhar com tranquilidade e ter certeza de que sua família estará bem assistida no caso de uma fatalidade, é fundamental pensar em um seguro de vida.

Nesse tipo de seguro, você seleciona os beneficiários que receberão uma indenização em diferentes situações. Por exemplo, se você falecer, ficar gravemente doente ou mesmo tiver invalidez permanente, seus beneficiários receberão o valor que você definiu com a seguradora no momento da contratação do plano.

Em relação às coberturas, esse tipo de seguro também pode contemplar auxílio-funeral, despesas odontológicas por acidente, gastos médicos e diárias hospitalares, entre outras. Nesse sentido, um bom seguro de vida deve permitir que você personalize essas opções, de acordo com as necessidades de sua família.

Lembrando que o seguro de vida não entra em processos de inventário. Portanto, ele é um bom auxílio para os herdeiros na hora de custear gastos legais com a partilha de bens.

Seguro residencial

Seja o seu imóvel próprio ou alugado, o seguro residencial pode proteger os seus bens contra diversos sinistros. Alguns exemplos são roubos ou furtos, danos causados por ciclones, vendavais ou outros fenômenos da natureza, incêndios, entre outros.

Dependendo da cobertura contratada, esse tipo de seguro também pode custear o seu aluguel temporário em outra residência caso a sua tenha sido afetada por algum estrago. Além disso, há serviços adicionais que podem ser oferecidos na contratação de um seguro residencial. Alguns deles são eletricista, chaveiro, encanador, instalação de ar condicionado, reparos de eletrodomésticos, e assim por diante. Inclusive, é possível contar com atendimento 24 horas por parte desses profissionais nos casos de urgência ou emergência.

Seguro de automóvel

Essa modalidade está entre os tipos de seguros mais conhecidos e contratados do mercado. Nesse sentido, as coberturas garantem ressarcimento nos casos de danos por acidentes, roubos, furtos, panes elétricas, incêndios, entre outros.

O seguro de automóveis também pode oferecer cobertura facultativa de responsabilidade civil por danos materiais e corporais causados a terceiros. Além disso, dependendo do quão importante for utilizar o carro no dia a dia, o segurado pode optar por um plano com carro reserva.

Assim como o seguro residencial, essa modalidade também conta com assistência 24 horas para dar suporte a determinados sinistros.

Seguro saúde

Muitas pessoas confundem o seguro saúde com os tradicionais planos de saúde oferecidos por operadoras em todo o Brasil. Nesse sentido, uma das diferenças é que, com o seguro saúde, o segurado pode escolher os médicos, laboratórios clínicos e hospitais que preferir. Por outro lado, nos planos de saúde, as opções ficam restritas a médicos e estabelecimentos credenciados ao plano.

Em relação aos tipos de coberturas, existem diferentes modalidades de seguro saúde que são oferecidas pelas seguradoras. Por exemplo, você pode contratar um seguro saúde hospitalar, que garante um determinado número de diárias. Se tiver essa necessidade, pode também incluir serviços de obstetrícia nesse tipo de seguro. Nesse caso, as coberturas contemplam todos os procedimentos relacionados à gravidez e ao nascimento do bebê.

Mas, se você está em busca de um valor mais em conta, pode optar por um seguro saúde ambulatorial. Esse tipo de seguro lhe dá direito à realização de exames e outros procedimentos que não demandem internação.

Comparado a outros tipos de seguros, o seguro saúde ainda não é tão conhecido no mercado. Por isso e pelo fato de ele ter diversas peculiaridades, abordaremos melhor os seus detalhes em conteúdo específico.

Seguro patrimonial

O principal objetivo de um seguro patrimonial é garantir a continuidade das operações de uma empresa no caso de um sinistro. Esse tipo de seguro cobre eventos como incêndios, explosões, catástrofes naturais (vendavais, alagamentos, etc), quebra de máquinas, e também o lucro cessante, que a perda de receita da empresa em função de algum desses sinistros.

As coberturas do seguro patrimonial também abrangem danos mais leves, como quebra de vidros, vazamento acidental de hidrantes, ou furtos, por exemplo. Nesse sentido, o escopo da apólice de seguro pode ser bem amplo e adaptável à realidade do segurado.

Ao contratar um seguro patrimonial, você tem a certeza de que rapidamente será ressarcido no caso de imprevistos que tragam danos ao seu negócio.

Seguro viagem

Se você planeja uma viagem ao exterior, deve saber que os países que estão no Tratado de Schengen exigem esse tipo de seguro como critério de entrada. Mas mesmo que você viagem para algum outro país fora do tratado ou para outro estado do Brasil, é sempre importante contar com uma proteção caso precise de algum tipo de assistência quando estiver longe de sua casa.

Nesse sentido, não são somente despesas médicas que o seguro de viagem cobre. Por exemplo, prejuízos que você possa ter com perda ou extravios de bagagem também estão incluídos nesse tipo de seguro. Além, é claro, de eventos mais graves, como invalidez ou traslados funerários.

E, se você não tiver um plano de saúde com cobertura nacional, o seguro viagem se torna ainda mais interessante.

Você já possui algum desses tipos de seguros?

Por tudo o que vimos até aqui, deu para entender a importância de cada um dos tipos de seguros acima, certo? Se você se interessou por alguma dessas modalidades, que tal obter mais informações a respeito?

A Terra Investimentos conta com uma equipe especializada em seguros que atua junto com a assessoria de investimentos. Ao analisar o seu perfil e objetivos financeiros, nossos profissionais poderão lhe oferecer as melhores opções para proteção do patrimônio e planejamento financeiro.

Abra já a sua conta, e tenha à sua disposição a assessoria de uma das melhores e mais completas equipes do mercado financeiro!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados