Assessoria de Investimentos: o que é e quais são seus benefícios?

Tempo de leitura: 5 minutos

Imagem mostra o trabalho de uma assessoria de investimentos
Imagem mostra o trabalho de uma assessoria de investimentos

Na hora de investir, o apoio profissional para escolher os melhores ativos e acompanhar os seus resultados pode dar muito mais segurança em relação ao patrimônio. E é justamente esse o papel de uma assessoria de investimentos, que busca orientar o cliente por meio de profissionais capacitados especificamente para esse fim.

Embora o assunto não seja novo, ainda tem quem não saiba exatamente o que faz um assessor de investimentos. Diferentemente do que muitos pensam, uma assessoria não é um canal de atendimento geral ao cliente. Ao contrário; trata-se de uma estrutura criada para dar um atendimento personalizado, de acordo com o perfil e objetivos financeiros de cada um.

Neste conteúdo, explicaremos o que é uma assessoria de investimentos, quem são e o que fazem esses profissionais e listaremos algumas razões pelas quais você deve pensar em ter esse tipo de apoio à disposição do seu patrimônio. Portanto, se você está em busca de novas oportunidades para rentabilizar os seus investimentos e tem dúvidas sobre como fazer isso, continue a leitura a seguir!

Botão WhatsApp

O que é uma assessoria de investimentos?

Uma assessoria de investimentos é uma equipe formada por profissionais qualificados que apoiam os clientes nas decisões sobre os seus investimentos. De acordo com cada perfil de investidor e objetivos financeiros, essa equipe ajudará na definição das melhores estratégias para rentabilizar o patrimônio.

Para que isso aconteça, a assessoria de investimentos faz a intermediação entre os clientes e as oportunidades do mercado. Em outras palavras, ela funciona como uma ponte entre os investidores e as instituições financeiras que distribuem os investimentos. Ou seja, por meio de um assessor de investimentos, você consegue ter acesso a diversos produtos financeiros e entender o seu funcionamento, para saber o que faz mais sentido para a sua carteira.

Quem é e o que faz o assessor de investimentos?

Como vimos, o assessor de investimentos é o profissional que irá auxiliar o investidor na tomada de decisões, de acordo com os seus objetivos. Para isso, ele precisa ter conhecimentos específicos sobre economia e sobre produtos do mercado financeiro, e esses conhecimentos são atestados por determinadas certificações. Dependendo do caso, serão necessárias diferentes certificações, como Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários) ou Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Outro ponto importante a entender sobre o trabalho desse profissional é que orientar nas decisões sobre investimentos não significa indicar um ou outro ativo específico. Isso porque a escolha cabe ao cliente, pois o assessor de investimentos somente sugere estratégias de alocação de carteira. Ao explicar como funcionam os ativos e o que pode ser mais adequado em determinado contexto econômico, ele auxilia os clientes a tomarem suas próprias decisões.

Depois de tomar a sua decisão, o cliente pode solicitar que o assessor encaminhe a execução das operações em seu nome. Para isso, ele deve fornecer uma autorização prévia ao profissional, para que ele operacionalize os investimentos junto às mesas das corretoras de valores.

Motivos pelos quais você deve pensar em ter uma assessoria de investimentos

Agora que já sabemos o que é e o que faz uma assessoria de investimentos, nada melhor do que entender na prática de que forma ela pode trazer benefícios, certo? Acompanhe a seguir algumas razões que separamos para você considerar esse serviço.

Atendimento personalizado

Falamos sobre isso no início, mas não é demais reforçar: o assessor de investimentos não é um generalista, que vende diversos produtos financeiros. Em vez disso, ele orienta os clientes de forma personalizada, sempre buscando as melhores alternativas.

Como vimos, o papel desse profissional não é indicar um ou outro investimento específico, e sim focar na alocação da carteira. Por isso, ele age com bastante autonomia, dando orientações totalmente voltadas aos interesses de cada investidor.

Lembrando que o assessor de investimentos deve ter certificações específicas para desempenhar o seu trabalho junto aos clientes. De forma geral, isso proporciona mais consistência ao seu trabalho e, consequentemente, mais segurança para o investidor.

Economia de tempo e praticidade

Até agora, falamos bastante sobre como uma assessoria de investimentos pode orientar nas decisões sobre o patrimônio. Mas isso não significa que esse trabalho seja voltado somente a quem conhece pouco (ou nada) sobre o mercado financeiro.

Digamos que você entenda bastante sobre investimentos, e não precise de ajuda para montar uma boa carteira. Ainda assim, será que teria tempo de acompanhar o resultado desses ativos?

Esse é outro papel importante da assessoria de investimentos. Com ela, você tem a tranquilidade de saber que profissionais qualificados estão monitorando o seu patrimônio. Isso porque eles estão sempre atentos ao que está acontecendo no mercado e, dessa forma, podem identificar boas oportunidades quando surgem. Por outro lado, quando uma aplicação não está indo bem, conseguem substitui-la em tempo, para evitar que você tenha prejuízos.

Acompanhamento de riscos

Em maior ou menor grau, todo investimento envolve algum tipo de risco, e esse aspecto deve ser gerenciado nas carteiras de investimentos. Dessa forma, o patrimônio fica mais protegido, principalmente em tempos de instabilidades ou crises financeiras.

Nesse sentido, acompanhar e controlar o risco das aplicações também é um dos papéis da assessoria de investimentos. Como vimos, o assessor precisa conhecer o seu perfil de investidor e, com base nisso, indicar os investimentos mais adequados. Além disso, ele saberá lhe orientar quanto às melhores formas de diversificação e, se necessário, sobre o rebalanceamento da carteira de tempos em tempos. Tudo isso contribui para mitigar os riscos dos investimentos.

Atualização sobre o cenário econômico

A economia e o mercado financeiro estão constantemente em mudanças. A todo momento, chegam até nós novas informações sobre taxas de juros, índices de inflação, políticas econômicas e muitas outras notícias que impactam diretamente as nossas finanças.

A não ser que esses temas façam parte da sua rotina, dificilmente terá condições de acompanhar integralmente tudo o que acontece na economia e as finanças. No entanto, manter-se bem informado é fundamental para que os investimentos alcancem um bom desempenho.

Tudo isso também faz parte das atribuições do assessor de investimentos. Esse profissional está sempre a par dos movimentos do mercado, para monitorar os resultados das suas aplicações e lhe prestar o melhor suporte possível. Afinal, tão importante quanto selecionar os melhores investimentos, é cuidar deles de perto e com frequência, não é mesmo?

Que tal conhecer a assessoria de investimentos da Terra?

Com mais de 20 anos de história, a Terra Investimentos é uma das principais casas de investimentos do Brasil. Nascemos no mercado agro e, desde então, expandimos nossa atuação para diversas frentes no mercado financeiro.

Atuamos na intermediação, negociação, originação e distribuição de produtos de renda fixa, renda variável, títulos públicos e privados, fundos de investimentos, derivativos, serviços fiduciários, assessoria de investimento, câmbio, seguros e previdência, HFT (High Frequency Trading), entre outros voltados a pessoas físicas e clientes institucionais.

Nosso time de estrategistas é focado em alocação de ativos. Dessa forma, desenvolverão a melhor estratégia para a sua carteira, de acordo com as suas necessidades em termos de retorno, liquidez e tolerância a risco.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então, não perca tempo! Clique no link abaixo, e abra já a sua conta na Terra Investimentos!

Terra Investimentos – Seleção de Tipo de Conta


Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Blog Terra Investimentos

Posts Relacionados